Árvores e Florestas de Portugal

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
E os freixos estão a despontar...Pelo que algumas pessoas dizem é difícil de pegar por estaca, a ver no que estes vão dar (mas já estão enraízados):

Anexos

• 20250318_110056.webp
    20250318_110056.webp
    239.4 KB · Visto: 5
Depois tiro melhores fotos... Algumas estão muito esbatidas (tive pouco tempo).
Quanto aos freixos só usei estacas que cresciam a partir do tronco base, e foram cortadas também rente à base nunca de pontas de ramos. Ficaram de molho em água com ramas e rebentos de salgueiros brancos (porque estes possuem hormonas naturais de enraízamento) por umas 3 semanas, até que começaram enraízar (apareceram primeiro uns nódulos brancos).
De seguida foram então para um saco com terra (mistura com terriço, terra e um pouco de areia de rio) e é onde estão agora.
Devo transplantá-los para o local definitivo no outono que vem, quando começar a chover.
Também tenho sabugueiros, mas esses são fáceis de pegar.
Estou também a fazer experiências com estacas enormes de salgueiro branco (praticamente pequenas árvores em potência) depois tiro fotos.
Para já tem sido possível enraízar até lenhos!
É uma árvore excelente em vários aspetos e até dá para mascar um pouco de casca (ou fazer um chá) porque é rica em ácido salicílico (o mesmo componente presente na aspirina).
Também tenho conseguido plantar sanguinhos com bom sucesso, com a mesma combinação de ingredientes que utilizei para os salgueiros brancos, freixos e amieiros.

Última edição: