No dia 16 de Novembro nasceu o meu filhote (daí a minha ausência no fórum nas ultimas semanas). No dia 17 plantei este pequeno carvalho-cerquinho na minha quinta de família em Benavente para assinalar a data.
Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Esquece lá a pergunta que te fiz no tópico do Litoral Centro, já está aqui a respostaNo dia 16 de Novembro nasceu o meu filhote (daí a minha ausência no fórum nas ultimas semanas). No dia 17 plantei este pequeno carvalho-cerquinho na minha quinta de família em Benavente para assinalar a data.
Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Há outras oliveiras nas redondezas ou não? Se não houver será difícil dar fruto, pois a polinização é feita pelo vento.Olá a todos!
Tenho uma oliveira com aproximadamente 15 anos, que nunca deu fruto, e creio que também nunca deu flor! É normal? Ela teve origem num rebento, ao nível do solo, do tronco de uma oliveira antiga, depois de retirado foi colocado num vaso, ganhou raiz e já está no solo há cerca de 15 anos.
Quantos mais anos é necessário esperar para que a oliveira frutifique? Ou há algo de errado com ela?
A árvore está plantada na região norte litoral, na área do Porto.
Aqui está uma foto da oliveira, não sei exatamente qual altura ela tem, mas deve ter uns 4 metros.
Há outras oliveiras nas redondezas ou não? Se não houver será difícil dar fruto, pois a polinização é feita pelo vento.
E sim, sem flores é que não haverá mesmo fruto.
Sim, as oliveiras bravas também dão azeitona, portanto o motivo não será esse. Vejo oliveiras com o mesmo tamanho dessa carregadas de azeitona, por vezes. Provavelmente o motivo de não dar fruto deve-se ao facto de não existirem outras oliveiras nas redondezas, pois não existe polinização.Não conheço nenhuma outra oliveira nas redondezas. Caso a árvore venha a dar flores, não é possível ocorrer autopolinização?
Num grupo do Facebook foi-me dito que a árvore pode na verdade ser uma oliveira-brava, também conhecida por zambujeiro. Ainda assim, isso não explica por que motivo a árvore nunca deu fruto, visto que os zambujeiros também dão flor e fruto, só que são azeitonas pequenas e sem “carne”.
Foi-me aconselhado fazer um enxerto num dos ramos da árvore, assim pelo menos nesse ramo, e em todos os que tiverem origem nele, poderá haver azeitonas.