NASA alerta para problemas nas telecomunicações e GPS devido a poderosas erupções solares
Uma terceira erupção solar de «classe X» foi reportada depois das notícias que deram conta das duas primeiras, de intensidade semelhante. A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) avisa que poderemos experienciar problemas nas comunicações de alta frequência e nos sistemas de posicionamento global (GPS) esta semana.
A terceira erupção solar foi registada num espaço de dois dias, de acordo com a NASA. Estas erupções são geralmente de curta duração mas uma intensidade que se faz sentir a milhões de quilómetros de distância.
Os cientistas disseram que a primeira erupção solar de intensidade significativa (esta semana) foi nas primeiras horas de terça-feira. O fenómeno foi captado pelas câmaras da NASA que monitorizam o sol 24 horas por dia.
Essa primeira erupção era de nível «X2.2», mais do dobro da intensidade de uma erupção de classe «X1». Cerca de uma hora mais tarde, registou-se uma erupção de nível «X1.5», e na quarta-feira assistiu-se a uma de classe «X1.0».
A NASA disse que está a fazer testes para apurar o impacto destes fenómenos na Terra. Entretanto, mais «acidentes» são esperados.
«Há uma hipótese de ocorrerem mais erupções solares nos próximos dias», considerou Katy Galimberti no âmbito do «AccuWeather». Conforme o sol faz a rotação, as radiações emitidas pelas erupções solares poderão viajar num caminho mais directo para o nosso planeta, explicou.
A radiação pode interferir com as comunicações de telemóveis, GPS e Rádio, provocando interrupções nos serviços.
O site Space.com aponta que a mais recente erupção solar, na quarta-feira, foi a oitava documentada este ano entre as erupções de classe «X».
Até a poderosa erupção de terça-feira, de classe «X2.2», foi «fraquinha» se compararmos com a de Fevereiro, de nível «X4.9» (!).[/B]
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=708566