Astronomia e Ciências Espaciais 2024

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Meteoro avistado na Madeira:

Última edição:
Ontem dia de Natal, vi um grande rasto luminoso a dirigir-se para Nordeste, pelas 17H35. Ainda havia alguma luz crepuscular, portanto ainda não era noite escura, pois o Sol pôs-se às 17H11 (20 ou 25 min antes).

Estava com a família, no café do parque da cidade em C. Branco quando reparei pelo vidro da frente um rasto luminoso de tons amarelos e que terminaram num laranja. Deu tempo de eu dizer "Ei olhem ali, o que é aquilo..." e a minha esposa ainda viu o rasto a tornar-se laranja e desaparecer.

Portanto visualizei o rasto uns 2 ou 3 segundos, pelo que pode até ter durado muito mais, não sei.. A sensação que tive é que era diferente de uma "estrela cadente", que normalmente deixa um rasto branco e desaparece em menos de 1 segundo.

Recordo que há uns 20 anos atrás já tinha visto algo semelhante, mas era quase meia noite e nas notícias tinham referido que uns restos de um satélite que tinham caído e desintegrado.

Ontem pensei em algo do género, pois nunca tinha visto estrelas cadentes ainda com alguma luz, com aquelas tonalidades (amarelo / laranja) e pelo tempo que durou.

Mais alguém viu o mesmo, ontem pelas 17h35, no sentido oeste/este ou sudoeste/nordeste?

Última edição:
Ora cá está exatamente o que vi. Pesquisei na net em espanhol "Meteoro ayer Navidad" e logo no primeiro resultado:

1735232296393.webp

nunca tinha visto estrelas cadentes ainda com alguma luz, com aquelas tonalidades (amarelo / laranja) e pelo tempo que durou.

O tempo de duração marca normalmente a diferença entre a entrada de um objecto extra-terrestre (não proveniente de órbita terrestre) e o lixo espacial.
A entrada de um objecto de lixo espacial é lenta, penso que terá sido o caso.

Boa observação e relato!

Fantástica proeza: passagem apenas a uma distância da superfície de menos de cinco diâmetros solares.

"Moving at up to 430,000 mph (692,000 kph), the spacecraft endured temperatures of up to 1,800 degrees Fahrenheit (982 degrees Celsius), according to the NASA website."
"The spacecraft passed 3.8 million miles (6.1 million km) from the solar surface on Dec. 24, flying into the sun's outer atmosphere called the corona"

"Astrónomos detetaram os ventos mais rápidos alguma vez medidos num planeta e que podem atingir a velocidade de 33 mil quilómetros por hora, anunciou, esta terça-feira, o Observatório Europeu do Sul (OES)."

"Ah e tal está vento na minha rua" -> Nunca mais se queixem de vento...