David sf
Moderação
Enfraquece cada vez mais, hoje é impossível. A potência da Aurora chegou ontem aos 320 GW, neste momento está com 37 GW...
Enfraquece cada vez mais, hoje é impossível. A potência da Aurora chegou ontem aos 320 GW, neste momento está com 37 GW...
Mas vê-se...Só para verem o que se viu ontem aqui numa aberta (nada...), com exposição de 13 segundos (ISO 400, f/4.5, 10mm).
As Ursas até ficaram bem...
Ver anexo 12023
Eu por aqui já tinha desistido... ontem estava nevoeiro, hoje encoberto... a Aurora não quer nada com a Invictajá fiquei com a noite estragada só de saber isso, hoje que tinha hipótese de "procura-las" já que ontem não vi onde estava...
Confirmo aqui a norte também, há uma tonalidade rosa para nordeste/leste, porque para oeste ainda está ominpresente o crepúsculo do pôr do sol.Mesmo assim em Coimbra nota-se o céu rosado para E.
Obrigado @Mr.Jet!Ainda tens acesso a este mapa mas de ontem, para comparar se hoje estará parecido ?
Infelizmente no norte estava com muitas nuvens, restos de umas trovoadas que evoluíram para norte.
Teoricamente até se deveria ver melhor que muitos avistamentos mais a sul, mas aí nessa zona do Minho/Cavado há muita poluição luminosa derivada da muita densidade populacional.
Mas mesmo assim, e mais uma vez, registos incríveis, conseguiste em parte fintar essas nuvens das trovoadas e poluição luminosa estando num ponto mais elevado.
A que horas foram esses registos ?
Infelizmente não pude ver, estava com nuvens, ontem pelas 21/22h fiquei com forte pressentimento de que seriam visíveis cá, a ultima vez que houve essa possibilidade foi 2003 ou 2005, já não me recordo ao certo, e também apareceram nuvens. Este evento de ontem está ao nível de um dos anos 30 ou 40 do século passado, ou seja, um acontecimento duma vida.
Azarado como sou, aposto que no eclipse total de Agosto/2026 também vai estar de nuvens.
Se por acaso hoje se repetir, algumas pessoas já referiram isso, parte das fotografias dão uma falsa ilusão do que realmente se vê a olho nu, acabam por ser fotografias com uma exposição mais longa, não muito é certo, mas os olhos não vêm assim a não ser que estejam em locais de muito baixa poluição luminosa.
Talvez seja hoje que vejo algo, há menos nuvens mas mesmo assim começam a ameaçar sobre os montes.Confirmo aqui a norte também, há uma tonalidade rosa para nordeste/leste, porque para oeste ainda está ominpresente o crepúsculo do pôr do sol.
Muito mais fraca do que ontem, não me parece que se veja no continente algo nem de longe parecido com ontem.
The geomagnetic Hpo index is a Kp-like index with a time resolution of half an hour, called Hp30, and one hour, called Hp60. besides that, the Hpo index is not capped at 9 like Kp, but is an open ended index that describes the strongest geomagnetic storms more nuanced than the three-hourly Kp, which is limited to the maximum value of 9. Next to the Hpo we also provide the linear apo index (ap30 and ap60). The Hpo index was developed in the H2020 project SWAMI and is described in Yamazaki et al (2022).