MSantos
Moderação
“Catástrofe ambiental”: Milhares de peixes aparecem mortos nas águas do rio Tejo
Joana Almeida
15:51
O movimento ativista em defesa do rio Tejo (proTejo) alerta para a perda de qualidade das água do rio, que estão a levar à destruição da fauna e flora do Tejo, e afirma que estamos perante uma "catástrofe ambiental".
Milhares de peixes mortos estão a dar à costa no rio Tejo, em várias zonas na Vila Velha de Ródão e na barragem de Fratel e de Belver. O movimento ativista em defesa do rio Tejo (proTejo) alerta para a perda de qualidade das água do rio, que estão a levar à destruição da fauna e flora do Tejo, e afirma que estamos perante uma “catástrofe ambiental”.
A presença de milhares de peixes mortos nas margens do rio foi detetada no passado fim de semana. Mesmo depois da chuva ligeira, a água do rio continha uma espuma esbranquiçada e tinha uma tonalidade escura, segundo o movimento proTejo. Os ambientalistas acreditam que a poluição causada por empresas e a eutrofização das águas do rio possam explicar o aparecimento dos peixes à deriva.
Em carta remetida ao ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o movimento proTejo diz que isto se trata de uma “catástrofe ambiental” e que “à poluição que chega de Espanha acrescem as contínuas descargas poluentes das celuloses de Vila Velha de Ródão que se acumulam até à barragem do Fratel”.
O movimento ambientalista pede, por isso, ao Governo o “incremento da intervenção da IGAMAOT [Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território] e da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] de forma eficaz e determinada tendo em vista a deteção das origens e dos focos de poluição”. “Isto é inacreditável, inconcebível, inaceitável e intolerável”, afirmam.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-aparecem-mortos-nas-aguas-do-rio-tejo-230521
Um problema que já existia mas que tem sido agravado em grande medida devido à seca extrema em que nos encontramos... O Tejo está morto em alguns troços do sue percurso.