joralentejano
Super Célula
Aqui na minha zona, tenho notado um aumento significativo de coelhos, lembres e de todos os animais que são caçados com mais frequência, já à muito tempo que não via tantos coelhos e lembres a fugir pelos campos mas penso que nada mudou para haver mais espécies, tenho estranhado até, mas fico feliz. Só é pena a seca não estar a facilitar a vida destes pobres animais. Parece-me que agora a caça também não tem sido tão intensiva como em certas alturas e anos...Acho que sim, seria um boa ideia, que durante uns anos, a caça fosse proibida, nas áreas queimadas, e não só, eu falo pelo que vejo, assim que as espécies cinegéticas estão-se a reproduzir bem, como o coelho e a perdiz, e basta menos de 2 horas de um intenso "tiroteio" como foi aqui na minha zona no 1º dia da abertura da caça, e para isto para expemplificar que de forma massiva e sem consciencia conseguem matar o pouco que resta da nossa fauna.
Isto já para não falar que nesse mesmo dia, tive de chatear, com 4 caçadores que estavam aos tiros a cerca de 20 metros da minha casa e a 10 metros da casa do vizinho, e a resposta que eles me deram, foi que estava ali uma perdiz, pois secalhar se ela tivesse mesmo á porta de casa, vinham lá á mesma a tirar nela.
Eu estou com a minha quinta em conversão para o modo de produção biológico, e no inicio do verão, na época da nidificação da perdiz, tive uma que fez o seu ninho debaixo de uma nespereira minha, e lá ficou até levar os seus perdigotos á sua vida, e costumam dizer que elas depois regrassam com os seu filhos, ao local do ninho, e verdade ou não o que é certo, e que ao final da tarde, elas apareciam, cerca de umas 6 a 8 perdizes, jovens, e agora nem mais sinal delas, nem no meu terreno, nem por muito que se procure.
Visto o mei pomar servir de abrigo, muitas vezes no dias de caça, ás perdizes e coelhos, o que vou fazer é criar uma zona de não caça, pois em dias de caça, praticamente não posso sair á rua, e os chumbos até se ouvem a cair no telhado.
Outra coisa, falei com um casal de pessoas de Oliveira do Hospital, que ficaram com a sua quinta e animais tudo queimado, e quinta estava ao abandono á mais de 20 anos, e eles disseram-me que recolheram um enorme quantidade de invólucros(cartuxos vazios), porque mais uma vez, se nota e bem desde que acabaram com os guardas florestais, os caçadores são obrigados por lei a recolhe-los e não o fazem.
Se eles os recolhessem, levavam muito mais lixo para casa, do que peças de caça.
Cartuxos é o que não falta espalhados por aí, no outono, altura em que vou para os olivais dos meus familiares para a colha das azeitonas, vejo alguns e até mesmo quando faço alguns passeios por aí, concordo mesmo que deviam ser recolhidos, mas enfim, mesmo se fosse obrigatório por lei, ninguém andava por aí a fiscalizar os campos todos para ver se há cartuxos espalhados ou não. O que se deve fiscalizar, não é, quanto mais isso...