Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro
), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017 que congelei, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma
Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia
, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa
Há uns tempos encontrei este artigo da WILDER, estão cá escritas muitas dicas (
http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/ajude-as-aves-dos-seus-jardins-a-passar-o-inverno/);)
Para quem quem quiser colocar "comedouros" deste tipo, tem que os manter asseados com alguma frequência, para não arranjarem muitos fungos. Nesta foto o comedouro estava já a precisar de limpeza, deixei-o à chuva alguns dias e foi o suficiente para ficar sujo e com o girassol "todo grelado". Não convém deixar à chuva estes comedouros, mas como os chapins andavam famintos e o tempo estava agreste acabei por deixar: