Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
"Instalação das passagens ACO na estrada municipal 535. Estas passagens foram especialmente desenvolvidas a pensar na biologia dos anfíbios e têm sido utilizadas com bastante sucesso em outros países da Europa. Em Portugal esta é a primeira vez que estão a ser utilizadas! Esperemos que tenham igual sucesso.
1f609.png
;) Trabalho acompanhado de perto pela equipa da Câmara Municipal de Montemor o Novo e pela equipa de filmagens do parceiro Universidade de Aveiro."





 
Se não andarem por aí gatos ou cães, é encontrar um bom sítio (aberto e com boa visibilidade) para espalhar alpista (etc...), que é para as aves se sentirem mais seguras e pode pôr um comedouro ao pé, que as aves normalmente são muito curiosas (mas também cautelosas) e vão acabar por querer explorá-lo e eventualmente dar com a forma de como sacar as sementes, ainda que isso possa levar tempo... E depois uma vez que as aves associem o comedouro a comida, pode pôr o comedouro no local que achar melhor (se bem que talvez tenha que estudar sobre quais os sítios melhores para este efeito), que as aves em princípio vão encontrá-lo e vão associá-lo a alimento.
Bom isto foi uma forma de eu atrair aves, penso que o Mr. Neves percebe mais disto do que eu, por isso é uma questão de tomar nota, das indicações que ele já lhe deu...
E sempre pode complementar tudo isto, com uma pesquisa na internet (pois tenho a certeza que há mais entusiastas).
 
Gatos por aqui é difícil, não aparecem por cá. Cães, tenho 2, mas o local onde coloquei o comedouro, está vedado a eles. Já espalhei alguma alpista no chão e os marotos bem lá vão comer. No comedouro é que
deve ter algo que eles receiam, que bem o evitam.
Quando vier o tempo sem chuva vou colocar um prato desse dos vasos de flores, para experimentar.
Vou colocar no chão e depois vou pendurar próximo do comedouro.
 
Autoridade Marítima alerta para perigos de caravela-portuguesa em praias do Algarve
11/3/2018, 12:55
2
Autoridade Marítima Nacional alertou a população para evitar contacto com caravelas-portuguesas que desde sábado surgiram na costa do Algarve, nas praias entre Monte Gordo e a Manta Rota.

Partilhe
portuguese_man_o_war_-_pine_knoll_shores_nc_05-29-11_770x433_acf_cropped.jpg



A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou este domingo a população para evitar o contacto com as caravelas-portuguesas que desde sábado surgiram na costa do Algarve, com maior incidência nas praias entre Monte Gordo e a Manta Rota.

“Em caso de ser avistada, deve-se evitar o contacto com este organismo de nome científico ‘Physalia physalis’ e que vive na superfície do mar graças ao seu flutuador cilíndrico, azul-arroxeado, cheio de gás, cujos tentáculos podem atingir os 30 metros, sendo o seu veneno muito perigoso”, alertou a AMN em comunicado.

Aquela espécie aquática parecida com a alforreca surgiu nas praias do sotavento algarvio, no sábado, com maior expressão entre Monte Gordo e a Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro.

De acordo com a AMN, “algumas pessoas, especialmente as sensíveis às picadas e venenos das águas-vivas, podem ter reações alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios”.

“Nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência das unidades de saúde”, sublinhou a AMN no documento.

Os efeitos da picada daqueles organismos marinhos resultam em “dor forte, sensação de queimadura, irritação, vermelhidão, inchaço e comichão”.

A AMN acrescenta que, no caso de haver contacto com a caravela-portuguesa, as pessoas devem evitar esfregar a zona atingida, não usar água doce, álcool ou amónia, lavar com soro fisiológico, retirar os tentáculos (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas ou uma pinça de plástico e aplicar vinagre, bandas ou água quente, para aliviar a dor, e consultar assistência médica o mais rapidamente possível.
http://observador.pt/2018/03/11/aut...-de-caravela-portuguesa-em-praias-do-algarve/
 
Gatos por aqui é difícil, não aparecem por cá. Cães, tenho 2, mas o local onde coloquei o comedouro, está vedado a eles. Já espalhei alguma alpista no chão e os marotos bem lá vão comer. No comedouro é que
deve ter algo que eles receiam, que bem o evitam.
Quando vier o tempo sem chuva vou colocar um prato desse dos vasos de flores, para experimentar.
Vou colocar no chão e depois vou pendurar próximo do comedouro.
vejo que não falta entusiasmo, como já disse o comedouro é um elemento novo e estranho e ainda estão a ver o que é mal se habituem usam-no
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e luismeteo3
As abelhas, abelhões e borboletas, estão a aproveitar ao máximo este dia de sol, para conseguirem recolher algum néctar, nas flores silvestres que cobrem o solo da vinha.

A erva que se chama vulgarmente por eneicha, também está no seu auge

29178064_1762177927135602_6427269170911510528_n.jpg


29177844_1762178240468904_1297326564320477184_n.jpg
 


Isto acontece um pouco por todo o lado, mesmo em terrenos onde não existe habitações, como é o caso de uma grande quinta privada, desmatou cerca de 30 hectares de plantas melíferas, como rosmaninho, alecrim, entre outras...
 
está o caos instalado, o sr GNR a partir de hoje vão andar em força caça a multa em força, o governo podia prolongar os prazos visto o ambiente estar húmido,
tem-se cortado de tudo mesmo árvores centenárias e protegidas reacção histérica ao verão e outono

Limpeza das florestas: “Não serão aplicadas coimas até junho", garante António Costa- fonte:24

O Governo vai aprovar hoje um decreto-lei para que não sejam aplicadas coimas relativas à limpeza das matas se estas estiverem concluídas até junho, anunciou hoje o primeiro-ministro.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
está o caos instalado, o sr GNR a partir de hoje vão andar em força caça a multa em força, o governo podia prolongar os prazos visto o ambiente estar húmido,
tem-se cortado de tudo mesmo árvores centenárias e protegidas reacção histérica ao verão e outono
Verdade, por estes lados é uma desgraça igual. Corta-se tudo e mais alguma coisa. Já não bastou os incêndios, que dizimou milhões de arvores. Agora derrubam tudo, para se cumprir uma lei feita no joelho.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993
CRIANÇAS NATURALISTAS FAZEM LISTA DE INSECTOS EM VILA DO BISPO~

Cerca de 100 crianças levantaram pedras à procura de escaravelhos, bichos-de-conta, aranhas e escorpiões e vasculharam os campos para encontrar borboletas, abelhas e abelhões nos Dias dos Insectos em Ordem em Vila do Bispo (Faro). Saiba com quantas espécies ficou este registo naturalista.

Entre 5 e 9 de Março, os alunos do 5º e do 8º ano da Escola EB 2,3 São Vicente de Vila do Bispo e 12 professores arregaçaram mangas com um objectivo claro: explorar e descobrir a diversidade de insetos da sua região.


2_Escaravelho-ciclope_Albano-Soares_IMG_3037.jpg

O escaravelho-ciclope (Scarites cyclops) é um poderoso predador que vive nas arribas litorais. Foto: Albano Soares

“As abróteas, de grandes flores brancas, formam campos extensos nesta altura do ano. Num desses campos, num vale abrigado junto ao Paúl da Lontreira, os alunos viram finalmente insetos a voar: abelhas (Ordem Hymenoptera) e moscas (Ordem Diptera). Além da bem conhecida abelha-do-mel, viram-se abelhões e abelhas solitárias, algumas delas vistas pela primeira vez na EBIO Boca do Rio.” Tal foi o caso da pequena abelha solitária Eucera cf. elongatula “possivelmente nunca antes citada para o nosso país”.


3_vespa-polinizadora_Albano-Soares_IMG_5014.jpg

Vespa polinizadora. Foto: Albano Soares

http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/criancas-naturalistas-fazem-lista-insectos-vila-bispo/

Excelente iniciativa, e que devia servir de exemplo ás restantes escolas do nosso país.
 
A lei já existia, a diferença é que nunca foi cumprida. Por isso é que isto chegou a este estremo.
quer dizer assustaram toda a gente, gente com poucos rendimentos foram arranjar dinheiro que se calhar nem tinham para limpar e pior quanta biodiversidade, árvores centenárias e protegidas foram abatidas para tentar fazer tudo a tempo.
não sou contra a limpeza ela tem de ser feita mas durante anos ninguém fiscalizou agora passou do 8 ao 80 e se não há casa a multa porque é que as multas são cobradas em euros