Aqui há mais ou menos um par de meses, comecei a reparar que ao final do dia e sempre no mesmo sítio, na curva norte do aterro junto à refinaria, por ali andava algo mais para além das gaivotas.
Eram claramente umas pequenas aves de rapina. De início não liguei muito, mas apresentavam uma característica muito notória nos seus movimentos e que me ajudaram a identificá-las ainda antes de as conseguir ver mais de perto: peneiravam, ou seja, paravam no ar - fantástico de se ver - antes de se lançarem sobre a presa no solo e mesmo no ar!
Eram portanto peneireiros-comuns
Nunca os tinha visto a caçar junto ao mar. E o que caçavam? Aqueles insetos enormes que tinham uma preferência especial pelo meu cabelo...
Ao fim de dois ou três dias de tentativas, lá os consegui fotografar com boa luz e com a objetiva "esticada" no máximo... e mesmo assim ainda deveria estar a uns 40/50 metros deles. Estes que apanhei, dois, são fêmeas. Os machos têm uma plumagem acinzentada na cabeça. Penso que seriam 4 ou 5 no total .
Common Kestrel (Falco tinnunculus). Leça da Palmeira, 14-07-2018 by JoãoP74, on Flickr
Common Kestrel (Falco tinnunculus). Leça da Palmeira, 14-07-2018 by JoãoP74, on Flickr
Que cara!
Estava mesmo a olhar para mim