Já que estamos numa de aves... vamos lá ver umas que, aparentemente, estão bem e recomendam-se
Aqui há um ano e picos, a câmara de Benavente lá decidiu finalmente fazer alguma coisa pelo turismo de natureza no concelho
e abriu um trilho pedestre circular com cerca de 20 km entre Samora e Benavente. A parte mais próxima de Samora atravessa os extensos arrozais que se desenvolvem nas margens do Almansor e do Sorraia e onde, como podem imaginar, se pode ver um sem número de bicharada, especialmente aves.
Posto isto, sempre que vou à terra, não deixo de fazer uma caminhada por lá, faz-me bem à alma
E esta conversa toda para dizer que para além das suspeitas do costume — cegonhas — há uma em especial que, confesso, é uma das principais razões que me leva a ir sempre lá; íbis-pretos; em bandos enormes. As aves em si já não são nada pequenas, com um bico espetacular, e depois em bandos daquele tamanho... é verdadeiramente bonito de se ver
Desta vez consegui umas fotos mais ou menos de jeito
Na primeira vê-se bem a iridescência esverdeada das asas.
Glossy Ibis (Plegadis falcinellus). Samora Correia, 25-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Glossy Ibis (Plegadis falcinellus). Samora Correia, 25-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
E deixo também umas fotos dos verdejantes arrozais.
Rice Fields. Samora Correia, 25-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Rice Fields. Samora Correia, 25-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Desta vez até flamingos por lá andavam! Infelizmente estavam um pouco em contraluz, ao longe e no meio de um bando de cegonhas, pelo que já só em casa ao ver as fotos é que me apercebi que eles lá estavam! Damn!