belem
Cumulonimbus
Rola-brava em risco de extinção em Portugal
A Quercus avisa que a rola-brava, também conhecida por rola-comum, está em risco de extinção em Portugal. As populações da icónica espécie da fauna portuguesa têm diminuído acentuadamente por toda a Europa nas últimas dezenas de anos, devido a dois fatores principais: intensificação agrícola e caça excessiva.
A espécie foi classificada em 2015 como Espécie Vulnerável à Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classificou-a como espécie Vulnerável. A Comissão Europeia encarregou a BirdLife Internacional e a Federação das Associação de Caçadores Europeias de elaborarem um plano de ação para a espécie. Este plano determina que é urgente restaurar e manter os habitats agrícolas de boa qualidade e implementar a caça dentro de níveis de abate sustentáveis.
Em Portugal, a Quercus indica que a situação é idêntica ao resto da Europa. O Censo de Aves Comuns mostra um decréscimo populacional acentuado desde 2004, e uma tese de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia revela uma regressão populacional acentuada da rola-brava desde 1994, com uma diminuição média de 80%.
https://greensavers.sapo.pt/rola-br...Q4OZcwTu6Ebdr6198xfeEyAAAIo2rFcbfLY_u3cwy7RQc
Ora, cá está uma coisa que eu já venho a alertar á muito tempo, mas parece que ninguém tem olhos na cara, para ver esta realidade, pode ser que quando a última rola for caçada, depois se lembrem.
Como eu gosta de ver uma exemplar desta espécie, principalmente aqui pelo ribatejo, pela 1ª vez na vida, em 25 anos.
Na Reserva Lightalive de Óbidos, ainda se vão ouvindo as rolas-bravas, mas não é a tempo inteiro (com um carácter sazonal)..
Provavelmente, há uns anos atrás deviam ser mais comuns.
Última edição: