Na Lezíria haverá recolha selectiva de lixo à porta e prémios para quem reciclar
Em seis concelhos de Santarém, 40 mil pessoas vão ser desafiadas a entrar numa iniciativa que pretende reduzir o lixo ao mínimo.
A recolha selectiva de resíduos porta-a-porta deverá ser, em breve, uma realidade para 21 mil alojamentos localizados em Santarém. Noutros concelhos do distrito, a recolha de lixos orgânicos prevê chegar a 14 mil habitações. A estratégia “Zero resíduos”, promovida pela Ecolezíria, uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, e a Zero, uma associação ambientalista, pretende dar respostas às metas definidas pela União Europeia (UE) para a reutilização e reciclagem de resíduos urbanos.A UE aponta como meta para 2025 a reutilização e reciclagem de 55% do total de desperdícios urbanos. Em 2035, a percentagem de resíduos urbanos processados de forma ambientalmente correcta sobe para 65%. Tendo em conta esses valores, a empresa considera necessário reposicionar-se estrategicamente, de forma a cumprir os objectivos traçados. A Zero levará a cabo uma “campanha de sensibilização intensa” e serão promovidas várias sessões com a população.
Numa primeira fase do processo, serão distribuídos contentores para a separação de lixos orgânicos e sacos reutilizáveis para a separação de diferentes compostos nas habitações. Estas entregas serão feitas semanalmente, em dias previamente definidos. De acordo com a empresa, os residentes que mais separarem receberão incentivos financeiros, convertíveis em bens e serviços que podem ser adquiridos no comércio local. Numa segunda fase, está prevista, em contraponto, a cobrança de tarifas calculadas em função do peso e do volume de resíduos não-recicláveis depositados pelos utilizadores.
https://www.publico.pt/2018/11/26/l...ZsRLvfd59nB6scHTKfl97I39SJySkMyTpXRI8yorFPcy4
Uma excelente ideia, espero eu que seja alargada a mais municipios, pois acaba também por retirar muitas toneladas de "lixo", que na verdade pode virar um óptimo composto, e não acabar assim por encher mais os aterros, isto já para não falar nos custos envolvidos.
Eu falo por mim, não me importava por exemplo, de fazer alguma espécie de protocolo, com a junta de freguesia/camara municipal, e sem envolver dinheiro nenhum, em receber o lixo organico, e compostar devidamente, e ainda no fim podia agendar um dias de visita ao longo do ano, a todas as pessoas interessadas para mostrar o pomar, onde foi usado o composto, isto era é apenas uma ideia, que como se custuma dizer, basta a boa vontade de todas as pessoas envolvidas, para fazer toda a diferença.
Chocante mesmo...