Lindos. Desconhecia a espécie. São os cavalos de Genghis Khan?
São cavalos relacionados com os cavalos que foram domesticados em Botai (Cazaquistão).
Alguns autores acreditam que os cavalos de Przewalski, na verdade, descendem mesmo de cavalos domésticos que fugiram do cativeiro, numa fase inicial do processo de domesticação (daí, que fisicamente, sejam sobretudo cavalos selvagens).
Mas também existem opiniões, que defendem que os cavalos de Przewalski, são apenas cavalos selvagens relacionados com os cavalos selvagens que foram domesticados em Botai.
O que se sabe, com certeza, é que todos os cavalos de Przewalski, estão misturados com cavalos domésticos, mas que ainda assim, mantêm sobretudo a genética e a aparência de um cavalo selvagem.
Na minha opinião, alguns cavalos selvagens europeus, eram muito semelhantes aos cavalos de Przewalski (em termos de proporções e côr da pelagem (tal como se pode ver pintado em algumas grutas)).
Mas na Europa (e muito provavelmente também na Ásia) havia alguma variação nos cavalos selvagens, existindo até cavalos selvagens completamente negros (provado através de estudos genéticos), por exemplo.
Em termos de proporções, parece-me possível, que praticamente todos os cavalos selvagens tinham uma aparência algo robusta e uma cabeça maciça (como aliás qualquer equídeo selvagem).
Esse vídeo mostra um processo de libertação, num local polémico, na minha opinião.
É um local com grandes extremos térmicos, pouca vegetação e trânsito (de pessoas, gado, carros, etc...).
Duvido também muito que os cavalos domésticos que aparecem no vídeo, descendam exclusivamente de cavalos de Przewalski.
Estes cavalos de Przewalski, apesar de aparentemente estarem adaptados ao frio, têm sido mantidos em cativeiro, em locais mais amenos (durante gerações), daí as dificuldades iniciais em se adaptar... O metabolismo, também se pode alterar, com o tempo todo passado no cativeiro.
Contudo os investigadores estão a esforçar-se bem para mitigar os problemas iniciais.