Aqui também se fazem ouvir e realmente cantam muito bem.
Outra ave que gosto de ouvir é o pisco, que apresenta também uma grande variedade de dialetos, alguns bem diferentes do que é normal ouvir na espécie. Ontem um tinha um cantar anormalmente cristalino, quase irreconhecivel para a espécie.
As variadas espécies de tordos que por vezes aqui passam, também são soberbas nesse aspeto.
Mudando de assunto ainda há bocado tinha um lagarto de água de volta de um bebedouro que fiz (que está sempre cheio, porque tenho-o à sombra e meio tapado e recebe água da chuva).
Tem uns 25 cms de profundidade.
Ainda que existam cursos de água por aqui, apenas 1 é permanente, mas não fica perto e o outro não é de fácil acesso.
Também existem duas fontes, mas após anos com chuvas abaixo do normal, sobretudo a que está à superfície pode secar no verão.
Aconteceu há pouco tempo (assim de cor, não sei precisar quando) pela primeira vez desde que estou aqui (há uns 8 anos).
Quando secou, no verão era ver a bicharada a querer aceder aos coletores de água da chuva ( que servem para regar as culturas) e uma vez dei com um lagarto de água afogado, por isso decidi instalar imediatamente uns bebedouros, que só em situações raras tive que encher.
PS: Existe um lago aqui perto, que tem tido sempre água, mas está no meio de um descampado, e nem todos os animais gostam de se expôr e nem todos podem achá-lo assim tão próximo (talvez o seja para os coelhos e para as aves por exemplo).