Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
  • Gosto
Reactions: Thomar

É de louvar a atitude do senhor que deu o alerta, e dos bombeiros que fizeram o resgate.
Pena é que o ninho da cegonha, mais parece uma lixeira, com tanto plástico, hoje em dia é quase raro encontar um ninho de ave que não contenha qualquer iten derivado de pástico.
O ninho deveria de ser um local, "sagrado", que deveria de estar muito limpo para receber as crias, durante vários meses, mas a cegonha não tem culpa nehuma, mas sim, nós, os humanos.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Plasticrusts: novo tipo de poluição descoberta nas rochas

Os estranhos tons de azul e cinzento chamam à atenção dos investigadores do MARE, do polo da Madeira, que encontraram, pela primeira vez, numa zona do intertidal rochoso na costa sul da ilha da Madeira, lixo marinho incrustado nas rochas. O estudo, que valeu inclusivamente um artigo publicado na revista científica Science of the Total Environment, pode concluir, até agora, que a ocorrência destas crostas de plástico (que os autores denominam de “Plasticrusts”) aumentou bastante desde 2016, ano em que a equipa detectou o fenómeno, durante uma campanha de amostragem.

As análises de espectrofotometria confirmaram que as crostas são de polietileno (PE), um dos plásticos mais utilizados na indústria, um material comum especialmente nas embalagens de plástico para produtos alimentares, mas a origem concreta e o mecanismo de formação das mesmas ainda não são conclusivos. Investigadores deduzem que pode resultar da colisão de fragmentos de plástico de maior dimensão por acção das ondas e marés.

“É difícil valorar o impacto. Verifica-se que este fenómeno está a ocorrer numa área concreta. No entanto, ainda não temos amostras de invertebrados para saber qual o impacto nas espécies marinhas, e na rede trófica em geral”, explica Ignacio Gestoso, líder da equipa de investigação, sobre as crostas de polietileno que foram detetadas nas rochas entremarés, que ficam submersas com a maré cheia e a descoberto durante a maré vazia.

http://www.mare-centre.pt/pt/mare-m...bp2WleElPNvxn3TFZp7ndgIM0VaCeEVciThVKP0yXuzUE

 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Nem tudo vai ser uma má notícia, com a chegada da massa de ar tropical continental acompanhada de poeira saariana em suspensão, estamos detectando um aumento da borboleta migradora vanessa dos cardos (Vanessa cardui) nas estações BMS de Menorca:

 
Onda de calor: centenas de mexilhões aparecem cozinhados na costa da Califórnia
O estado norte-americano enfrenta temperaturas recorde durante o mês de Junho.


Não é só na Europa que as temperaturas estão a atingir marcos históricos. Uma onda de calor afecta também a Califórnia, nos Estados Unidos, e já causou a morte de centenas ou milhares de mexilhões, que foram encontrados na costa do Pacífico completamente cozinhados e com as conchas queimadas. Segundo o New York Times,os termómetros de São Francisco ultrapassaram os 37 graus no dia 11 de Junho – um valor recorde para esta época do ano.

O responsável pela investigação na reserva marinha da Bodega Bay, no norte da Califónia, Jackie Sones, confessou ao Guardian nunca ter visto nada semelhante.
De acordo com o investigador, a onda de calor terá provocado, aparentemente, o maior número de mortes destes moluscos nos últimos 15 anos (pelo menos). Jackie Sones afirmou ao jornal britânico ter recebido, de outros investigadores, relatos de mortes idênticas em várias praias: uma extensão de 140 quilómetros de costa.

Os mexilhões enfrentaram temperaturas acima de 100ºF (37ºC) na maré baixa. “Os mexilhões são conhecidos como uma espécie fundadora. O equivalente às árvores numa floresta – elas fornecem abrigo e habitat a muitos animais, portanto, quando se interfere com esse habitat central, isso vai afectar o resto do sistema”, explicou o investigador.

https://www.publico.pt/2019/06/29/p...kpr-BKJW8KbVoRfCtaNW0e1UHKngO5_zBKZQFhzYkH3sQ
 
Boas,

Só para partilhar 2 recentes avistamentos na zona onde vivo.
  1. Cobra de cor escura com cerca de 2 metros, nunca tinha visto uma tão grande, por aquilo que vi na net pode ser uma cobra Rateira negra. Vi às portas de Cascais, no final do vale da ribeira das vinhas.
  2. Raposa na Quinta do Pisão, é a segunda vez que vejo,mas ao contrário da primeira que estava morta, este estava com grande vida a correr pelo mato fora.
 
Esta tarde, no Azibo, consegui umas fotos de vários ninhos de mergulhões-de-crista ainda com ovos.
21498265_L2s9c.jpeg

21498264_e8vNi.jpeg
 
Umas fotos tiradas da janela de casa.
21499161_TqgCa.jpeg

21499162_YHdzE.jpeg

Magníficas fotos, ainda para mais, não é todos os dias que se observam esquilos, em locais residenciais, na última foto, ele ia bem apressado.
 
Deixo também a minha contribuição, não são esquilos é uma Poupa!

Visitou-me no passado dia 9 de de Junho ao Final da tarde (17h09m):

uqniwHX.jpg




E de madrugada/manhã (07h10m) no dia seguinte 10 de Junho:

pLnTk25.jpg


 
Deixo também a minha contribuição, não são esquilos é uma Poupa!

Visitou-me no passado dia 9 de de Junho ao Final da tarde (17h09m):

uqniwHX.jpg




E de madrugada/manhã (07h10m) no dia seguinte 10 de Junho:

pLnTk25.jpg




A poupa é uma ave que gosta muito de estar a comer minhocas dos relvados dos jardins públicos, e vai deixando as pessoas se aproximarem muito junto dela, no verão passado estive num evento de observação de aves, e era ela que andave sempre atrás de nós, e durante mais de 2 horas, nunca nos abandonou, e fazia até questão de nos chamar a atenção.