Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Tem um voo muito característico, fácil de identificar. Costumam nidificar num pinhal aqui muito próximo.

A poupa é uma ave que gosta muito de estar a comer minhocas dos relvados dos jardins públicos, e vai deixando as pessoas se aproximarem muito junto dela, no verão passado estive num evento de observação de aves, e era ela que andave sempre atrás de nós, e durante mais de 2 horas, nunca nos abandonou, e fazia até questão de nos chamar a atenção.

Mas aqui das poucas vezes que vejo as poupas não consigo chegar mais perto do que uns 10/15metros (fogem logo), naquele fim-de-semana foi uma excepção.

Mas aqui das poucas vezes que vejo as poupas não consigo chegar mais perto do que uns 10/15metros (fogem logo), naquele fim-de-semana foi uma excepção.

E mesmo assim a essa distancia já é muito bom, e estive a cerca de uns 6 a 7 metros de uma poupa no ano passado, e este ano já vi uma mas ia em voo.
Agora tenho aqui 2 águias de asa redonda, que já são residentes, todos os dias estão aqui a planar, e em certos dias até estou a tomar o pequeno-almoço, e lá está ela pousada num poste.

Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)

Cópula de Orthetrum cancellatum

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg

Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis

D-uYXu5XUAESyMq.jpg

D-uYZajXkAURaN7.jpg

Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg

Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg

D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg

D-uPSdVXUAIJL8b.jpg

D-uPaEdXsAEPksq.jpg

D-uadBfXoAEZL-c.jpg

Cumprimentos e feliz fim de semana

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg

D-uYXu5XUAESyMq.jpg

D-uYZajXkAURaN7.jpg

Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg

D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg

D-uPSdVXUAIJL8b.jpg

D-uPaEdXsAEPksq.jpg

D-uadBfXoAEZL-c.jpg

Fotos magníficas, desde as primeiras, que retratam um momento que não é fácil sobservar, e mais dificil fotografar, com esse pormenor, e com tão boa resolução.
Bonitas foto também desses cenários paradisíacos, águas muito límpidas.

• Gosto
Reactions: Pek
Fotos magníficas, desde as primeiras, que retratam um momento que não é fácil sobservar, e mais dificil fotografar, com esse pormenor, e com tão boa resolução.
Bonitas foto também desses cenários paradisíacos, águas muito límpidas.

Muito obrigado!

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg

D-uYXu5XUAESyMq.jpg

D-uYZajXkAURaN7.jpg

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg

D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg

D-uPSdVXUAIJL8b.jpg

D-uPaEdXsAEPksq.jpg

D-uadBfXoAEZL-c.jpg

Bem que sorte, fotos lindíssimas!
Como dizia o outro:"eu quero ir para a ilha"

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Deixo também a minha contribuição, não são esquilos é uma Poupa!

Visitou-me no passado dia 9 de de Junho ao Final da tarde (17h09m):

uqniwHX.jpg

E de madrugada/manhã (07h10m) no dia seguinte 10 de Junho:

pLnTk25.jpg

São fantásticas :D Há muito que não vejo uma. Há coisa de um ano uma visitou o jardim da minha mãe em Samora :)

• Gosto
Reactions: Thomar

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg

D-uYXu5XUAESyMq.jpg

D-uYZajXkAURaN7.jpg

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg

D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg

D-uPSdVXUAIJL8b.jpg

D-uPaEdXsAEPksq.jpg

D-uadBfXoAEZL-c.jpg

Fantásticas como sempre Pek! :w00t::palmas: Esse mar.. ai ai... :D

Cena pouco comum — ainda — nas nossas cidades. Parece-me magrinho o bicho, o que o terá levado a procurar comida num ambiente tão urbano?

Fui à janela para espreitar possíveis descargas da trovoada que estava a desenvolver-se em Espanha e acabei por “apanhar” este esquilo a passear aqui na rua. Não sei se foi a procura de alimento que o trouxe aqui, mas nesta zona onde vivo há muitas árvores, principalmente pinheiros e também vários tipos de folhosas.

Boa noite,

Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer. :(

p8Urp6Q.jpg

zQP50f4.jpg

Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo. ;)

Boa noite,

Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer. :(

p8Urp6Q.jpg

zQP50f4.jpg

Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo. ;)

Aqui em terrenos agrícolas, apenas se observam alguns exemplares isolados, não em tanta quantidade com mostas aí, e pode-se dizer quase "á beira mar plantados", ou neste caso que não são plantados.
É o chamado alho-porro, e atrai muitos insectos polinizadores, entre as quais a vespa-maute, que é só a maior vespa autóctone, ou nativa.