Pedro1993
Super Célula
Uma pequena cobra de escada, no passado dia 20 (por volta das 22h), região da Serra da Estrela. Deve ter aproveitado o fresco da noite para passear.
Um belo expemplar de Cobra-de-escada (Rhinechis scalaris).
Uma pequena cobra de escada, no passado dia 20 (por volta das 22h), região da Serra da Estrela. Deve ter aproveitado o fresco da noite para passear.
A propósito de uma acesa mas cordial discussão noutro tópico, lembrei-me que ainda não tinha divulgado a minha caixa-ninho que fiz para chapins.
Já alguém tentou fazer uma? Esta está na minha pequena quinta no Ribatejo, estava voltada para Nascente numa zona calma e florestal com sobreiros, pinheiros-bravos, pinheiros-mansos e medronheiros. Apesar dos esforços os malandrecos não a ocuparam esta Primavera e a caixa já lá está desde Fevereiro. No próximo Inverno vou subi-la mais (actualmente está a cerca de 2,5m) penso que pode ser por aí o problema. Não é por falta de chapins seguramente.
Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk
E depois quando ainda existem pessoas que perguntam, como é que as beatas, vão parar aos ás linhas de água, e por consequente aos mares e o oceanos.
Falta ainda muito civismo por parte das pessoas, pricipalmente neste caso dos fumadores, e como esta sargeta, devem de existir centenas delas iguais, pelo nosso país fora.
As beatas acabam por se degradar. É certo que tem imensos compostos tóxicos pelo meio, como a nicotina, mas não são o maior problema. Esse é o plástico (que também se vê na foto) e que se acumula sem parar
Já vi ninhos feitos em parte com beatas. Até vi um estudo que a nicotina poderia estar a "desinfetar" os ninhos, diminuindo o número de organismos patogénicos - embora duvide que a nicotina em si faça bem aos pássaros... Também vi aqui no fórum há uns tempos um ninho de uma cegonha cheio de plásticoSim, não digo que as beatas sejam o mal de todos os problemas, mas o que é certo é que ainda demoram 2 anos a degradarem, e o pior é serem milhares "a rebolarem", pelo meio do chão.
E depois temos de pensar também que estas mesmas acabam por entrar de certa forma na cadeia animal, seja dos peixes ou das aves.
Acho que não custa muito criar-se o hábito de deixar a beata no local apropriado tal como já se faz com o restante lixo doméstico, que fica no ecoponto, ou no contentor idenferenciado.
Pois o plástico é mesmo um grave problemas, que nos vai trazer muitos problemas a médio/longo prazo, hoje em dia mete até pena, não se poder passear tranquilamente pela natureza, sem encontrar algum tipo de lixo, deixado pelo "bicho" homem.
Ainda á pouco tempo passei por um eucaliptal, que tinha lá de tudo, desde móveis, electromésticos, portas, entulho de obras.
Já vi ninhos feitos em parte com beatas. Até vi um estudo que a nicotina poderia estar a "desinfetar" os ninhos, diminuindo o número de organismos patogénicos - embora duvide que a nicotina em si faça bem aos pássaros... Também vi aqui no fórum há uns tempos um ninho de uma cegonha cheio de plástico
E depois quando ainda existem pessoas que perguntam, como é que as beatas, vão parar aos ás linhas de água, e por consequente aos mares e o oceanos.
Falta ainda muito civismo por parte das pessoas, pricipalmente neste caso dos fumadores, e como esta sargeta, devem de existir centenas delas iguais, pelo nosso país fora.
E com as sargetas nesse estado, é fácil haver inundações nos centros urbanos.
E com as sargetas nesse estado, é fácil haver inundações nos centros urbanos.