Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Lindas fotos, desculpem a pergunta podem-se ter em casa?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Podes os ter, no teu quintal, ou terreno, mas de forma livre, não em cativeiro. dentro de uma gaiola, é proibido por lei.
Os pintassilgos, gostam de vários tipos de pequenas sementes, como é o caso do dente-de-leão, o cardo, entre outras.
Esta semana já observei por aqui os abelharucos, com o seu cantar tão cacterístico.

• Gosto
Reactions: remember
Podes os ter, no teu quintal, ou terreno, mas de forma livre, não em cativeiro. dentro de uma gaiola, é proibido por lei.
Os pintassilgos, gostam de vários tipos de pequenas sementes, como é o caso do dente-de-leão, o cardo, entre outras.
Esta semana já observei por aqui os abelharucos, com o seu cantar tão cacterístico.
Isso é recente? lembro-me de em miúdo vê-los em alguns locais em gaiolas...

Isso é recente? lembro-me de em miúdo vê-los em alguns locais em gaiolas...

Julgo que já não seja muito recente, antigamente também a ocupação dos miúdos era atirar ás aves, com recurso a fisgas e irem destruir os seus ninhos, isto há uns 40 anos atrás, felizmente e tendo em conta o decréscimo de grande parte das aves hoje em dia, são praticas proíbidas.

Observei da minha janela uma ave pousada numa árvore já há algum tempo e por lá continua.

Será um simples pombo ou rola jovem?

SKert4b.jpg

Observei da minha janela uma ave pousada numa árvore já há algum tempo e por lá continua.

Será um simples pombo ou rola jovem?

SKert4b.jpg

Diria que se trata de uma jovem rola-turca.

Eu apesar de saber identificá-la nunca vi nenhuma ao vivo, as Sementes Vivas já está também a fazer a comercialização da semente, para que as pessoas a possam ter no seu jardim, de modo a não destruírem as que existem no seu habitat natural.

https://www.sementesvivas.bio/pt/se...O0kZCqMhE-hl9wjr_tGDmZHfPe9BHL_IaAi4qEALw_wcB

Já que não vou tirar férias tão cedo estou a pensar tirar na altura da colheita as bolotas e colher de várias espécies e sub-espécies de carvalhos nacionais mas vou precisar da vossa ajuda para trocarmos bolotas e plantarmos as árvores, se estiverem interessados, claro.

Já que não vou tirar férias tão cedo estou a pensar tirar na altura da colheita as bolotas e colher de várias espécies e sub-espécies de carvalhos nacionais mas vou precisar da vossa ajuda para trocarmos bolotas e plantarmos as árvores, se estiverem interessados, claro.

Eu cá estarei para ajudar no que for preciso, tenho feito muitas árvores autóctones neste últimos 2 anos, principalmente carvalho-cerquinho, carrasco, e sobreiros, estou muito satisfeito com os carvalho que plantei de alvéolo florestal, há cerca de 3 meses, e levam já quase um palmo de crescimento.
Semeei outras tantas dezenas delas, logo no local definitivo.

Eu cá estarei para ajudar no que for preciso, tenho feito muitas árvores autóctones neste últimos 2 anos, principalmente carvalho-cerquinho, carrasco, e sobreiros, estou muito satisfeito com os carvalho que plantei de alvéolo florestal, há cerca de 3 meses, e levam já quase um palmo de crescimento.
Semeei outras tantas dezenas delas, logo no local definitivo.

O ideal é ter de várias localizações, por exemplo, os carvalhos-roble variam muito, conheço pelo menos 4 variedades genéticas diferentes em Portugal: Alto Minho e Gerês, Litoral Norte, Centro e uma sub-espécie raríssima do Sul de Portugal.

O ideal é ter de várias localizações, por exemplo, os carvalhos-roble variam muito, conheço pelo menos 4 variedades genéticas diferentes em Portugal: Alto Minho e Gerês, Litoral Norte, Centro e uma sub-espécie raríssima do Sul de Portugal.

Claro que sim, é o ideal, eu como só faço a recolha de bolotas aqui num raio de 2 km, tenho de me contentar com o que existe nas redoendezas, escolho sempre de exemplares imponentes, gostava de experimentar outro tipo de carvalho, principalmente o negral, gosto muito da sua folhagem.

Claro que sim, é o ideal, eu como só faço a recolha de bolotas aqui num raio de 2 km, tenho de me contentar com o que existe nas redoendezas, escolho sempre de exemplares imponentes, gostava de experimentar outro tipo de carvalho, principalmente o negral, gosto muito da sua folhagem.

Se puder tirar férias na altura certa para colheita de bolotas então enviar-te-ei de Quercus marianica de Monchique, e Quercus faginea alpestris do barrocal algarvio, são dois carvalhos muito raros que certamente não tens.

Rosa Albardeira, uma espécie que está em risco de se perder, no Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros.

Créditos: Serra Serena

Nunca vi esta planta ao vivo...falo daqui na zona de Sintra principalmente. É pena, pois é lindíssima. Se um dia a ver, ganhei a semana :D

Mas ainda será relativamente comum nas zonas calcárias da Estremadura certo? Aire e Candeeiros, Alvaiázere, Sicó...