Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Ontem, perto de Freixo de Espada À Cinta.

Abelharuco.
21872682_DROGO.jpeg

Grifo.
21872683_tp5Sd.jpeg

Última edição:
Espécie de cágado em perigo de extinção avistada em Beja

Por Green Savers 14:12 - 3 Agosto 2020
Mauro-Hil%C3%A1rio.jpg

Mauro Hilário / flickr

O Cágado-de-carapaça-estriada é um réptil de cor preta com manchas amarelas e uma carapaça castanha ou cinzenta. Pesa cerca de 400 gramas e pode chegar aos 20 centímetros de comprimento.

A sua população encontra-se dispersa e maioritariamente nas regiões do Sul de Portugal, mais propriamente na bacia hidrográfica do Guadiana. Está em perigo de extinção em território nacional, segundo o ICNF. Nas ilhas da Madeira e dos Açores não existem exemplares da espécie.

No Concelho de Moura, na Herdade da Contenda, verificou-se recentemente a presença do Emys-orbicularis (nome científico).“Este registo é mais um contributo para o reconhecimento do excepcional capital natural que encerra o concelho”, lê-se na página da Herdade. O acontecimento foi registado pela produtora de filmes portuguesa WildStep Productions.

No resto do mundo, a espécie pode ser vista noutras regiões da Europa Central, no Norte de África e na Ásia Ocidental.

O Cágado-de-carapaça-estriada costuma habitar em charcos temporários, rios e ribeiras com corrente lenta, e alimenta-se de invertebrados aquáticos, vegetação e insetos terrestres. As suas principais ameaças são a poluição, e a “destruição das zonas húmidas, quer devido à captação de água ou à implantação de infra-estruturas”, revela o ICNF.

Boas,

algumas fotos de hoje na Praia da Boa Nova em Leça da Palmeira, foram captadas a uma grande distância, (e os pássaros são bastante pequenos) com a objetiva Sigma 150-600 mm nos 600 mm (a ideia era mesmo essa, testar os 600 mm da lente), já soube o nome desta espécie,sei que é comum, mas agora não me lembro ... :unsure:

jTUwq8I.jpg

Q0gy0w4.jpg

uOGBBjX.jpg

Esta claro, é uma Gaivota :D

uW3mvDD.jpg

Última edição:
Boas,

algumas fotos de hoje na Praia da Boa Nova em Leça da Palmeira, foram captadas a uma grande distância, (e os pássaros são bastante pequenos) com a objetiva Sigma 150-600 mm nos 600 mm (a ideia era mesmo essa, testar os 600 mm da lente), já soube o nome desta espécie,sei que é comum, mas agora não me lembro ... :unsure:

jTUwq8I.jpg

Q0gy0w4.jpg

uOGBBjX.jpg

uW3mvDD.jpg

São rolas do mar (Arenaria interpres).

Boas,

jTUwq8I.jpg

Q0gy0w4.jpg

uOGBBjX.jpg

uW3mvDD.jpg
Que tal? Aprovada? :D
A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)

A gaivota é uma das muitas espécies de gaivota que se avistam em Portugal. Esta é uma das mais comuns, uma gaivota-argêntea (Larus michahellis) :)

E esta espécie é uma verdadeira praga na zona do Grande Porto!

Tens que dedicar-te mais às fotos de gaivotas, em vez de fotos de aranhuços gigantes se existisse o botão não gosto levavas com ele. :buh: :D :inocente:

E esta espécie é uma verdadeira praga na zona do Grande Porto!
Pois... mas é-o com o alto patrocínio do Homo sapiens...

Tens que dedicar-te mais às fotos de gaivotas, em vez de fotos de aranhuços gigantes se existisse o botão não gosto levavas com ele. :buh: :D :inocente:
Só é gigante na foto! :D Na realidade devia ter "apenas" uns 5-6 cm :lol:
Também não gosto muito, é uma espécie de relação amor-ódio-nojo :D

Sim, aprovada, boa lente, excelente qualidade imagem e tem estabilizador bastante efetivo ( o único senão é que pesa como o raio, quase 2 Kg) estas fotos foram tiradas com a velhinha Canon 50d.

Na minha Canon 6d a imagem ainda é melhor, mas perde algum alcance devido à natureza Full Frame do sensor, a meu ver estas lentes são melhor aproveitadas em câmeras APS-C ( não faltam para ai excelentes opções como a Canon 90 d) e são muito boas para captar, por exemplo, vida selvagem.