Nas duas fotos mais aproximadas, parecem grifos.
Nas duas fotos mais aproximadas, parecem grifos.
Sim, estive a pesquisar e de facto existem casais de grifos na Serra de S. Mamede. Espécies bastante idênticas e ao longe é mais complicado perceber o que poderá ser, mas a cor das penas corresponde às da figura presente nesta página: https://www.connectnatura.pt/grifoTambém me parecem grifos, bastante mais comuns que os abutres-pretos.
Os abutres-pretos são mesmo muito...escuros! E a silhueta das asas em voo planado é mais retangular do que o grifo. Se vires grifos e abutres-pretos a voar em simultâneo consegue-se ver que a silhueta é diferente.Sim, estive a pesquisar e de facto existem casais de grifos na Serra de S. Mamede. Espécies bastante idênticas e ao longe é mais complicado perceber o que poderá ser, mas a cor das penas corresponde às da figura presente nesta página: https://www.connectnatura.pt/grifo
Obrigado!
Sim, verificando melhor as fotos que tirei e comparando com as imagens do abutre-preto, nota-se a diferença na silhueta das asas e também na cor. Apenas tenho observado estas aves em zonas mais próximas da Serra de S. Mamede, aqui sobre Arronches é mais raro, mas ocasionalmente lá aparecem, tal como as águias que são o símbolo do Parque Natural.Os abutres-pretos são mesmo muito...escuros! E a silhueta das asas em voo planado é mais retangular do que o grifo. Se vires grifos e abutres-pretos a voar em simultâneo consegue-se ver que a silhueta é diferente.
De qualquer das formas os abutres-pretos andam muito pelo Tejo internacional onde nidificam e podem ocasionalmente ir passear por aí.
Não fazia ideia que Sagres era tamanho hotspot de observação de aves, logo eu que adoro ver e fotografar passarada!Bom artigo/post sobre Sagres e a observação de aves
Onde observar - Sagres, ponto de encontro dos que não sabem o caminho
Para aqueles maluquinhos que fazem da observação de aves o seu hobbie (e às vezes a sua obsessão), as migrações primaveril (pré-nupcial) e outonal (pós-nupcial) apresentam oportunidades únicas de observação, pois trazem de passagem algumas espécies que dif...bicho-do-mato.blogs.sapo.pt