Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Esta manhã em Azinhoso @ 600 m com o teleconversor 1.4x - 840 mm * 1.6 igual a 1344 mm.

hmoWt95.png

Hoje junto ao Rio Guadiana, na zona de Elvas, deparo-me com este pássaro sobre as ruínas da Ponte da Ajuda. Difícil de acreditar, mas a mim não me parece outra coisa senão uma gaivota. :lol: Confirmam?
GKCtQak.jpg

0O9O7yN.jpg

Última edição:
Hoje junto ao Rio Guadiana, na zona de Elvas, deparo-me com este pássaro sobre as ruínas da Ponte da Ajuda. Difícil de acreditar, mas a mim não me parece outra coisa senão uma gaivota. :lol: Confirmam?
GKCtQak.jpg

0O9O7yN.jpg
Sim, é uma gaivota. O ângulo não é dos melhores, mas parece-me uma gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus). Não é incomum haver uma ou outra gaivota junto a barragens do interior...

Sim, é uma gaivota. O ângulo não é dos melhores, mas parece-me uma gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus). Não é incomum haver uma ou outra gaivota junto a barragens do interior...
Pois, segundo a informação presente neste site pode ser observada também no interior do país junto a rios e albufeiras, sendo que no Alentejo, a zona da Barragem do Caia é uma das referidas. Não fazia ideia e nunca tinha visto tal espécie por estes lados, daí ter achado estranho.
Obrigado!

Elevada mortalidade pode deixar amêijoa da Ria Formosa em perigo de extinção.​

Ontem, deu uma reportagem/investigação na CMTV sobre a mortalidade da amêijoa, mas não é só essa espécie que morre, as ostras também estão a morrer, só por acaso, não foram ao cerne da questão e lá veio à baila as alterações climáticas, tudo o que passa são elas as culpadas. Os anos seguidos duma ETAR em má funcionamento, mais os esgotos directos para a Ria, mais o assoreamento da barra da Armona, mais o molhe na barra Faro/Olhão que até à exitnção da Junta Autónoma dos Portos do Sotavento Algarvio tinham uma draga que tiraram a areia e que impedia a livre circulação das águas na Ria, será mesmo que a culpa é das alterações climáticas ou da forte poluição que existiu anos a fio na Ria, curioso é que toda a zona ribeirinha de Olhão que é designada por Olhão 3 e que podem consultar essa informação nos relatórios que o IPMA publica na secção dos bivalves, essa mesma zona está proibida e classificada como classe C que significa proibida e há vários anos que está classificada assim.

Hoje vi as primeiras andorinhas-dos-beirais aqui por Azambuja, nunca tinha visto andorinhas tão cedo! :eek:

Outra coisa... Este ano continuo a ter mosquitos a entrar-me em casa, isto em Janeiro! Sem frio, essa bichesa que costuma dar algum alivio no Inverno, este ano não desarma aqui na margem das lezírias dos Tejo. :mad:

Hoje vi as primeiras andorinhas-dos-beirais aqui por Azambuja, nunca tinha visto andorinhas tão cedo! :eek:

Outra coisa... Este ano continuo a ter mosquitos a entrar-me em casa, isto em Janeiro! Sem frio, essa bichesa que costuma dar algum alivio no Inverno, este ano não desarma aqui na margem das lezírias dos Tejo. :mad:

Por aqui o Inverno também não os aniquilou. Continuam a resistir. Sinais dos tempos...

Por aqui o Inverno também não os aniquilou. Continuam a resistir. Sinais dos tempos...

Confirmo. Mesmo aqui no cimo dos montes, Póvoa de Santa Iria, são nuvens de pequenos mosquitos que pairam sobre nós e picam mesmo. São especialmente visíveis nas duas horas antes do pôr-do-sol, em contra-luz. Também já entraram em casa, e esses não são pequenos.