Biodiversidade

  • Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início

 
Última edição:
" A investigadora diz que o facto de apenas agora ser publicado o primeiro livro vermelho para os invertebrados de Portugal mostra algo sobre a nossa relação com estes organismos: “Esta diferença histórica traduz o facto de os invertebrados serem os ‘parentes pobres’ da conservação. São pouco acarinhados pelos decisores políticos e pela sociedade, de um modo geral, devido sobretudo à falta de empatia que suscitam e ao facto de haver pouca consciência sobre a sua importância nos ecossistemas.”
Mário Boieiro corrobora esta ideia. “Os invertebrados, com excepção das borboletas diurnas, das joaninhas e alguns outros grupos, suscitam sentimentos negativos, em alguns casos medo – como aranhas, abelhas, vespas – ou repulsa, como no caso das baratas, moscas ou lesmas”, admite o investigador. Assim, o facto de os invertebrados serem uns “mal-amados” faz com que sejam ignorados em acções de conservação ou estudos de impacto ambiental, acrescenta.
Por vezes, parece que o seu papel crucial nos ecossistemas passa despercebido. Os organismos deste grupo polinizam plantas, filtram água, distribuem sementes que serão alimentos para outros animais e reciclam nutrientes. “Na última década, tem sido evidente que enfrentamos uma crise global de biodiversidade, mas no caso dos invertebrados é uma crise silenciosa”, realça Mário Boieiro.
“Só nos damos conta dela quando vemos as consequências da sua ausência, como a necessidade de recorrer a polinização manual em algumas áreas já sem polinizadores, a suplementação com fertilizantes dos solos cada vez mais pobres em nutrientes, ou a insalubridade de muitas massas de água por ausência de organismos filtradores que não resistem à poluição dos rios e ribeiras.”
O novo livro vermelho pode dar palco a estes “mal-amados” tão essenciais para o planeta. E, quem sabe, mudar a imagem que algumas pessoas têm deles. "

 
No último sábado, dia 15. Alguém consegue-me identificar as aves? @Cadito ou @Pek? :D


Assim à primeira audição só ouço duas toutinegras-de-barrete (Sylvia atricapilla) a cantarem quase ao mesmo tempo.
 

Árvore nacional, uma farsa em Portugal

"O actual ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, economista, conseguiu ultrapassar o seu colega e autorizou o abate de cerca de 1800 sobreiros, por Utilidade Pública, para a instalação de aerogeradores."
https://www.publico.pt/2023/08/09/ciencia/opiniao/arvore-nacional-farsa-portugal-2059598


Em relação a este assunto, coloco aqui uma petição contra o abate de 1812 sobreiros autorizado pelo Ministro do Ambiente... Eu como sou 100% pela natureza e conservação da biodiversidade já assinei e partilho para quem quiser fazer o mesmo...

https://peticaopublica.com/?pi=SobreirosMorgavel