Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Em relação a este assunto, coloco aqui uma petição contra o abate de 1812 sobreiros autorizado pelo Ministro do Ambiente... Eu como sou 100% pela natureza e conservação da biodiversidade já assinei e partilho para quem quiser fazer o mesmo...
Sem a inclusão do BI ou CC a petição não será válida. Mesmo assim assinei.

o5Z1CNy.png

Última edição:
Dois exemplos de comportamentos naturais de espécies animais que podem parecer "reprováveis" à... espécie humana :rolleyes:

Quercus alerta para centenas de carvalhos com folhas secas em Portalegre

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para a existência de centenas de carvalhos-negrais com as folhas secas em vários concelhos de Portalegre e apelou para que se investiguem as causas do fenómeno "nada comum" em pleno verão.

Já dei conta deste cenário e não há apenas carvalhos esporádicos nesta situação, a maioria está assim. Suponho que terá associado à seca, uma vez que não existe quase água no solo. Já no ano passado foi igual.

Se as árvores mais adaptadas ao tempo seco e quente revelam stress hídrico, os carvalhos não têm hipótese. O ecossistema da Serra de S. Mamede e do norte do distrito de Portalegre é marcado por um grande número de carvalhos-negrais e encontra-se em grande risco.

Última edição:
Já dei conta deste cenário e não há apenas carvalhos esporádicos nesta situação, a maioria está assim. Suponho que terá associado à seca, uma vez que não existe quase água no solo. Já no ano passado foi igual.

Se as árvores mais adaptadas ao tempo seco e quente revelam stress hídrico, os carvalhos não têm hipótese. O ecossistema da Serra de S. Mamede e do norte do distrito de Portalegre é marcado por um grande número de carvalhos-negrais e encontra-se em grande risco.
Efectivamente não há monitorização da água no solo abaixo de 1 metro de profundidade e é precisamente esse desconhecimento que pode enganar sobre o estado continuado da seca em períodos de vários anos.
Ao compararmos a monitorização até 100 cm de profundidade somos levados a pensar que este ano não está pior do que o ano passado. Mas desse conhecimento do conteúdo de água no solo disponível para as plantas retira-se apenas consequências para as culturas sazonais/anuais cujo enraizamento não vai além dessa profundidade, ou para o coberto vegetal rasteiro natural.
O que se passa com certas árvores é mais difícil de prever e tirar conclusões apenas destes mapas:

Comparação 2022 -2023
nNriEnR.jpg
vDoQABF.jpg

De manhã estive perto da Serra Amarela e chamou-me a atenção a quantidade de insetos que andavam por lá. Viam-se também muitas aranhas-vespa, muitas delas já com uma boa refeição ao pé delas :D. Mas o que me espantou foi a enorme quantidade de borboletas que lá andavam. Por onde passei estava tudo cheio de borboletas. Não sei se é comum ou não, mas nunca tinha visto tal coisa.

(Recomendo ver os dois primeiros em 4K e ecrã inteiro)

GQxaYoK.jpg

Última edição: