Dan
Moderação
Estou mais ou menos dentro do mundo da caça, na região Sul, e sei que é prática comum em algumas reservas associativas e turísticas o abate de animais não cinegéticos, especialmente cegonhas, águias e outras aves de rapina e pequenos mamíferos. A situação piorou e tornou-se péssima desde que acabou o regime livre e começaram a proliferar as reservas de caça turística. Por isso não acredito no futuro do lince-ibérico no Algarve e acho que em breve todas as espécies de predadores da região vão estar extintas. É muito difícil resolver este problema, mas também não tem havido vontade política para tal.
Estou mais ou menos dentro do mundo da caça, na região Sul, e sei que é prática comum em algumas reservas associativas e turísticas o abate de animais não cinegéticos, especialmente cegonhas, águias e outras aves de rapina e pequenos mamíferos. A situação piorou e tornou-se péssima desde que acabou o regime livre e começaram a proliferar as reservas de caça turística. Por isso não acredito no futuro do lince-ibérico no Algarve e acho que em breve todas as espécies de predadores da região vão estar extintas. É muito difícil resolver este problema, mas também não tem havido vontade política para tal.
Infelizmente também sei o que é o mundo da caça, aqui falo pelo o que é as associativas. É o desrespeito de perimetros de segurança das casas, é de o não caçar em pomares, é o respeitar o pôr do sol ,malditas quintas-feiras e domingos que existem em determinada altura do ano.
Esta é sem duvida uma triste noticia
Na minha opinião, e como caçador que sou acho um pouco injustas algumas criticas aqui feitas à actividade cinegética. Não podem por os caçadores todos no mesmo saco, só por aquilo que alguns fazem...
Os verdadeiros caçadores amam a natureza e os animais, e são dos mais interressados na preservação dos habitats e das espécies, pois só assim se conseguem continuar uma actividade que tanto gostam.
Muitas associações de caçadores já fizeram e fazem muito pelas espécies através da criação bebedouros e comedouros muito uteis em tempos de seca, e que não são só utilizados pelas espécies cinigéticas, mas sim por todas.
Em relação ao chamado "controlo de predadores", realizado em algumas zonas de caça, é uma practica que discordo profundamente. Mas é um facto que para quem investe muito tempo e dinheiro, na preservação de uma especie e depois vê os predadores levarem grande parte fruto do seu trabalho, é por vezes um pouco frustrante.
Sei por experiência propria que as melhores reservas de caça são provavelmente dos melhores locais para se avistarem águias, raposas, texugos, ginetas e outros predadores, que se não fossem os caçadores não seriam tão abundantes.
Muitas oraganizações ambientalistas são na minha opinião demasiado extremistas em relação à caça, mas posso garantir que se não fossem os caçadores e suas associações certamente algumas espécies estariam a beira da extinção.
Pois deves ser uma gota no oceano da caça, e posso dizer, o que uma pessoa sofre na pele(meus pais mais os vizinhos) nas malditas quintas-feiras e domingos e feriados, é o que está referido no meu post anterior
Sei que no passado houve um biólogo, o Félix Rodrigues de la Fuente, responsável por uns documentários sobre a fauna espanhola que muito sensiblizaram os espanhóis para a protecção do seu património ambiental. Nunca vi nada do género em Portugal. Em vez de telenovelas e concursos estúpidos, a RTP bem que podia fazer uma coisa do género no nosso país.