Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Uma noticia muito triste.

Estou mais ou menos dentro do mundo da caça, na região Sul, e sei que é prática comum em algumas reservas associativas e turísticas o abate de animais não cinegéticos, especialmente cegonhas, águias e outras aves de rapina e pequenos mamíferos. A situação piorou e tornou-se péssima desde que acabou o regime livre e começaram a proliferar as reservas de caça turística. Por isso não acredito no futuro do lince-ibérico no Algarve e acho que em breve todas as espécies de predadores da região vão estar extintas. É muito difícil resolver este problema, mas também não tem havido vontade política para tal.

Estou mais ou menos dentro do mundo da caça, na região Sul, e sei que é prática comum em algumas reservas associativas e turísticas o abate de animais não cinegéticos, especialmente cegonhas, águias e outras aves de rapina e pequenos mamíferos. A situação piorou e tornou-se péssima desde que acabou o regime livre e começaram a proliferar as reservas de caça turística. Por isso não acredito no futuro do lince-ibérico no Algarve e acho que em breve todas as espécies de predadores da região vão estar extintas. É muito difícil resolver este problema, mas também não tem havido vontade política para tal.

Infelizmente também sei o que é o mundo da caça:disgust:, aqui falo pelo o que é as associativas. É o desrespeito de perimetros de segurança das casas, é de o não caçar em pomares, é o respeitar o pôr do sol:disgust: ,malditas quintas-feiras e domingos que existem em determinada altura do ano:angry:.

Quanto à noticia da Aguia real é a cultura civica que ainda se tem em Portugal.

Vê-se um pais pela maneira como se trata os animais:( e o nosso tem muito a desejar nesse aspecto.

Concordo entre aspas com a caça, pois dá emprego e ainda por cima é o lobby mais poderoso em Portugal por muito que possa parecer estranho, mas tem que haver respeito e educação pelos os outros que não gostam de caça, e que têm as suas herdades e quintas devassadas.

Não há vontade política porque, infelizmente, a maior parte dos portugueses não tem qualquer interesse por este tipo de problemas.

Esqueci-me todas as classes sociais caçam, é um desporto sem classes dai ser muito forte este lobby.

Infelizmente também sei o que é o mundo da caça:disgust:, aqui falo pelo o que é as associativas. É o desrespeito de perimetros de segurança das casas, é de o não caçar em pomares, é o respeitar o pôr do sol:disgust: ,malditas quintas-feiras e domingos que existem em determinada altura do ano:angry:.

Nem me fales....

Ainda este ano assisti a dois caçadores de caçadeira em punho pelo meio das videiras a pouco mais de 100 metros das habitações mais próximas.

Desrespeito por regras de segurança, desrespeito pela propriedade dos outros e mais aquilo que não se vê... uma vergonha!!! :disgust:

Este é o dia-a-dia do País onde vivemos. Agora as autoridades vão proceder a uma investigação, vão apurar responsabilidades. E todos sabemos onde vai terminar a investigação. Mas o mais extraordinário é que este crime, porque se trata de um crime, foi cometido já a época venatória tinha acabado. Porque não processar, ou responsabilizar, as entidades gestoras da zona de caça onde se cometeu o crime? Lembro que a águia-imperial, extinta logo após o 25 de Abril pelos mesmos motivos, dava agora os primeiros sinais de recuperação.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2100
ICNB apresentará queixa-crime
Encontrado morto o macho do único casal de águia-imperial que nidificou no país
02.03.2009 - 15h33 Helena Geraldes
O macho do único casal de águia-imperial Aquila adalberti que nidificou com sucesso em Portugal em 2008 foi encontrado morto na sexta-feira passada com chumbos de caçadeira, na área do Vale do Guadiana. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) vai apresentar queixa-crime contra incertos.

O corpo da ave, de uma espécie classificada como Criticamente em Perigo, foi encontrado junto ao seu ninho na sexta-feira, na área do Vale do Guadiana, em zona de caça associativa.

A cria já tinha abandonado o ninho e é actualmente autónoma em relação aos pais.

Segundo o ICNB, que já informou o SEPNA da GNR, a necrópsia entretanto realizada revelou que a ave terá morrido entre os dias 21 e 23 de Fevereiro, atingida por chumbos de caçadeira.

O abate desta águia configura uma contra-ordenação ambiental muito grave, em conformidade com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, de 24 de Julho de 2008.

Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, deverão existir em Portugal entre dois a cinco casais de águia-imperial. No entanto, no ano passado apenas um conseguiu nidificar e reproduzir-se com sucesso. Os principais factores de ameaça são o envenenamento, a perseguição directa e a perturbação dos locais de nidificação.

Esta é sem duvida uma triste noticia:(

Na minha opinião, e como caçador que sou acho um pouco injustas algumas criticas aqui feitas à actividade cinegética. Não podem por os caçadores todos no mesmo saco, só por aquilo que alguns fazem...
Os verdadeiros caçadores amam a natureza e os animais, e são dos mais interressados na preservação dos habitats e das espécies, pois só assim se conseguem continuar uma actividade que tanto gostam.
Muitas associações de caçadores já fizeram e fazem muito pelas espécies através da criação bebedouros e comedouros muito uteis em tempos de seca, e que não são só utilizados pelas espécies cinigéticas, mas sim por todas.
Em relação ao chamado "controlo de predadores", realizado em algumas zonas de caça, é uma practica que discordo profundamente. Mas é um facto que para quem investe muito tempo e dinheiro, na preservação de uma especie e depois vê os predadores levarem grande parte fruto do seu trabalho, é por vezes um pouco frustrante.
Sei por experiência propria que as melhores reservas de caça são provavelmente dos melhores locais para se avistarem águias, raposas, texugos, ginetas e outros predadores, que se não fossem os caçadores não seriam tão abundantes.

Muitas oraganizações ambientalistas são na minha opinião demasiado extremistas em relação à caça, mas posso garantir que se não fossem os caçadores e suas associações certamente algumas espécies estariam a beira da extinção.

Esta é sem duvida uma triste noticia:(

Na minha opinião, e como caçador que sou acho um pouco injustas algumas criticas aqui feitas à actividade cinegética. Não podem por os caçadores todos no mesmo saco, só por aquilo que alguns fazem...
Os verdadeiros caçadores amam a natureza e os animais, e são dos mais interressados na preservação dos habitats e das espécies, pois só assim se conseguem continuar uma actividade que tanto gostam.
Muitas associações de caçadores já fizeram e fazem muito pelas espécies através da criação bebedouros e comedouros muito uteis em tempos de seca, e que não são só utilizados pelas espécies cinigéticas, mas sim por todas.
Em relação ao chamado "controlo de predadores", realizado em algumas zonas de caça, é uma practica que discordo profundamente. Mas é um facto que para quem investe muito tempo e dinheiro, na preservação de uma especie e depois vê os predadores levarem grande parte fruto do seu trabalho, é por vezes um pouco frustrante.
Sei por experiência propria que as melhores reservas de caça são provavelmente dos melhores locais para se avistarem águias, raposas, texugos, ginetas e outros predadores, que se não fossem os caçadores não seriam tão abundantes.

Muitas oraganizações ambientalistas são na minha opinião demasiado extremistas em relação à caça, mas posso garantir que se não fossem os caçadores e suas associações certamente algumas espécies estariam a beira da extinção.

Pois deves ser uma gota no oceano da caça:), e posso dizer, o que uma pessoa sofre na pele(meus pais mais os vizinhos) nas malditas quintas-feiras e domingos e feriados, é o que está referido no meu post anterior

Pois deves ser uma gota no oceano da caça:), e posso dizer, o que uma pessoa sofre na pele(meus pais mais os vizinhos) nas malditas quintas-feiras e domingos e feriados, é o que está referido no meu post anterior

Conheço também um caso desses.
É de facto vergonhoso.
Penso que a caça devia ser só para alguns, embora não goste lá muito de caça ( apenas a que serve para sobreviver).

Sei que no passado houve um biólogo, o Félix Rodrigues de la Fuente, responsável por uns documentários sobre a fauna espanhola que muito sensiblizaram os espanhóis para a protecção do seu património ambiental. Nunca vi nada do género em Portugal. Em vez de telenovelas e concursos estúpidos, a RTP bem que podia fazer uma coisa do género no nosso país.

Sei que no passado houve um biólogo, o Félix Rodrigues de la Fuente, responsável por uns documentários sobre a fauna espanhola que muito sensiblizaram os espanhóis para a protecção do seu património ambiental. Nunca vi nada do género em Portugal. Em vez de telenovelas e concursos estúpidos, a RTP bem que podia fazer uma coisa do género no nosso país.

Era dos melhores documentários que a tv tinha sobre fauna:thumbsup:, e foi a partir de ver esses documentários, que me interessei por tudo o que seja ambiente, infelizmente a coleção de livros que tenho sobre ele a documentar a fauna na peninsula ibérica está imcompleta:(:(.

Hoje a mata da Albergaria esteve em iminente perigo de desaparecer do mapa devido a um enorme incêndio que assolou a região do PNPG. Só que segundo o jornal Público, o incêndio foi identificado às 6h45, ou seja, de madrugada, o que nos leva a concluir que a probabilidade de mão criminosa é elevadíssima.

Se um dos grandes problemas de criminalidade da Colômbia é o tráfico de droga, do Paquistão o terrorismo islâmico, de Espanha a violência doméstica e os países de Leste o tráfico humano, arrisco-me a dizer que neste momento os incêndios florestais são o grande crime que caracteriza o nosso povo.

Importa salientar que só nesta década o património ambiental perdido é incálculável. Ardeu grande parte do Caldeirão, do pinhal interior da região Centro, ardeu a Serra da Estrela, Montezinho, Gerês, ardeu a mata do Pontal (Faro), entre tantos outros locais de valor inquestionável.

Quais as razões que levam os incendiários a agir?