Bioluminescência em Portugal

• Thread starter Thread starter belem
  • Data de início Data de início
E este @belem ? É uma larva de pirilampo?
lVhMb84.jpg

Pc5YPm1.jpg

É parecida com a que o Neves apanhou mas não me parece a mesma coisa; esta tem uma linha bem pronunciada ao longo das "costas".

Fotos de sexta-feira, no vale do Bestança, Cinfães.

Na segunda foi depois de lhe tocar, estava a fazer-se de morta a malandra... :rolleyes::lol:

Última edição:
E este @belem ? É uma larva de pirilampo?
lVhMb84.jpg

Pc5YPm1.jpg

É parecida com a que o Neves apanhou mas não me parece a mesma coisa; esta tem uma linha bem pronunciada ao longo das "costas".

Fotos de sexta-feira, no vale do Bestança, Cinfães.

Na segunda foi depois de lhe tocar, estava a fazer-se de morta a malandra... :rolleyes::lol:

Sim, trata-se de uma larva de Lampyris (provavelmente à procura de um lugar para pupar, no belo Vale do Bestança). :)
Se me deres uma ideia aproximada do tamanho da larva, pode ser que até te diga se é uma fêmea ou um macho (no caso dos pirilampos, as fêmeas normalmente são bastante maiores).
Quanto à espécie, para já é impossível dizer-te se é diferente da que o Mr. Neves postou!
Passo a explicar, a linha que descreves no meio do dorso pode ser apenas sinal de que está muito bem nutrida (a cutícula está bem esticada).

Sim, trata-se de uma larva de Lampyris (provavelmente à procura de um lugar para pupar, no belo Vale do Bestança). :)
Se me deres uma ideia aproximada do tamanho da larva, pode ser que até te diga se é uma fêmea ou um macho (no caso dos pirilampos, as fêmeas normalmente são bastante maiores).
Quanto à espécie, para já é impossível dizer-te se é diferente da que o Mr. Neves postou!
Passo a explicar, a linha que descreves no meio do dorso pode ser apenas sinal de que está muito bem nutrida (a cutícula está bem esticada).
Obrigado! :thumbsup:
Não era muito grande, 4 cm talvez. Nunca tinha visto nenhuma ao vivo, e foi graças às fotos do @Mr. Neves que a topei! Escusado será dizer que foi um momento de grande excitação... :lol:

O vale do Bestança é das coisas mais lindas que há em Portugal! Já lá tinha andado no ano passado, passei lá o meu dia de anos :D Mas era inverno e estava completamente despido. Agora está ainda mais fantástico, verde e luxuriante. :w00t:

Já tenho registo dos primeiros pirilampos estivais a aparecer em Portugal, e ainda alguns primaveris, ainda não atingiram o auge.

Alguma arte com o género Lampyris frequentemente representado:

bhnaxj.jpg

M829090.jpg

16aekb8.jpg

14np8ua.jpg

E ao longo dos anos, tenho encontrado exemplares bem maiores do que os exemplos aqui indicados, especialmente para o caso das larvas e das fêmeas adultas.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: João Pedro
Última edição: