Tirar conclusões sobre uma sub espécie só por observar 2 ou 3 indivíduos é bastante limitado.
Em setembro de 2011 começou uma monitorização da população de cabras montês no PNPG. Estimaram uma população de 576 indivíduos.
Esta informação faz parte do estudo "Situação da Capra pyrenaica*no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal", do qual apenas encontrei a apresentação.
Tendo em conta que se passou mais um ano e vendo o ritmo a que a população tem crescido, é possível que neste momento já sejam 600 e tal.
Qual será o número ideal de exemplares para o PNPG? E que influência é que esta espécie está a ter no lobo ibérico?
Tendo em conta que se passou mais um ano e vendo o ritmo a que a população tem crescido, é possível que neste momento já sejam 600 e tal.
Qual será o número ideal de exemplares para o PNPG? E que influência é que esta espécie está a ter no lobo ibérico?
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1346709Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa concluiu pela existência de habitats na área do parque nacional com condições para suportar 180 a 270 exemplares de cabra selvagem.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1346709
Estes números parecem-me um bocado absurdos mas tudo bem .
Mas também se acham que já se ultrapassou o número ideal comecem a transferir alguns animais para outras serras do país.
Numa altura em que estamos com esta "gritaria" toda em torno dos lobos a sul do Douro e o processo (muito lento) de reintrodução de corços nessas serras. Pelo que se viu no Gerês, esta espécie teria um resultado bem mais rápido.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1346709
Estes números parecem-me um bocado absurdos mas tudo bem .
Mas também se acham que já se ultrapassou o número ideal comecem a transferir alguns animais para outras serras do país.
Numa altura em que estamos com esta "gritaria" toda em torno dos lobos a sul do Douro e o processo (muito lento) de reintrodução de corços nessas serras. Pelo que se viu no Gerês, esta espécie teria um resultado bem mais rápido.
E estes estudos começaram há muito pouco tempo, na zona de S. Pedro do Sul e arredores...
Estás a falar de estudos de reintrodução da cabra montês na zona? ou do projecto do corço que está a decorrer actualmente?
Quanto ao resto percebo e concordo com tudo o que dizes. Não é essa a questão, acho é que por vezes (e é um problema geral do país) se perde demasiado tempo com estudos e estratégias e tudo mais... e não se faz nada.
Na volta chegam ao fim dos estudos e planos e já não há lobos a sul do Douro. Ou na volta chegam ao fim dos estudos e planos e uma epidemia apareceu no PNPG e limpou a população toda das cabras montês.
Se calhar sou eu (que sou apenas um leigo entusiasta), mas sinceramente acho que as coisas se fazem demasiado devagar, ou simplesmente nem se faz nada. Vão me dizer que os espanhóis não fazem os tais planos e estudos prévios? É que do outro lado da fronteira as reintroduções efectivamente acontecem.
Estás a falar de estudos de reintrodução da cabra montês na zona? ou do projecto do corço que está a decorrer actualmente?
Se calhar sou eu (que sou apenas um leigo entusiasta), mas sinceramente acho que as coisas se fazem demasiado devagar, ou simplesmente nem se faz nada. Vão me dizer que os espanhóis não fazem os tais planos e estudos prévios? É que do outro lado da fronteira as reintroduções efectivamente acontecem.
Boa fotos,
Já agora (e assumindo que conheces bem a Serra da Estrela), o que achaste das zonas da serra de Gredos em que encontraste esses exemplares e como é que comparas com o que existe na Serra da Estrela?
Não estará a serra da Estrela perfeitamente habilitada a receber uma população desta espécie?
Será que precisamos de 10 anos de estudos e planos para se chegar a essa conclusão?