AnDré
Moderação
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2077658Cinco feridos após queda de cobertura de check-in do aeroporto de Faro
Hoje às 07:47
Um responsável da ANA confirmou que o temporal em Faro afectou o terminal do aeroporto bem como a torre de controlo, sendo «difícil retomar a normalidade» esta segunda-feira.
Cinco pessoas ficaram feridas sem gravidade após a queda da cobertura do check-in do aeroporto de Faro devido ao mau tempo, indicou fonte da Protecção Civil contactada pela TSF.
Em declarações à TSF, Rui Oliveira, da ANA, adiantou que o forte vento que se fez sentir atingiu também a torre de controlo, e causou estragos no «terminal do aeroporto, nomeadamente no tejadilho».
«Vai ser difícil retomar a normalidade, tendo em conta os estragos que o temporal causou», acrescentou este responsável da ANA.
De acordo com a correspondente da TSF no Algarve, Maria Augusta Casaca, o temporal desta noite provocou estragos em dois locais da cobertura do aeroporto.
«As pessoas amontoam-se e é difícil passar nesta aerogare. São tantas as pessoas que já se deitam pelo chão, são famílias inteiras», adiantou a repórter, que diz não há nenhum café aberto no aeroporto.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=31835Mau tempo impede aterragem e descolagem de aviões em Faro
O mau tempo está a impedir a aterragem e descolagem de aviões no Aeroporto de Faro, disse à agência Lusa fonte aeroportuária.
«Não estão a aterrar nem a descolar aviões devido ao mau tempo», indicou a mesma fonte, recusando-se a avançar uma estimativa para a normalização do serviço.
O Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Faro registou esta madrugada 37 ocorrências, com um pico entre as 5h e as 6h, disse o comandante Abel Gomes.
A situação mais complicada aconteceu no Aeroporto de Faro, onde «caiu uma parte da cobertura que provocou cinco feridos leves», referiu a mesma fonte, sublinhando que o «pico das ocorrências foi entre as cinco e as seis da manhã».
«Durante a madrugada, incluindo esta situação, registámos 37 ocorrências no distrito», afirmou o comandante Abel Gomes, destacando «algumas quedas de árvores, quedas de estruturas, inundações e acidentes rodoviários».
As 37 ocorrências registadas durante a madrugada, contabilizando a queda de uma parte da cobertura na zona do check in do aeroporto, afectaram cinco municípios do distrito de Faro.
«Houve mais três feridos a registar, mas vítimas de acidentes rodoviários», destacou o comandante Abel Gomes.
Lusa/SOL
Instituto de Meteorologia (IM) registou desde a tarde de domingo e até hoje de manhã quantidades de precipitação que variaram entre os 10 e os 23 milímetros por hora em várias regiões do país.
"A situação mais recente aconteceu entre as 04:00 e as 05:00 na região de Faro com 20 milímetros por hora mas, as várias estações do IM foram registando quantidades a rondar os 23 milímetros por hora como por exemplo em Vila Nova de Cerveira (entre as 21:00 e as 22:00 de domingo)", adiantou à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão.
De acordo com a meteorologista Paula Leitão, entre domingo e segunda-feira o país foi assolado por vento forte na ordem dos 100 quilómetros por hora, acompanhado por precipitação intensa.
Lusa
De acordo com o previsto pelo Centro de previsão do Instituto de Meteorologia, a superfície frontal fria que afetou o estado do tempo em Portugal continental na tarde e noite de domingo e madrugada de segunda-feira, foi caracterizados por atividade convectiva relativamente intensa, originando precipitação forte e vento moderado com rajadas.
Salientam-se os valores de precipitação acumulada entre as 18 UTC do dia 23 às 06 UTC do dia 24, Viana do Castelo com 95mm e na região da Beira Interior e Beira Baixa, com Guarda com 65mm, Penhas Douradas com 60mm Castelo Branco com 66mm e Proença a Nova com 77mm.
Em termos de vento médio, as maiores intensidades foram registadas no dia 23 de outubro, na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC com 77,4 km/h, nas Penhas Douradas às 23:00 UTC com 54.4 km/h, em Mogadouro às 23:00 UTC com 51.5 km/h, no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC com 50.4 km/h, em Lisboa/Geofísico às 22:00 UTC 47.9 km/h e em Lisboa/Gago Coutinho, às 22:00 UTC 47.5 km/h. No dia 24 registou-se uma intensidade de vento médio de 64.4 km/h às 02:00 UTC na Pampilhosa da Serra e de 50 km/h às 04:00 UTC em Faro.
Relativamente às intensidades de rajada máxima, foram registadas na rede de estações do IM as seguintes: no dia 23 de outubro, 112km/h na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC, 110.2 km/h nas Penhas Douradas às 23:00 UTC, 107,6 km/h no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC, 97.9 km/h em Mogadouro às 23:00 UTC, 88.9 km/h em Lisboa/Geofísico às 22:00 e 79.2 km/h em Lisboa/Gago Coutinho às 22:00. No dia 24 foram registadas as rajadas máximas de 157.3 km/h em Faro às 04:00 UTC e 108.7 km/h na Pampilhosa da Serra às 02:00 UTC.
IM
Destacar, a rajada máxima de vento no Aeroporto de Faro às 5h01m de 158.5km/h.
Brutal, um evento que surpreendeu-me quer em termos de vento, quer em termos de precipitação.
Mas, foi sem dúvida, um excelente evento.
Em edição ....
Imagem: GFS Analise entre as 0z de 23 Outubro e 6z de 24 Outubro