Mário Barros
Furacão
Tromba de água provoca caos nos acessos ao Grande Porto
Uma ponte submersa, diversas ruas cortadas, autoestradas com mais de um metro de água e túneis completamente alagados compõem neste momento o cenário de muitas cidades a Norte do País, após uma tromba de água que começou por volta das 18h00.
No Grande Porto o caos é total, com vários acidentes rodoviários a tornarem intransitáveis os principais acessos.
A A28 está cortada nos dois sentidos, junto a Vila do Conde; há cortes parciais da A3, designadamente na zona de Cabreiros, em Braga; a A29, em Vila Nova de Gaia, sofre vários condicionamentos ao tráfego.
Na zona do outlet, de Mindelo, em Vila do Conde, a água inundou os estacionamentos e há ainda diversas pessoas que se encontram retidas na zona.
Na Trofa, a situação também é grave, com várias casas e lojas inundadas. A Ponte de Guidões ficou mesmo submersa e um carro foi arrastado. O condutor já foi resgatado, sem ferimento de maior.
No Porto, a Estrada Exterior Circunvalação também está condicionada, depois de árvores terem caído em cima de veículos, junto ao Hospital de Magalhães Lemos.
Em Matosinhos, a marginal, que liga Lavra a Angeiras, está cortada e há dezenas de inundações. Não há notícias de feridos.
CM