Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Só mais uma achega.
Nada de ventiladores com muita velocidade/força, pois o ar forçado é mais frio e daí mentir a verdadeira temperatura ;)

Se o ventilador extrair o ar no topo, nem é mais frio nem mais quente. o ar que passa no ventilador, já passou pelo sensor...

Depois, embora o ar passe com uma maior velocidade na ventoinha, tem uma enorme área de entrada, o espaço entre todos os pratos.

Convêm ter a força suficiente...
 
Sim a mim também, tenho a dúvida se isto vai influenciar muito?

Claro. Não deve passar luz nenhuma. Por isso têm que ser opacos.

Uma definição para OPACO:

A opacidade é uma propriedade óptica da matéria, que apresenta diversos graus e características. Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis. Mais genericamente, e por uma abordagem mais formal em física, é a medida da impenetrabilidade a radiação eletromagnética ou outros tipos de radiação, incluindo a mais perceptível pelos humanos, a luz visível.
 
deixo aqui um conselho para quem pinta os pratos de vaso, devem ser primeiro lixados para tirar o brilho que é para a tinta agarrar e se possível aplicar um primário para plásticos.:)
 
Um RS é simples e é complicado.

Simples, porque tem que deixar circular o ar e proteger totalmente da radiação solar.

Complicado é o como atingir esse objectivo.

Por experiência própria, existem vários cenários que já foram aqui discutidos e podem ser retiradas as seguintes conclusões:

1 - Os pratos devem ser obrigatoriamente brancos (de origem ou pintados).
2 - Os pratos não podem deixar passar nenhuma luz, devem ser completamente opacos, nem que para isso se tenha que aplicar tinta.
3 - Devem ficar próximos uns dos outros (< 1 cm). A teoria de que não deixa circular bem o ar é um "mito urbano".
4 - O espaço onde fica o sensor deve ser suficiente para o ar circular. O sensor deve ficar o mais centrado possível nesse espaço (nem fixo no prato superior, nem no inferior).

Tão ou mais importante que isto tudo é onde fica instalado. Num local arejado o mais longe possível de fontes de calor (chaminés, paredes, etc...)

Posto isto, puxem pela imaginação.

Assino por baixo!
Está aqui realmente a base de todo o processo, oscilar um pouquinho para além destes pormenores, à partida não será sinónimo de fracasso, mas ao longo do tópico conclui-se que cada caso é um caso, não que os métodos para se conseguirem valores aceitáveis sejam suficientemente flexíveis ao ponto de nos permitir ir muito longe na imaginação, quanto mais não seja tratar-se também de um estímulo à criatividade, mas a base ou o padrão mínimo em termos de regras é isso mesmo.
Sem querer de forma alguma excluir o que ultimamente tem sido abordado neste tópico, porque prefiro encarar como complementos importantes ao que já foi referido por exemplo desde há vários meses, o facto é que se tem insistido em dúvidas que ao longo do tempo se foram esclarecendo. Acredito que seja pouco prático percorrer este tópico ao longo de meses à procura de esclarecimento de dúvidas no presente, mas muitas dessas dúvidas daí para cá até foram de novo abordadas e até incrementadas o que é óptimo e nem haveria necessidade de andar muito para trás no tempo, mas não raro ainda se insiste em tocar em pormenores muito básicos e já bastante consumidos. Mas obviamente permanece o desejo de que saiam do forno óptimos RSs. ;)
 
Boas..

Tenho uma Auriol instalada num local temporário, a estação apanha com o sol directamente a partir das 14/15h e logo aí a temperatura dispara.

Hoje forrei a frente da caixa do anemómetro com fita cola de aluminio (apenas a frente, onde o sol bate directamente na estação).

Sem / Com fita cola de aluminio
27.1º -3 minutos- 25.1º
25.4º -3minutos- 23.6º

Com / Sem
26.3º - 3 minutos - 27.8º

A fita cola de aluminio está a fazer algum efeito positivo? Ou é melhor usar a estação sem a fita cola de aluminio?
 
Boas..

Tenho uma Auriol instalada num local temporário, a estação apanha com o sol directamente a partir das 14/15h e logo aí a temperatura dispara.

Hoje forrei a frente da caixa do anemómetro com fita cola de aluminio (apenas a frente, onde o sol bate directamente na estação).

Sem / Com fita cola de aluminio
27.1º -3 minutos- 25.1º
25.4º -3minutos- 23.6º

Com / Sem
26.3º - 3 minutos - 27.8º

A fita cola de aluminio está a fazer algum efeito positivo? Ou é melhor usar a estação sem a fita cola de aluminio?

Na minha modesta opinião penso que a fita de alumínio melhora muito o processo.

O sensor exterior de temperatura da Auriol está dentro de uma caixa plástica e não está em contacto com ela mas o Sol, ao incidir sobre a caixa (tal como ao incidir sobre qualquer abrigo), aquece-a. Ora, no caso da caixa da Auriol (ao contrário dos abrigos) não há grandes hipóteses de ventilação interna pelo que o ar no interior da caixa acaba por aquecer influenciando a medição pelo sensor.

Assim, qualquer solução que evite a radiação sobre a caixa é benéfica, e a fita de alumínio é uma solução porque reflete a radiação directa e difusa.

Do mesmo modo, durante a noite, a fita de alumínio entre a caixa e o eventual céu límpido dificulta também a radiação da caixa em direcção ao preto do céu - ou seja, durante a noite também deve haver ligeira melhoria.

... Um senão: os vizinhos podem não gostar do efeito de espelho da fita de alumínio durante o dia !

Esta é a minha opinião mas penso que haverá Membros mais bem posicionados para dar melhor opinião sobre este assunto.
 
fablept, pelo que comentas apenas vejo um erro, que poderá ser grande. Dizes que só apanha Sol pelas 14/15h! Ora um sensor deve estar exposto ao Sol desde que o mesmo nasce até ao seu ocaso. Por isso claro que terás uma boa subida de temperatura, nem que tenhas um RS profissional irias conseguir eliminar esse salto na temperatura.
O problema é que a temperatura que tens antes (quando o sensor está à sombra) não é a real. Será uma temperatura inferior à real, pois tens o sensor à sombra.
O ideal era procurares um outro local para colocar o sensor e que esse local esteja totalmente exposto à radiação solar, mas claro bem ventilado e longe de possíveis fonte de calor: chaminés, paredes, telhados, etc.

Espero ter ajudado! :thumbsup:
 
Sim, basta observar as condições de qualquer estação oficial, expostas a todos os quadrantes e claro ao sol durante todo o dia!
No Verão nem refletiria muito essa diferença, isto comparado com o que se passa durante o resto do ano em os espaços à sombra muitas vezes apontam para valores que podem ser demasiado inferiores face aos espaços expostos ao sol, situação que se verifica sobretudo nos dias mais secos.
 
Obrigado pelas opiniões :)

Sei que a estação ao estar abrigada do sol durante a manhã não é a forma correcta, mas como disse antes a estação está num local temporário, pois o condomínio não permite a estação no telhado..mas em Setembro vou mudar de apartamento.

Mas para haver uma descida de quase 2º em três minutos é devido o aluminio conseguir reflectir a radiação solar?
 
Pois é infelizmente o emissor exterior deixou de transmitir:(:(:(, claro que com este temporal não há nada que resista:sad:
Amanha se o tempo permitir e se tiver tempo vai ser retirar a estação e ver o que se passou, mas sem duvida que será muita agua no emissor, o que compromete a saude deste:(
Mas estou aqui a relatar, porque acho que o RS de pratos para este tipo de temporal não será o mais indicado, coisa que já era para ter mudado este Verão mas foi-se adiando:lmao:
Irei para nova versão de "RS", ainda em estudo mas já há muito idealizado;)
 
Eu tenho o meu RS de pratos numa Auriol e está excelente :D

Boa sorte :thumbsup:
 
Estranho. O meu é de pratos de melamina, e bem pintados para serem opacos e já passou um ou 2 temporais quando tinha a Oregon, e presentemente com a PCE está-se a aguentar, penso. :huh:
 
Estranho. O meu é de pratos de melamina, e bem pintados para serem opacos e já passou um ou 2 temporais quando tinha a Oregon, e presentemente com a PCE está-se a aguentar, penso. :huh:

A minha zona é muito complicada, por cá passaram ventos de 73,4Km/h, está colocada a uns 10 metros do chão e a uns 2 metros do telhado.
O meu RS tem pratos exteriores, ainda com o RS original no interior, construção dentro do habitual, mas com muita chuva e vento concerteza que não será facil entrar agua no emissor;)