Spider
Moderação
Olha que não sei, vivo numa zona com variações bruscas de temperatura quando há vento e costuma descer imediatamente. Mas se é assim pode-se experimentar sem o RS incluido então, há que testar 

Boas,
Em termos de leituras correctas dos valores não sei como será, mas no que diz respeito ao delay, vai influenciar de certeza.
Vai demorar muito mais a aquecer ou a arrefecer.![]()
Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.
Mas sem duvida para medir como deve de ser a temperatura o melhor é colocar o sensor numa parede virada a norte, ai não vamos ter necessidade de escudos.![]()
Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.
Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.
Olá Boa Tarde!
Tenho a minha wh3080 em testes, ainda não no telhado (terraço 5º and).
A diferença maior, por comparação com valores de temperatura de outras EM na zona, são +2/3º. Está com o RS original. Instalando outro RS, conforme várias publicações, será mais adequado? Já agora. Não consigo tirar o RS original sem o partir, visto a ficha não passar no orifício existente. Lá terá que ser, porque com dois... não me parece bem.
Agradeço uma opinião, e obrigado desde já.
Abraço.
Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.
Mas no caso da pce fws20 que tem fios para conectar o pluviometro, sensor de vento ao sensor de temperatura, posso usar o abrigo de Stevensn. Não tenho que deixar tudo junto no mastro, por causa dos fios??![]()
Se optar por colocar tudo junto . estou pensando em colocar proximo a antena de Tv , 1 metro e meio acima do telhado..casa térrea. Distancia entre o monitor da estação, computador até os sensores de ,no maximo, 10 metros ..esta bom?
Agora quanto ao tamanho do fio, sabe quanto é?
Em uma segunda opção, separando..pois o sensor de vento pensava em deixá-lo bem alto (5 metros) , mas o sensor de temperatura em um abrigo de stevenson a 1,5 do chão..
Filipe, voce tem algum tutorial do seu radiation shield em tubo PVC?
Voce acha melhor o abrigo de Stevenson ou um radiation Shield igual ao teu já resolve?![]()