Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Olha que não sei, vivo numa zona com variações bruscas de temperatura quando há vento e costuma descer imediatamente. Mas se é assim pode-se experimentar sem o RS incluido então, há que testar ;)

Boas,

Em termos de leituras correctas dos valores não sei como será, mas no que diz respeito ao delay, vai influenciar de certeza.
Vai demorar muito mais a aquecer ou a arrefecer. ;)

Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.

Humm. Não estás a ver isso ao contrário ? Um sensor exposto aquecer por exemplo bruscamente com incidência solar directa, em vez de medir correctamente a temperatura real do ar ? Não te esqueças que o objectivo final é sempre medir a temperatura do ar (uma coisa realmente mais difícil do que se pensa) e não propriamente a do sensor. Não é por acaso que todas as estações meteorológicas tem que ter um RS.

O que eu estava a referir, é a carga térmica que esses escudos podem acumular, tanto no arrefecimento como no aquecimento.
Não está em causa a temperatura real medida na minha questão, mas sim o tempo de actualização.
Mas sem duvida para medir como deve de ser a temperatura o melhor é colocar o sensor numa parede virada a norte, ai não vamos ter necessidade de escudos.;)

Mas sem duvida para medir como deve de ser a temperatura o melhor é colocar o sensor numa parede virada a norte, ai não vamos ter necessidade de escudos.;)

Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.

Desculpa Baldas mas estás completamente equivocado. A única forma de proteger os sensores de temperatura da radiação solar directa e difusa com registos representativos da temperatura local é o uso de um "radiation shield". Não sou eu que o afirmo, é aquilo que está estabelecido pela OMM. RS e/ou abrigo de stevenson. E nunca junto a uma parede onde a circulação de ar é estrangulada afectando os registos de temperatura. A melhor forma de registar temperatura é, sem dúvida, local totalmente desimpedido de TODOS os quadrantes e uso de RS e/ou abrigo de Stevenson. A medição numa parede virada a norte é um recurso (eu próprio já o utilizei e comprovei a sua ineficácia no meu caso), para tentar diminuir os erros por ausência de RS.

Realmente se o sensor estiver colocado na parede tens razão, :thumbsup: mas também não me parece que um duplo RS seja a solução. Mas ainda assim entre uma coisa e outra, escolhia o abrigo de Stevenson, a carga térmica não será tão grande como um RS.

Olá Boa Tarde!

Tenho a minha wh3080 em testes, ainda não no telhado (terraço 5º and).
A diferença maior, por comparação com valores de temperatura de outras EM na zona, são +2/3º. Está com o RS original. Instalando outro RS, conforme várias publicações, será mais adequado? Já agora. Não consigo tirar o RS original sem o partir, visto a ficha não passar no orifício existente. Lá terá que ser, porque com dois... não me parece bem.
Agradeço uma opinião, e obrigado desde já.
Abraço.

Olá Boa Tarde!

Tenho a minha wh3080 em testes, ainda não no telhado (terraço 5º and).
A diferença maior, por comparação com valores de temperatura de outras EM na zona, são +2/3º. Está com o RS original. Instalando outro RS, conforme várias publicações, será mais adequado? Já agora. Não consigo tirar o RS original sem o partir, visto a ficha não passar no orifício existente. Lá terá que ser, porque com dois... não me parece bem.
Agradeço uma opinião, e obrigado desde já.
Abraço.

Boas, com outro RS faz outras medidas...visto o original de pouco servirá, em termos de veracidade nas medições;)
O painel de carregar as baterias pouca utilidade terá, e a protecção em termos de sobrecarga do painel deixa muito a desejar:lol:, o meu está com o rs original inserido e retirei o tal painel, alargando a saida para a ficha...

Mas no caso da pce fws20 que tem fios para conectar o pluviometro, sensor de vento ao sensor de temperatura, posso usar o abrigo de Stevensn. Não tenho que deixar tudo junto no mastro, por causa dos fios??:angry:

Mas no caso da pce fws20 que tem fios para conectar o pluviometro, sensor de vento ao sensor de temperatura, posso usar o abrigo de Stevensn. Não tenho que deixar tudo junto no mastro, por causa dos fios??:angry:

Não, os fios são bem compridos, pode por esse abrigo na proximidade...talvez o unico problema seja que juntamente com o sensor da temperatura e humidade e a antena DCF, esteja o emissor dos dados, daí ter que precaver a boa localização dos sensores e emissor;)

Se optar por colocar tudo junto . estou pensando em colocar proximo a antena de Tv , 1 metro e meio acima do telhado..casa térrea. Distancia entre o monitor da estação, computador até os sensores de ,no maximo, 10 metros ..esta bom?
Agora quanto ao tamanho do fio, sabe quanto é?
Em uma segunda opção, separando..pois o sensor de vento pensava em deixá-lo bem alto (5 metros) , mas o sensor de temperatura em um abrigo de stevenson a 1,5 do chão..
Filipe, voce tem algum tutorial do seu radiation shield em tubo PVC?
Voce acha melhor o abrigo de Stevenson ou um radiation Shield igual ao teu já resolve? :rolleyes:

Se optar por colocar tudo junto . estou pensando em colocar proximo a antena de Tv , 1 metro e meio acima do telhado..casa térrea. Distancia entre o monitor da estação, computador até os sensores de ,no maximo, 10 metros ..esta bom?
Agora quanto ao tamanho do fio, sabe quanto é?
Em uma segunda opção, separando..pois o sensor de vento pensava em deixá-lo bem alto (5 metros) , mas o sensor de temperatura em um abrigo de stevenson a 1,5 do chão..
Filipe, voce tem algum tutorial do seu radiation shield em tubo PVC?
Voce acha melhor o abrigo de Stevenson ou um radiation Shield igual ao teu já resolve? :rolleyes:

Boas
As medidas dos fios não sei, são capazes de não dar para grandes distancias, como são tomadas de telefone RJ45 é facil aumentar.
Tutorial aqui já algures por cá;)
Acho que para o emissor da PCE, este será o mais indicado;)

Boa Tarde.

O que acham da obra prima??
Separei o higrometro e o termometro e coloquei num RS na Auriol.
Fica aqui algumas fotos, para quem queira fazer o mesmo.
Em caso de duvidas perguntem...

scaled.php

O interior do RS (detalhes)
scaled.php

Abraço!