Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Ora cá estou de volta, com as fotos prometidas do meu RS.

Espero ter cumprido as normas para a construção e ter inventado bem no resto. Para já ainda sem forma de testar pois os dias não passam de cinzentos e não há ainda sol em força para verificar a eficácia do mesmo. Para já, as medições estão a bater bastante certo com as estações do aeroporto,, de Leça e do ISEP, portanto, parece estar minimamente bem, mas falta o teste final, o sol e temperaturas elevadas.

Comecei por adquirir os pratos de plástico da DOMPLEX, meio quadrados, até por uma questão estética, gostei mais daqueles. Os redondos deviam ter feito o mesmo trabalho. Comprei dois rasos, e os restantes de sopa, mais fundos, com maior capacidade de diminuir as entradas de luz. Os rasos ficam ambos por cima, apenas a servir de protecção solar e térmica adicional, e os de sopa foram então abertos no interior, para criar o espaço para o termo-higrómetro da minha WS-3650 da Lacrosse com as suas generosas dimensões a omplicarem o uso de nada mais nada menos que ONZE de pratos de sopa com cerca de 1,2 cm de espaço entre eles. Laveio-os todos para retirar uma certa gordura que traziam creio eu para lhes dar um brilho extra. Na máquina a 70º ficaram no ponto!

Comecei por pegar numa rodela de acetato, e marcar no verso dos pratos, os 4 pontos de furação que quis usar. Quatro dará rigidez extra espero eu. Usei o acetato para marcar sempre os furos no mesmo local, o que era especialmente importante dado os pratos serem quadrados e terem de ficar perfeitamente alinhados. pintei também no acetato, marcas das legendas em relevo do próprio prato, para ter a certeza que o alinhamento era perfeito e sempre no mesmo lado. No prato raso tive de os acertar manualmente pois as impressões na base eram diferentes.

Só furei UM dos pratos rasos, o outro foi fixado ao que furei, apenas com um parafuso, na zona central. Assim reduzi a transmissão de calor para o interior e eventuais infiltrações foram reduzidas também. Preço dos pratos, cerca de 1,50 cada... ainda fica elevada a conta...
O prato raso que fica por cima só tem um furo e está unido ao segundo prato raso apenas por um unico para fuso na zona central. O segundo prato raso, tem a mesma furação dos pratos de sopa e é o começo da estrutura principal. Usei broca de 7mm para albergar os varões roscados de 6mm.

Depois usei uma broca craniana com 70mm de diâmetro, exatamente o necessário para albergar o sensor da estação. Este furo faz-se APENAS nos pratos de SOPA, exceto no que vai ficar no fundo do RS que tem de estar tapado.

oZxuGAj.jpg

e253I2u.jpg

Depois de tudo aberto e furado, rebarbei bem as arestas para retiras as imperfeições, e comecei a pintura. Latas de tinta em spray, branco e preto MATE para reduzir reflexões, foi o que usei, no Leroy Merlin a cerca de 2,70€ cada lata. Preto por dentro, pintei umas 3 camadas, e branco por fora mais umas 3 demãos bem dadas para ter certeza que a opacidade era total. Por fora, na base dos pratos, pintei no centro também de preto, por cima do branco inicial, para reduzir ainda mais as reflexões. Para limitar o preto á ára pretendida, enrolei uma folha de papel no diâmetro aproximado e pintei para o interior desse "tubo" improvisado resultou bem e o que veio por fora não chateia... fica tapado...

WtWAiiP.jpg

vcuumFn.jpg

WY89evZ.jpg

Depois quis arranjar uns espaçadores o mais certos possíveis para colocar entre cada prato, e descobri a cerca de um euro no Leroy Merlin, uns sacos de abraçadeiras para tubos de eletricidade, que cortado ficou mesmo á medida! 1,2cm de altura e ainda melhor, com rosca de 4mm tal como os varões de latão que lá comprei para servir de guias aos pratos!! Melhor era difícil. Fica a imagem do corte e da aplicação dos espaçadores nos varões de latão No topo, os varões de latão estão presos por duas porcas, uma fora do primeiro prato raso, e outra dentro para bloquear os varões nessa primeira medida.

3fl0bwl.jpg

AaAjr25.jpg

O aspecto acabado do produto é este!!! No final tenho mais uns adaptadores que servem para ligar os varões roscados de 6mm que me fixam o prato final e acabam por criar o ponto de apoio para os parafusos de 6mm que vão segurar o RS no seu local futuro, este ainda em estudo por causa do alcance de emissão rádio dos dados que é algo limitado pelas paredes da casa.

z30ol8r.jpg

HIc88JC.jpg

Agora ainda falta o silicone "cola-e-veda" no parafuso superior e uma tampa BRANCA de garrafa de plástico que vai tapar o mesmo, por questões estéticas, térmicas e de estanquicidade.

Disponível para os vossos comentários e questões!

Entretanto, a estação já está registada no Weather Underground, com o código ID= IPORTOPO6 em Guifões, Matosinhos.

Boas Maxispot.

Antes de mais os meus parabéns pelo excelente trabalho que ficou igualmente muito bem explicado e ilustrado! :thumbup:

Acho que são poucos os que aqui têm um RS tão bem construído.

Agora falta verificar se na prática os resultados são os esperados. :D

Vi nas tuas fotos que optasse por pintar o varão (que julgo ser para a estação) de preto. Pode ser um pormenor, mas não irá aquecer muito?

Como irás fixar o RS?

Certamente ainda ficou caro, mas dá um grande gosto ser-mos nós a fazê-lo.

Fica bem e obrigado por esta partilha tão educativa para todos nós!

• Gosto
Reactions: Maxispot e CptRena
Parabéns Maxispot pela montagem! Também eu no meu tempo construí o meu próprio Radiation Shield. A montagem ficou com um excelente aspecto e ficou bem, explicada! Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)
De qualquer forma, deixo de novo os parabéns pela montagem!
Bons registos! ;)

Agora ainda falta o silicone "cola-e-veda" no parafuso superior e uma tampa BRANCA de garrafa de plástico que vai tapar o mesmo, por questões estéticas, térmicas e de estanquicidade.

Eu talvez optasse por usar uma anilha em borracha com diâmetro interior justo ao varão e diâmetro exterior um pouco mais que a porca, e apertar de forma suave (nem muito nem pouco) até porque a força elástica da anilha mantém a porca enroscada. E depois colar a tal tampa branca por exemplo com cola quente ou um pouco de cola-e-veda apenas nas arestas da tampa que fica encostada.

Excelente trabalho :thumbsup:

Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)

Se é assim como dizes, então por que razão a Vaisala os fabrica como o actioman publicou? :rolleyes:

Parabéns Maxispot pela montagem! Também eu no meu tempo construí o meu próprio Radiation Shield. A montagem ficou com um excelente aspecto e ficou bem, explicada! Contudo, discordo da tua opção de pintar o interior dos pratos de negro... Aquilo que pensas ganhar em diminuir a reflexão interna, vais perder pelo aumento da absorção térmica. Esses pratos vão aquecer mais do que o desejável, e isso é exactamente o que tu não queres! ;)
De qualquer forma, deixo de novo os parabéns pela montagem!
Bons registos! ;)

Z13 tudo bem :)
Como tu sabes o RS da vaisala usado pelo IPMA também tem pratos que são pretos por dentro, tal como mostrei num post meu mais acima e como tudeves saber por experiência própria ;). Achas que essa opção da Vaisala não é vantajosa?
Eu inicialmente também tinha algumas dúvidas, mas ao ver que era utilizado pela marca e por alguns outros semi-profissionais como o abrigo da PeterBros, se não estou em erro.

• Gosto
Reactions: Z13
O radiation shield da Davis Vantage Pro 2 já protege alguma coisa ou é fraquinho?:huh:

Z13 tudo bem :)

Como tu sabes o RS da vaisala usado pelo IPMA também tem pratos que são pretos por dentro, tal como mostrei num post meu mais acima e como tudeves saber por experiência própria ;). Achas que essa opção da Vaisala não é vantajosa?

Eu inicialmente também tinha algumas dúvidas, mas ao ver que era utilizado pela marca e por alguns outros semi-profissionais como o abrigo da PeterBros, se não estou em erro.

Honestamente não entendo que as vantagens sejam assim tão evidentes... Mas também não estou devidamente esclarecido sobre o assunto...
A Vaisala deve ter engenheiros e físicos a trabalhar para eles e já devem ter testado várias configurações possíveis.
Há que lhes dar o benefício da dúvida! ;)

• Gosto
Reactions: actioman
Honestamente não entendo que as vantagens sejam assim tão evidentes... Mas também não estou devidamente esclarecido sobre o assunto...
A Vaisala deve ter engenheiros e físicos a trabalhar para eles e já devem ter testado várias configurações possíveis.
Há que lhes dar o benefício da dúvida! ;)

"The special plastic used in the plates
has excellent thermal characteristics;
the white outer surface reflects
radiation; the black inside absorbs
accumulated heat."

O plástico especial usado nos pratos tem excelentes características térmicas; a superfície exterior branca reflecte radiação; a superfície interior preta absorve calor acumulado.

Fonte: Vaisala DTR500 Datasheet

• Gosto
Não esquecer que o preto é um absorsor perfeito, assim como um emissor perfeito...

Não esquecer que o preto é um absorsor perfeito, assim como um emissor perfeito...

Não entendo em que sentido o negro é o "emissor perfeito". À temperatura ambiente apenas emite em infra-vermelho. A centenas de graus Celsius pode emitir no visível, mas aí já não é negro!!!

Ele é de facto o melhor absorvente electromagnético, mas como "nada se perde, tudo se transforma", cada fotão absorvido pelo negro é transformado em calor. A discussão que nós devemos ter é se esse calor é suficiente para aumentar a temperatura interior do RS ou se é preferível manter o interior branco, aumentando a reflectividade interna mas mantendo a temperatura interior o mais baixa possível....
Pelos vistos, mesmo na indústria há opções diferentes...

• Gosto
Algum dia tenho o mastro cheio de RS :D:lmao:

0NGZqsz.jpg

• Gosto
Reactions: MeteoAlentejo
Boas. Gostava da vossa opinião em relação a uma coisa. Acham que no fim de fazer um RS se for pintado com este tipo de tinta ficará a funcionar melhor?
http://blogdopetcivil.com/2012/03/25/tinta-isolante-de-calor/
Não sei se ha em Portugal mas sei que existe um pó com as nanoesferas a venda em Portugal e que se mistura com a tinta depois.
Obrigado

Boa noite caros foristas e antes de mais, peço desculpa pela longa ausência de resposta, mas o tempo não tem dado para nada... a parte positiva é que tenho o RS testado e mais do que testado desde o último post.

Mesmo com o RS colocado a um metro de altura apenas, por cima de um telhado em telha cerâmica que condensa e irradia calor que influencia as medições (vai subir mais alguma coisa em breve...) os resultados têm sido animadores.

Comparando com duas estações próximas e fiáveis, nomeadamente a do aeroporto do Porto e a do ISEP, a minha medição de temperatura está praticamente sempre igual á do iSEP e um grau acima do aeroporto, por vezes chega aos dois, mas como está virada a sul e protegida do Norte, também faz diferença por aí! Agora é esperar pelos dias acima dos 30 graus a ver se as diferenças ampliam. Para já estou MUITO CONTENTE com os resultados deste RS.

Quanto a caro, culpo mais os pratos que levou o preço quase para os 20 euros mas o acabamento que dão é TOP !