Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Boas actionman como estás?? :thumbsup:

Eu tenho para ali um conjunto dessas brocas que comprei para fazer o RS do MeteoAlentejo mas eram pequenas e não consegui encontrar maiores :D

Mas como não é algo importante e apenas contribui para a estética interior do RS, preferi fazer isto à mão que já acaba por ser relativamente fácil e rápido :lol:

Abraço!

Ok então!
Eu as que comprei acho que o maior diâmetro era de uns 12 ou 13 cm.

Abraço.

Por fim, acabados.

LhZc8Eb.jpg

v6sCjhx.jpg

PYLXoUW.jpg

:thumbsup:

Boas,

tomei finalmente a iniciativa de fazer um RS. :D

Apesar de ser a primeira tentativa e tal acho que até ficou bem. Agora tenho de lhe dar uns pequenos ajustes como o espaçamento entre pratos (2 cm de momento), que é exagerado, mas acho que 1 cm também ficam tão juntos que dá a sensação que o interior não fica bem ventilado. Qual é a distância que recomendam?

Aqui fica uma foto do aspecto atual da engenhoca apesar de ainda não acabado, depois coloco o resultado final juntamente com o material que usei:

nfl7.jpg

Ps: O RS foi feito para abrigar o sensor da minha PCE, embora ainda não tenha um local específico para a instalação completa, mas vou tratar disso daqui para a frente, penso que até ao verão já a devo ter a debitar dados para a net.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Boas,

tomei finalmente a iniciativa de fazer um RS. :D

Apesar de ser a primeira tentativa e tal acho que até ficou bem. Agora tenho de lhe dar uns pequenos ajustes como o espaçamento entre pratos (2 cm de momento), que é exagerado, mas acho que 1 cm também ficam tão juntos que dá a sensação que o interior não fica bem ventilado. Qual é a distância que recomendam?

Aqui fica uma foto do aspecto atual da engenhoca apesar de ainda não acabado, depois coloco o resultado final juntamente com o material que usei:

Ps: O RS foi feito para abrigar o sensor da minha PCE, embora ainda não tenha um local específico para a instalação completa, mas vou tratar disso daqui para a frente, penso que até ao verão já a devo ter a debitar dados para a net.

Está muito bom!

Se me permites e baseando-me na minha experiência pessoal, pois tive uma PCE durante 3 anos com um abrigo feito por mim, existem em muitos abrigos um erro que pode levar a alterar quer a temperatura quer os valores da H.R., é o rebordo dos pratos. Ou bem que o enchem ou então façam-lhe furos para a água escoar.
Quanto à distância dos 2cm entre pratos é claramente um exagero e vai entrar muita luminosidade, logo poder alterar as temperaturas. Eu utilizei 1cm e nunca achei que o termo-higrómetro estava demasiado fechado, antes pelo contrário. Quando comprei a minha Davis pude testar durante 1 mês os dois sensores lado a lado e o resultado foi perfeito! ;)

Em todo o caso muitos parabéns pelo resultado final. Assim sim a tua PCE será assertiva nos valores de temperatura medidos.
Agora já sabes terá de ficar num local permanentemente exposto ao Sol e afastado de obstáculos em seu redor.

• Gosto
Reactions: Ruipedroo e Teles
Está muito bom!

Se me permites e baseando-me na minha experiência pessoal, pois tive uma PCE durante 3 anos com um abrigo feito por mim, existem em muitos abrigos um erro que pode levar a alterar quer a temperatura quer os valores da H.R., é o rebordo dos pratos. Ou bem que o enchem ou então façam-lhe furos para a água escoar.
Quanto à distância dos 2cm entre pratos é claramente um exagero e vai entrar muita luminosidade, logo poder alterar as temperaturas. Eu utilizei 1cm e nunca achei que o termo-higrómetro estava demasiado fechado, antes pelo contrário. Quando comprei a minha Davis pude testar durante 1 mês os dois sensores lado a lado e o resultado foi perfeito! ;)

Em todo o caso muitos parabéns pelo resultado final. Assim sim a tua PCE será assertiva nos valores de temperatura medidos.
Agora já sabes terá de ficar num local permanentemente exposto ao Sol e afastado de obstáculos em seu redor.

Obrigado pela opinião e dicas! :thumbsup:

Vou então diminuir o espaçamento para 1cm e depois é uma questão de fazer testes, só que por aqui está difícil de arranjar um bom dia de sol para tal.

Quanto ao que mencionas-te em relação ao rebordo dos pratos, queres dizer que o excesso de água nestes tem influência na medição da temperatura e humidade?

Em todo o caso já fiz 4 furos em cada rebordo.

Cmps.

Bom dia.

Estou a comprar os pratos para o RS mas estou indeciso entre um raio de 20 ou 25 cm. Que aconselham?

Bom dia.

Estou a comprar os pratos para o RS mas estou indeciso entre um raio de 20 ou 25 cm. Que aconselham?

Já acho os meus de 22cm exagerados... preferia os de 18cm.

Bom dia.

Pedro tudo bem? ;)

Eu utilizei uns de 22cm e pareceram-me bem na altura! Abaixo dos 20cm parecem-me ser já pequenos demais...

Aqui fica a imagem dos que na altura utilizei:

S6nBCSE.jpg

Também depende do sensor, mas 20cm parecem-me bem.

É um igual ao teu! ;)

Boas,

Estou a fazer o meu primeiro RS baseado nas excelentes informações que fui colhendo aqui no fórum. Contudo, acho que vou testar uma modificação que creio que poderá ter algum efeito.

Estou a utilizar uns pratos de sopa da DOMPLEX, meios quadrados e sem rebordo, adquiridos no Continente, 4 roscados em latão com 6mm de diametro para rigidez e resistência à corrosão, e no topo mais dois pratos da DOMPLEX, da mesma série quadrada, mas os de prato principal, o que cria uma aba que protege um pouco mias os restantes.

Como tenha uma Lacrosse WS3650 preciso de uns 17 centímetros úteis, ao alto no RS o que me faz usar cerca de 10 pratos ao todo para ter a altura necessária, com um espaçamento de 1,2 cm entre eles, criado com uma adaptação de umas abraçadeiras plasticas que ficam 5 estrelas.

A modificação que vos quero falar tem a ver com a pintura EM PRETO FOSCO no interior dos pratos para reduzir a reflexão de luz para o interior. A minha ideia passou por pintar de preto a face que fica virada para baixo dos pratos todos, e pintei de preto também em cima, o que lhes deu uma opacidade total imediata, tendo depois pintado de BRANCO FOSCO apenas os rebordos que ficam virados para a luz, ou seja, reflete a luz direta mas toda a que passe para o interior terá tendência a ser anulada pelo preto.

Não recebendo luz direta, creio não correr o risco de o preto me fazer subir a temperatura dentro do abrigo... ou ser+a que estou enganado?

O corte interior foi feito com uma broca craniana com 7 cm de diâmetro, mesmo á justa para o sensor da EM, e quis manter justo para tentar reduzir ao máximo a luz.

Algumas opiniões dos membros mais experientes? Obrigado desde já.

A modificação que vos quero falar tem a ver com a pintura EM PRETO FOSCO no interior dos pratos para reduzir a reflexão de luz para o interior. A minha ideia passou por pintar de preto a face que fica virada para baixo dos pratos todos, e pintei de preto também em cima, o que lhes deu uma opacidade total imediata, tendo depois pintado de BRANCO FOSCO apenas os rebordos que ficam virados para a luz, ou seja, reflete a luz direta mas toda a que passe para o interior terá tendência a ser anulada pelo preto.

Não recebendo luz direta, creio não correr o risco de o preto me fazer subir a temperatura dentro do abrigo... ou ser+a que estou enganado?

Fizeste um RS igual ao que se usa nas EMAs do IPMA :thumbsup:
Bom trabalho.

O que fiz para o sensor Auriol também o pintei de preto por dentro.

• Gosto
Reactions: Maxispot
Fizeste um RS igual ao que se usa nas EMAs do IPMA :thumbsup:
Bom trabalho.

O que fiz para o sensor Auriol também o pintei de preto por dentro.

"Igual" é como quem diz... Apenas na cor preta por dentro! ;)
Aquele abrigo de radiação da Vaisala (modelo DTR13) ui ui é um pequena fortuna... uns meros 900 Euros aproximadamente. Só o abrigo! :hehe:

Aqui uma fotos:

BfYfrBu.jpg

FYvvXkK.jpg

kZe5oTp.jpg

Em todo o caso os meus parabéns pela ideia ao Maxispot! Ficamos à espera de fotos. :thumbsup:

Abraço!