DANA Espanha (Valencia) Outubro 2024

  • Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
Partilho três artigos interessantes, e que me parecem ser de fontes fidedignas, que abordam esta questão da remoção de diques e afins na Comunidade Valenciana:


Os dois últimos falam do já célebre mapa com os pontos azuis que, ao que parece, apesar de verdadeiro, mostra precisamente o contrário do que se diz por aí... :rolleyes:
 
16033-f5771fb5ceffe82fa175f381bc6dfdde.jpg

Em relação a esta imagem, uma das coisas que fizeram em vários rios de Valência, e não só, foi removerem também simples diques, que não barragens como mostra a legenda da imagem.
Ora os diques não servem de nada em chuva moderada a forte. Nem sequer mínimos obstáculos a situações de chuvas torrenciais.
Num evento como o ocorrido nunca serviriam de nada, nem que fossem milhares...

E eu até sou apologista dos pequenos diques, porque permitem mantém planos de água que sustentam uma biodiversidade saudável.

Já fugindo um pouco ao tópico mas não queria deixar passar o seguinte. As estruturas hidráulicas (barragens, açudes, diques, represas etc) em cursos de água permanente fazem muito mais mal do que bem em relação à ecologia/biodiversidade dos rios. Impedem a migração de peixes e criam locais em que ocorre eutrofização da água com consequente perda de qualidade. Estruturas obsoletas, que não servem para controlo de cheias devem ser removidas. Desconheço que tipo de estruturas hidráulicas foram removidas na zona de Valencia, mas quero acreditar que houve rigor técnico e acima de tudo bom senso em não remover estruturas que fossem essenciais para a retenção de cheias.
 
O mesmo sítio antes:
832KcxL.jpeg
Esta imagem também tem muito que se lhe diga... A quantidade de vegetação presente no leito demonstra uma total incúria para manter boas condições de escoamento.
Por outro lado, a imagem é de abril e não há vestígio de água nem de qualquer ecossistema a preservar. Obviamente que nestas linhas de água sazonais e torrenciais não há qualquer impacte negativo da construção de açudes para amortecimento de cheias.
 
Última edição:
- Precipitação acumulada em 14 horas: 771,8 mm
- Precipitação máxima em 5 horas: 616,8 mm
- Precipitação máxima em 4 horas: 581,0 mm
- Precipitação máxima em 3 horas: 476,2 mm
- Precipitação máxima em 2 horas: 319,6 mm
- Precipitação máxima em 1 hora: 184,6 mm
- Precipitação máxima em 30 minutos: 102,8 mm
- Precipitação máxima em 10 minutos: 42,0 mm
Segundo este documento, a precipitação com um período de retorno de 500 anos para a duração de uma hora (na rambla de Poyo, que atravessa Chiva e Paiporta), é de 240 mm em 4 horas e de 330 mm em 14 horas. Os registos são superiores ao dobro destes valores.