StormRic
Furacão
Qual é a fonte dessa informação?uma das coisas que fizeram em vários rios de Valência, e não só, foi removerem também simples diques
Qual é a fonte dessa informação?uma das coisas que fizeram em vários rios de Valência, e não só, foi removerem também simples diques
Em relação a esta imagem, uma das coisas que fizeram em vários rios de Valência, e não só, foi removerem também simples diques, que não barragens como mostra a legenda da imagem.
Ora os diques não servem de nada em chuva moderada a forte. Nem sequer mínimos obstáculos a situações de chuvas torrenciais.
Num evento como o ocorrido nunca serviriam de nada, nem que fossem milhares...
E eu até sou apologista dos pequenos diques, porque permitem mantém planos de água que sustentam uma biodiversidade saudável.
Desconheço que tipo de estruturas hidráulicas foram removidas na zona de Valencia, mas quero acreditar que houve rigor técnico e acima de tudo bom senso em não remover estruturas que fossem essenciais para a retenção de cheias.
Esta imagem também tem muito que se lhe diga... A quantidade de vegetação presente no leito demonstra uma total incúria para manter boas condições de escoamento.O mesmo sítio antes:
Segundo este documento, a precipitação com um período de retorno de 500 anos para a duração de uma hora (na rambla de Poyo, que atravessa Chiva e Paiporta), é de 240 mm em 4 horas e de 330 mm em 14 horas. Os registos são superiores ao dobro destes valores.- Precipitação acumulada em 14 horas: 771,8 mm
- Precipitação máxima em 5 horas: 616,8 mm
- Precipitação máxima em 4 horas: 581,0 mm
- Precipitação máxima em 3 horas: 476,2 mm
- Precipitação máxima em 2 horas: 319,6 mm
- Precipitação máxima em 1 hora: 184,6 mm
- Precipitação máxima em 30 minutos: 102,8 mm
- Precipitação máxima em 10 minutos: 42,0 mm
A mim parece-me que os muros do coroamento simplesmente desapareceram:Vi um vídeo dessa barragem, que dava para ver que a zona afectada junto ao paredão, estava cheia de vegetação que foi arrancada, mas não há sinais de transbordo a não ser nessa margem.
Foram mesmo as árvores a cederA mim parece-me que os muros do coroamento simplesmente desapareceram:
Parece claro que ha sufrido sobrevertidos que han destrozado el paramento y el estribo.