Snifa
Furacão
Grande parte da precipitação nestas zonas é de regime tormentoso, há demasiada ocupação humana de linhas hídricas sujeitas a regimes pluviosos curtos mas intensos.
Pequenos ribeiros transformam-se em rios de grande vazão...então grandes rios passam as margens facilmente e inundam áreas imensas.
Lembrei-me de um artigo que li há uns anos e cá está uma curta busca no google.
Ver anexo 15682
A "pantanada de Tous", em valência, ocorrida em há 42 anos, no dia 20 de outubro de 1982. Resultou no rebentamento da barragem de Tous, após caírem mais de 1000 litros\m2 em menos de 24h (estimativa baixada oficialmente por 2 investigadores para também imponentes 882 litros\m2), um absurdo mesmo para o atual evento.
https://www.apuntmedia.es/noticies/...tous-desastre-va-marcar-ribera_1_1738661.html (traduzam no browser para português)
Aqui, no site meteored, está muito bem documentada e analisada toda a evolução desse episódio de 1982, com cartas e imagens de satélite, precipitações acumuladas, comportamento dos rios, barragens, etc...
Inundaciones de octubre de 1982: la "pantanada" de Tous (Parte I)
Reportaje fotográfico Parte IArtículo de octubre de 2006. Recuperado en octubre de 2013.Juan Pablo Cerro Bermejo ilicitano81(arroba)hotmail.comPalabra
www.tiempo.com
Última edição: