Dan
Moderação
Previsões pouco animadoras. A estação chuvosa seria novamente fraquita. Depois de um ano climático com défice de precipitação, outro igual não vinha nada a calhar. Pode ser que essas previsões não se concretizem.
É impressão minha ou os modelos ainda dão mais frio para os próximos meses dado que a La Nina permanece mais do que aquilo que se esperava .....
Em relação á precipitação a ordem parece ser para tirar e assim parece que:
Setembro/Outubro/Novembro --- é para tirar
Dezembro/Janeiro/Fevereiro -- colocar alguma ...
Parece que neste momento os modelos estão a ficar algo indecisos mas parece que os meses tendem para a normalidade sem haver nem muito chuvoso nem muito seco .. mas que me parece que vai haver mudanças nos proximos 15 dias !!
Em aposto num Outono/Inverno seco mas não excessivamente seco, contudo o tempo é para gelar e a precipitação ligeiramente abaixo da média !!
A actividade solar não tem ocorrido como previsto. Seria de prever um aumento progressivo do nº de manchas solares (novo ciclo) coincidindo com o fim de La Ninã!
Mas a verdade é que a nossa estrela se está atrasando um pouco, pois
de momento o Sol não apresenta manchas!
Ver:
http://www.spaceweather.com/
Ver Última:
http://www.spaceweather.com/images2...lank.gif?PHPSESSID=1o6jnl3lqtp37dlbd1975i69a3
Quanto às previsões de Outono/Inverno, parece-me que o Inverno vai ser um pouco mais seco e portanto, mais frio, o que é normal!
Ps: Sei que o Inverno este ano foi também algo seco, embora mais quente que o normal, mas é raro tal acontecer. Normalmente associo tempo seco de Inverno a situações estacionarias de anticiclones estacionados desde a Península Ibérica à Escandinávia com circulação de ar mais frio.
Ps: Sei que o Inverno este ano foi também algo seco, embora mais quente que o normal, mas é raro tal acontecer. Normalmente associo tempo seco de Inverno a situações estacionarias de anticiclones estacionados desde a Península Ibérica à Escandinávia com circulação de ar mais frio.
peço desculpa mas para mim anomalias entre -0.5 e +0.5 sao temperaturas normais ou seja dentro da media.
as manchas solares q influencia teem no nosso inverno?
Pelo menos aqui na região, tivemos um período seco que coincidiu essencialmente com os meses de Outubro, Novembro e Dezembro e os dois últimos meses apresentaram efectivamente anomalia negativa ao nível da temperatura.