Detector de Trovoada - blitzortung

Miguel, vejo que ainda te persistem algumas duvidas sobre o modo de funcionamento do sistema Blitzortung.
A situação que descreves é perfeitamente normal, quanto mais próximo de ti estiver a trovoada maiores são as probabilidades de ela não ser detectada pela tua estação, porque ela entra naquilo que normalmente se designa por "modo de interferência".
Imagina por hipotese que a trovoada se situa entre Oeiras e a Moita, e que, tambem por hipotese, ambas as estações ficam em modo interferência, ora as que sobram não chegam para validar a descarga, a não ser que ela seja muito forte e tenhamos a ajuda de algumas estações em Espanha.
A coisa é mesmo assim, ainda hoje foram registadas descargas a 6 - 7 Km da minha localização, e a minha estação não teve participação no seu registo, mas por outro lado ajudou a registar outras descargas que ocorreram a 40 - 50 Km. Precisamos de uma maior densidade de estações, e mesmo assim sempre se perderão alguns registos.
Hà pouco tempo alguem me perguntou em privado se, existindo já a minha estação, valeria a pena instalar uma nova estação num local que não dista mais de 50Km da minha localização, e a resposta que dei, foi que sim, que vale a pena e muito. Basicamente o sistema funciona de forma que cada um detecta para as localizações de outros e os outros detectam para a nossa, é o somatório de importa.

Hà uma coisa que podes fazer, e que pode melhorar as possibilidades de a tua estação participar na deteção de descargas próximas. Quando sentires que as trovoadas estão próximas, reduz o ganho dos amplificadores, isso pode evitar que entres em modo interferência, e quando a trovodada se afastar repôes os valores anteriores... podes tambem activar o Auto Adapt to Noise e o Auto Amplitude Filter. Este procedimento é recomendado por um dos developers no forum da Blitzortung. Eu utilizo-o e estou satisfeito com os resultados.

Cumprimentos

Ok Werk,
Assim já percebi.
Mas é uma pena que isso seja assim, mas é compreensível.
Do auto noite já tenho activado, o resto vou confirmar.
Obrigado pela excelente explicação.
Abc

O MeteoTomar esta assim e recomendo. Miguel se quiseres posso meter a tua estação assim :)

Boas Luis,
Só vi a tua mensagem depois.
Ela como está agora com as configurações que meteste estou muito contente com o seu funcionamento.
Mas se com essas alterações ela ficar melhor ainda boa siga em frente.
Obrigado.
Abraço.

Para o próximo ano já virão montados :)

AF10 bem vindo e espero que consiga colocar a estação a funcionar.
Quanto a outras escolas não conheço :(
Abc
Boas tardes.

Se isso for verdade, para o ano posso garantir a minha adesão a esse projeto :thumbsup:

• Gosto
Reactions: lsalvador
Pessoal

Com a aproximação da venda dos novos Kit's, Blue System, alguns kit's red system estão a venda no forum. Neste momento tenho o contacto de um alemão que tem um kit para venda, ainda não foi montado, é igual ao kit que o Cercal tem.

Quem estiver REALMENTE interessado, envie-me uma PM que indicarei o valor que pede e darei o contacto.

Não tenho nada a haver com o negocio, o único interesse é aumentar a rede em Portugal e melhorar os nossos sinais.

Boas pessoal

Alguém com planos de adquirir um Kit e juntar-se ao projecto, são precisas mais estações por cá :), principalmente a norte e a sul.
Boas...

Parece-me ter visto no site deles que de momento não estão a receber novas encomendas.
Aqui já estamos a pensar num sistema destes há algum tempo, mas ainda não houve disponibilidade.
Quando reabrirem as encomendas, certamente colocaremos o assunto novamente em cima da mesa. ;)

Se quiseres esperar pelos novos kits, os Blue tudo bem, mas tens malta a vender o Red Kit por montar a bons preços. Tens la um Holandês a vender um kit por montar por 125€, a ultima versão que saiu, que já não usa os ferrites, igual ao do Cercal.

• Gosto
Reactions: ecobcg
Se quiseres esperar pelos novos kits, os Blue tudo bem, mas tens malta a vender o Red Kit por montar a bons preços. Tens la um Holandês a vender um kit por montar por 125€, a ultima versão que saiu, que já não usa os ferrites, igual ao do Cercal.

ok. Obrigado. Vou dar uma olhadela.:)

As trovoadas estão de volta, e coisas novas tambem...
Ora aqui fica o link para um mapazinho animado da Ibéria com as trovoadas das últimas duas horas,
que inclui tambem a localização das nossas estações, e informação extra sobre as mesmas, clicando no icon.
Tudo em tempo real, é claro, graças ao BlitzOrtung a ao excelente script do Ken (Saratoga Weather) tambem autor das excelentes Saratoga Templates

http://www.meteocercal.info/wx_BOIberia.php

Disfrutem :)

Hoje foi um dia em cheio para os detectores portugas. Mesmo sendo poucos, certamente que contribuimos bastante para a deteção das trovoadas de hoje no território nacional.