Miguel, vejo que ainda te persistem algumas duvidas sobre o modo de funcionamento do sistema Blitzortung.
A situação que descreves é perfeitamente normal, quanto mais próximo de ti estiver a trovoada maiores são as probabilidades de ela não ser detectada pela tua estação, porque ela entra naquilo que normalmente se designa por "modo de interferência".
Imagina por hipotese que a trovoada se situa entre Oeiras e a Moita, e que, tambem por hipotese, ambas as estações ficam em modo interferência, ora as que sobram não chegam para validar a descarga, a não ser que ela seja muito forte e tenhamos a ajuda de algumas estações em Espanha.
A coisa é mesmo assim, ainda hoje foram registadas descargas a 6 - 7 Km da minha localização, e a minha estação não teve participação no seu registo, mas por outro lado ajudou a registar outras descargas que ocorreram a 40 - 50 Km. Precisamos de uma maior densidade de estações, e mesmo assim sempre se perderão alguns registos.
Hà pouco tempo alguem me perguntou em privado se, existindo já a minha estação, valeria a pena instalar uma nova estação num local que não dista mais de 50Km da minha localização, e a resposta que dei, foi que sim, que vale a pena e muito. Basicamente o sistema funciona de forma que cada um detecta para as localizações de outros e os outros detectam para a nossa, é o somatório de importa.
Hà uma coisa que podes fazer, e que pode melhorar as possibilidades de a tua estação participar na deteção de descargas próximas. Quando sentires que as trovoadas estão próximas, reduz o ganho dos amplificadores, isso pode evitar que entres em modo interferência, e quando a trovodada se afastar repôes os valores anteriores... podes tambem activar o Auto Adapt to Noise e o Auto Amplitude Filter. Este procedimento é recomendado por um dos developers no forum da Blitzortung. Eu utilizo-o e estou satisfeito com os resultados.
Cumprimentos