Nos últimos dias não pude deixar de reparar numa enorme contradição.
Sei que uma das principais preocupações das várias pessoas entrevistadas pela SIC era a de transmitir uma imagem digna dos entusiastas de Meteorologia. Por vezes é fácil a comunicação social resvalar para áreas um pouco cinzentas, mas não foi felizmente o caso, a matéria foi impecavelmente tratada por parte do jornalista Pedro Miguel Costa da SIC.
Sabemos também que por vezes alguns de nós se queixam que os amigos e até os próprios familiares os olham como uma espécie de "maluquinhos" do tempo, seres "exóticos" com uns estranhos gostos pelas nuvens ou trovoadas e que gastam dinheiro numas maquinetas esquisitas que medem a temperatura e a precipitação.
Ora, sabendo isso tudo, não acham uma enorme contradição sermos nós próprios a usar tantas vezes o termo "meteolouco" ? Como se pode pedir aos outros que não nos tratem como uns malucos do tempo se nós próprios nos tratamos assim entre nós ?
Fica aberta a reflexão e discussão
O que significa METEOLOUCO?
Etimologicamente, METEOLOUCO deriva de METEO+(-OROS)+LOU.CO(LOUCURA+O+(-URA).
METEO, significa atmosfera, esfera celeste
LOUCO, significa aluado, alienado, demente, maluco, vesano, maluco mas também significa aquele que perdeu a razão, apaixonado, arrebatado, brincalhão, alegre, divertido, de cabeça perdida, ou furioso.
Psicologicamente falando, diria que METEOLOUCO é acima de tudo alguém que necessita do chamado poder de autorização, que em última análise deverá vir de si próprio quando consciente do seu estado.
O METEOLOUCO, no seu estado de "loucura meteorológica", se consciente iria definir-se como alguém que se insurge contra a realidade dos modelos/ensembles que teimam em não corresponder aos seus sonhos/ansias mais desejadas. Ele consegue encontrar numa agulha num palheiro, a
possibilidade de nevar em pleno Agosto! Mas ele sabe que assim é, e compensa-se de 2 formas "é o sonho que comanda a vida" e a outra será encontrar uma comunidade que partilhe dos seus sentimentos e interesses!
Daí o poder de autorização! É a nossa comunidade que partilha e aceita de forma geral, embora regrada, esta forma de loucura! Mas o poder de autorização deverá antes de mais vir de nós próprios e aceitar-nos como pessoas que têm um ânsia infinita de viver, sentir os fenómenos da natureza,
encontrando muitas vezes um pequeno espaço de disponibilidade na tão difícil gestão do tempo nos nossos dias. Somos também cientistas, andamos sempre observando e tentando prever, coisa que só os humanos fazem! Correcto? Porque seremos então METEOLOUCOS, se as nossas caracteristicas são caracteristicas de seres inteligentes que observam, comunicam e preveêm o futuro?
Na verdade, sentimos muitas vezes que "os outros" não nos compreendem completamente, seremos nós loucos, ou os restantes habitantes do planeta?
Vou exemplificar:
1- Quantas vezes ouviram amigos falar.. "Ah e tal, com o frio que está, deve estar a nevar na serra da Estrela!" ao que eu respondo, "olha lá, mas o céu está limpo, não vês, basta até olhares pra serra! Dah..".
2- Ou então, os aldeões da terra a falar.. "Ah e tal, Castelo Branco é mesmo frio, porque está de caras para a Serra da Estrela!". Mas aí nem me atrevo a
explicar-lhes que na realidade, Oleiros e Proença-a-Nova se encontram alinhados NE/SW com a Serra da Estrela favorecendo-lhes muito mais o
escoamento de ar frio em fenómenos de inversão térmica, e também com maior probabilidade de precipitação por se encontrarem no sistema central e não depois como Castelo Branco (efeito de barreira de condensação).
3 - Ou então quando as pessoas falam.. "Ah e tal, hoje caí cá uma geada.. eu já vi geada a cair!!" Lol.. Sem comentários!
Seremos nós, os Loucos, penso que não. Mas se somos, apenas porque queremos compreender e prever a realidade, então não me importo de o ser!
Só porque temos muitas vezes comportamentos incompreensíveis, somos loucos?! Por nos arriscarmos a uma molha, a apanhar frio, a colocar o despertador de madrugada para ver se cai algo de branco?! Por ir tirar fotos pra serra, ou mesmo ir dar uma caminhada pela serra sozinho, quando há tanto para fazer em casa? Por registar as temperaturas e estado do tempo diárias desde os 12 anos? Serei louco?!
Com muito prazer, o testemunho do METEOLOUCO, Paulo H.