O tema lançado pelo Vince tem toda a oportunidade e adquiriu uma dimensão superlativa com o prograna da SIC, onde ficou vincada uma imagem de responsabilidade aliada a um fórum com fronteiras democráticas que consubstanciam idades de um escalão muito vasto (do jovem adolescente ao cidadão com netos), formações académicas diversas , capacidades financeiras e vivências sociais diferentes.
De facto este fórum não coloca barreiras à cidadania, considerando-a na sua plenitude, como um todo indissolúvel, impermeável ao bairrismo, ao regionalismo, ao maior ou menor cosmopolitismo e vendo nesta diversidade uma riqueza que traduzida científicamente só poderá conduzir aos melhores resultados. E isto é feito espontâneamente, sem artifícios...e as provas estão à vista.
Em síntese, o Fórum MeteoPt é uma prova de maturidade cívica e congrega livres pensadores numa matéria sensível e científica que, em princípio, seria contraditória com tal posicionamento e a favor de um absoluto determinismo.
Como tal, considero a utilização da expressão "meteoloucos", pelo seu lado mais positivo; o orgulho de se pertencer a um grupo de cidadãos que se preocupa com a natureza, com o equilíbrio ambiental enquanto componente indispensável do equilíbrio meteorológico, que se motiva e se sente mais integrado, quando verifica que o planeta afinal está vivo e se manifesta em expressões que alguns julgavam condenadas.
É uma comunidade que tem os seus próprios "tiques" (será exagerado chamar-lhe rituais) e que que para além do saber à distância ou através de literatura e experiências relatadas não hesita em se mobilizar, independentemente das horas, dos dias , trocando o descanso, pela verificação "in loco", quando está longe do acontecimento ou servindo-se da solidariedade de colega(s) que, para o efeito, também não hesitarão em perder as suas noites ou horas de ócio, a favor de uma informação que poderá interessar ao grupo.
Os participantes do MeteoPT não são escuteiros. Também não são elementos agregadores de motivações ideológicas em todas as suas vertentes....Digamos que são cidadãos presos por uma suprema e justificada clandestinidade ; o amor à natureza. Que não escondem. E que gostam de partilhar. Sem barreiras...
Ser louco desta forma é manifestar um elevado grau de sanidade mental...
Ser meteolouco significa ser-se companheiro, solidário e cúmplice .... poderá significar uma forma de estar na vida....
E neste caso valerá a pena dizer: mas afinal o que interessa o que os outros pensam !