Diversidade climática em Espanha

  • Thread starter Thread starter Pek
  • Data de início Data de início
No dia 20 ou 21 de Outubro de 2009 nevou bem na Serra da Estrela (aos 2000 metros), ou seja, há menos de 3 anos. Certamente no passado nevou outras vezes. Não me surpreende nada que a neve aos 1000 metros seja um pouco menos rara no norte de Espanha em Outubro. Até ficaria surpreendido se assim não fosse.

Já agora, há um tópico dedicado a isso, de neve fora de época:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/neve-fora-de-epoca-de-maio-outubro-4583.html

Quanto ao que o Gerofil pôs, bastante interessante, desconhecia alguns pormenores, merece um tópico dedicado em breve.
 
No dia 20 ou 21 de Outubro de 2009 nevou bem na Serra da Estrela (aos 2000 metros), ou seja, há menos de 3 anos. Certamente no passado nevou outras vezes. Não me surpreende nada que a neve aos 1000 metros seja um pouco menos rara no norte de Espanha em Outubro. Até ficaria surpreendido se assim não fosse.

Já agora, há um tópico dedicado a isso, de neve fora de época:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/neve-fora-de-epoca-de-maio-outubro-4583.html

Quanto ao que o Gerofil pôs, bastante interessante, desconhecia alguns pormenores, merece um tópico dedicado em breve.

Interesante tópico (que nao conhecia). Embora, Vince, tes que reconhecer que de 2000 metros a 1000 metros há muita diferença.
Se tes interese na neve em Espanha no outubro de 2009 olha o seguimento no foro Meteored:
http://foro.tiempo.com/castilla-y-leon-octubre-de-2009-t108390.384.html Nevou no Sistema Central (Avila) a 2000 metros, e na cordilheira Cantábrica (Palencia e León) a 1700 metros.

O foro espanhol Meteored ( http://foro.tiempo.com/) leva activo dende o 2003, e dende entao, ja 10 anos, nao conseguiram nunca uma foto ou documento de neve na primeira metade de outubro a 1000 metros. Flocos pode ser, mas neve no solo no século XXI nunca. Lamento a irritaçao de Pek, mas eu nao vou ocultar a realidade.
 
Este verao foi muito seco nos Pirineus. As seguintes imagens do pico Posets (mais de 3300 metros, o segundo mais elevado da cordilheira) acreditam

JUNHO


JULho


AGOSTO
 
Eu fui este ano ao Aneto o ponto mais alto dos Pirenéus com 3404 metros e pude comprovar que foi um ano mais seco, neve só em cima do glaciar do Aneto e muito pouca.



vista do cimo do Aneto para o cume Maldito



Também encontrei no Glaciar uma corrente de água com muito caudal que entrava num buraco no gelo sem contar que por cima do glaciar tambem escorria muita.





Fiz um filme com fotos da ascensão



Encontrei esta noticia:

El glaciar del Aneto pierde un metro de espesor en su punto de mayor grosor en sólo un año

Que los glaciares del Pirineo están heridos de muerte no es una novedad, y que de aquí al 2040 seguramente no quede ni un sólo glaciar activo y que cada 20 años los glaciares pirenaicos activos se reducen a la mitad es un hecho. Ya he hablado de la defunción de algunos: la degradación de glaciar a helero del ancient glacier du neouvielle o la mera reducción a ventisquero del glaciar del Bachimala.

Pero si algún glaciar queda en los Pirineos con la categoría de tal, capaz de tarde en tarde generar grietas y tener metros y metros de grosor de hielo activo es el del Aneto, el conjunto de glaciares de la cara norte del Aneto, junt a los de la zona norte del Perdido y el glaciar del Vignemale, podrían considerarse como los últimos focos de resistencia del glaciarismo pirenaico y los que se esperan que duren más.

Ahora bien, en una reciente salida al Pirineo, he podido comprobar como el glaciar del Aneto en uno de los puntos en los que más grosor acumula, en la rimaya del collado Coronas este ha perdido grosor con respecto al año pasado.

En las siguientes fotos tomadas prácticamente en el mismo sitio y casi con el mismo ángulo se puede comprobar.

podes ler e ver aqui: http://www.joserodriguez.info/bloc/?p=3569

Temos que nos habituar, não podemos fazer nada :sad:
 
Editado por um moderador:
Obrigado, Northern

Temperaturas de agosto en aldeias do sistema ibérico (donde estao os locais mais fríos de Espanha segundo o meu caro compatriota Pek). Sao as medias das máximas.

SORIA
La Riba de Escalote 1042 metros 30,06ºC
Liceras 1150 metros 29,77ºC
Barriomartín La Póveda 1260 metros 28,63ºC

TERUEL
Albarracín 1130 metros 32,21ºC
Cedrillas 1380 metros 29,4ºC
Jabaloyas 1430 metros 28,84ºC

Sao dados oficiais de AEMET:
http://www.tiempodiario.com/tiempo-...ncia=Soria&label=temperaturas&Filtrar=Filtrar
http://www.tiempodiario.com/tiempo-...cia=Teruel&label=temperaturas&Filtrar=Filtrar

Para que poidam comparar
Evora 34ºC
Castelo Branco 32,4ºC
Bragança 28,2ºC
 
Primeiras imagens de aldeias nevadas en Espanha

CERLER 1500 metros


LLANAVES 1400 metros


Na Europa Central nevou a 100 metros, mais aínda assim aquí na Espanha a gente está convencida de que Espanha é o país de Europa donde mais neva, donde mais frío faz, donde mais tormentas acontecem, as nosas cidades sao as que têm mais días de geadas... Aquí na España a gente é assim, convencida de que Espanha é sempre o melhor en todo (clima,cocinha, deportes, cultura, universidades, superioridade racial...) :). No que de verdade somos um número 1 é em prepotencia e orgulho.
 
...mais aínda assim aquí na Espanha a gente está convencida de que Espanha é o país de Europa donde mais neva, donde mais frío faz, donde mais tormentas acontecem, as nosas cidades sao as que têm mais días de geadas... Aquí na España a gente é assim, convencida de que Espanha é sempre o melhor en todo (clima,cocinha, deportes, cultura, universidades, superioridade racial...) :). No que de verdade somos um número 1 é em prepotencia e orgulho.

Ferreiro, prepotência é continuares com a lenga lenga do costume.
Deixa-te de "picar" outros colegas do fórum e limita-te a mostrar a realidade.:mad:

Boas imagens:)
 
Logo dos ultimos anos com pouca neve nas montanhas ibéricas, parece que este ano vai ser melhor. Ao fim um bom começo de temporada. A regiao com mais neve é agora o vale de Arán, fermoso vale na vertente norte dos Pirineos e pertencente a Espanha.

Webcam agora (os locais a 1200 metros mais ou menos)

 
Até agora e em que pesse a um inicio de dezembro frío, nas cidades espanholas pouca neve.

Burgos 890 metros teve varios días com flocos, mas somente 1 día con neve no solo e menos de 1 cm de espesura
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08075&ano=2012&mes=12&day=15&hora=12&min=0&ndays=30

León 926 metros somente 1 día com espesura de menos de 1 cm
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08055&ano=2012&mes=12&day=15&hora=12&min=0&ndays=30

Reinosa, considerada a cidade espanhola mais fría, nenhum día de neve
 
Por certo, que outro janeiro mais, como sempre desde que eu participo no foro Meteopt, a maioria das estaçoes de ski espanholas com problemas por falta de neve. Das 5 estaçoes da Cordilheira Cantábrica, 3 estao pechadas por nao ter neve (Manzaneda, Leitariegos e Alto Campoo, está última muito perto da cidade de Reinosa), e as 2 que estao abertas (Pajares e San Isidro) o estao com poucos km e em boa parte debido á neve artificial. O mesmo acontece no Sistema Central e Ibérico. O Pirineo está um pouco melhor (tambem tem mais altitude), sobre todo a vertente norte (Baqueira Beret).
 
Ao fim uma nevada grande na vertente sul dos montes Pirineus. Na vertente norte é mais habitual que acumulem bastante neve, porem na vertente sul somente ocorre cada x anos.

Benasque (Huesca) 1140 metros, foto da terça feira, agora diminuiu um pouco o espesor

 
Nevou de novo muito nos Pirineus. Agora Benasque



Porem como sempre afirmo, a neve na Espanha a 1000 metros permanece pouco tempo no solo como regra geral, e a proba é que em Cantalojas 1320 metros, Sistema Central ja está derretendo




Nas capitais provinciais e cidades grande é muito pior, assim Burgos, normalmente a cidade com mais neve leva um inverno desastroso com somente 3 días com neve no solo e uma espessura máxima inferior a 1 cm:
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08075&ano=2013&mes=1&day=24&hora=12&min=0&ndays=30
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08075&ano=2012&mes=12&day=24&hora=12&min=0&ndays=30
 
Agora mesmo e aínda que o inverno começou seco e temperado podemos ja afirmar que as montanhas do norte de Espanha têm o inverno com mais neve desde 2009.
A imagem do satélite



Fora das areas de montanha, nas cidades e capitais provinciais importantes é outra historia distinta, e como quase sempre o número de dias com neve no solo é escasso.