Diversidade climática

re: Diversidade climática

INTERESANTE GUARDA.

Con esas precipitaciones invernales y esas temperaturas misma ha de ser un local muy nivoso, que fique con moita neve no inverno.

Sim, sobretudo quando a precipitação vem de Oeste ou Noroeste.
De Sudoeste por vezes, só ocasiona chuva.
Mas certamente deverão haver locais mais nevosos e frios na Estrela, como Penhas da Saúde e em outros ainda mais altos.

GUARDA. 40º32'N. 1007 metros de altitud en la Camara Municipal.

ALIAGA. 40º40'N. 1105 metros de altitud en la estación meteorológica.

ALIAGA

EN 1'0 18
FB 1'2 21
MR 4'7 30
AB 6'2 31
MY 10'7 61
JN 14'4 54
JL 18'4 38
AG 18'2 32
SP 15'5 40
OC 9'6 51
NV 3'8 42
DC 1'0 28

AÑO 8'7ºC 446mm

Guarda (serie 1931-1960)

Jan 176 3,4
Fev 101 4,2
Mar 172 6,6
Abr 94 8,8
Mai 92 11,3
Jun 38 15,9
Jul 13 18,8
Ago 17 18,9
Set 58 16,2
Out 109 11,4
Nov 155 6,8
Dez 170 3,8

anual: 1195mm 10,5ºC

Pena nao conhecer Guarda, gosto do clima. Inverno frio, verano fresquinho, chuvas, e de seguro boas neves, con esas temperaturas invernales y esas precipitaciones.

Comparativamente las temperaturas de verano son practicamente iguales.

Las lluvias de Julio y Agosto en Aliaga suponen 70 mm (16%). SI GUARDA TUVIERA ESE MISMO PORCENTAJE CAERÍAN EN ESOS DOS MESES..190mm¡¡¡

Por suerte considero que cuando tienes precipitaciones elevadas es mejor caer en otoño e invierno. 190 mm en Julio y Agosto sería :angry::angry:

INTERESANTE GUARDA.

Con esas precipitaciones invernales y esas temperaturas misma ha de ser un local muy nivoso, que fique con moita neve no inverno.

Mais uma vez obrigado nos Duero pelo seu contributo a este Forum é sempre bom vermos que existe quem se interesse pelas especificidades do clima português tem acrescentado uma mais valia a este site,desde dos Topicos criados pelo meu antigo Nick: Rtrinda que não via tanta participação neste forum.

En esas zonas de España donde la precipitacion en algunos casos no llega a 400 mm pero distribuidas en primavera y verano y EN SUELOS CALIZOS y de AMPLIA CONTINENTALIDAD es donde crece el PINUS NIGRA, de hasta 40 metros de altura y hay muy buenos bosques.

Como veis el hecho de que la pluviosidad no llegue a 400/500 mm no significa que no haya bosques o sea desierto.

pinusnigramap.png

Muito interessante este Mapa so vem-me provar mais uma vez que as minhas opiniões não são assim tão descabidas este Mapa representa aquilo q eu muitas vezes tento aqui expressar.
Muito bem....

Penso que Guarda e local moito bo para os Abies pinsapo, que resisten moito ben a seca.

Acredito terá florestas de Quercus Pyrenaica, nao e?

Penso que Guarda e local moito bo para os Abies pinsapo, que resisten moito ben a seca.

Sim e não só.
Embora esse carvalho tenha uma boa expressão na região.

Muito interessante este Mapa so vem-me provar mais uma vez que as minhas opiniões não são assim tão descabidas este Mapa representa aquilo q eu muitas vezes tento aqui expressar.
Muito bem....

Estou muito curioso para saber em quê é que aquele mapa suporta a sua opinião.

Sim de facto esta especie de Carvalho em todo o Norte e centro de Portugal.tambem na Zona da Covilhã. Devo-lhe tambem dizer que devido a singularidade do clima da serra da Estrela na Faixada Sul da serra da Estrela entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela região do Fundão produz-se das melhores Cerejas da Europa exportadas para todo o lado experimente que vale a pena.

Duero conhece a Serra dos Ancares perto de Lugo na Galiza??? estive lá o verão passado uma serra muito riquissima em vegetação quase em Estado selvagem sem a presença humana.

Mais uma vez obrigado nos Duero pelo seu contributo a este Forum é sempre bom vermos que existe quem se interesse pelas especificidades do clima português tem acrescentado uma mais valia a este site,desde dos Topicos criados pelo meu antigo Nick: Rtrinda que não via tanta participação neste forum.

Obrigado, Sim, gosto moito de ese clima. Como contrapunto Aliaga a misma latitude e altitude a outro lado da peninsula e un pouco mais frio en inverno. Mais nao ha moita neve. Ainda mais, pode ficar practicamente todo o inverno sen neve nenhuma. O feito que o inverno seja a temporada mais seca fai que o frio seja moito mais seco, e somente ha gelo, mais nao neve.

En Guarda se unen boas temperaturas invernales mesmo con precipitaciones importantes, o que de seguro fai que ha boas neves.
Si diciembre sao 170, Janeiro 174 e Feverreiro 101 sao 445 mm.
Con que a mitade de eses 445 mm seja neve ja e moito bó.

Aliaga a mesma latitude e altidude e mais frio mais Diciembre sao 28, Janeiro 18 e Fevereiro sao 21, total 67 mm. Por eso e dificil estancias en el Sistema Ibérico.

Por contra Aliaga e mais humeda no verao pois Julho e Agosto ten os dous meses 70 mm e Guarda ten 30 mm. Mais considero que é preciso que en climas onde nao ha moita precipitaçao esta e melhor que seja no verao. Nos climas como Guarda que ten moita precipitaçao e melhor que seja como en Guarda, pois a neve vai sob a terra e permanece li ata o verao.

Un día vou facer visita a Guarda, mais espero ao inverno.:D

Obrigado, Sim, gosto moito de ese clima. Como contrapunto Aliaga a misma latitude e altitude a outro lado da peninsula e un pouco mais frio en inverno. Mais nao ha moita neve. Ainda mais, pode ficar practicamente todo o inverno sen neve nenhuma. O feito que o inverno seja a temporada mais seca fai que o frio seja moito mais seco, e somente ha gelo, mais nao neve.

En Guarda se unen boas temperaturas invernales mesmo con precipitaciones importantes, o que de seguro fai que ha boas neves.

Aliaga a mesma latitude e altidude e mais frio mais Diciembre sao 28, Janeiro 18 e Fevereiro sao 21, total 67 mm. Por eso e dificil estancias en el Sistema Ibérico.

Por contra Aliaga e mais humeda no verao pois Julho e Agosto ten os dous meses 70 mm e Guarda ten 30 mm. Mais considero que é preciso que en climas onde nao ha moita precipitaçao esta e melhor que seja no verao. Nos climas como Guarda que ten moita precipitaçao e melhor que seja como en Guarda, pois a neve vai sob a terra e permanece li ata o verao.

Conhece a serra Dos Ancares entre Ourense e Lugo na Galiza??? Estive lá o Verão passado e se o Duero gosta de climas frescos de montanha visite esta serra, pois tem uma caracteristica impar que a mim me impressionou bastante é que ao contrario da serra Peneda-Geres aqui a presença humana é quase uma raridade so para lhe dizer que andei de carro 30 minutos perto de 40Kms numa estrada de areia nestes 30 minutos so avistei um "Pueblo" muito pequeno... Impressionante essa Serra dos Ancares... e mais tem uma População de Ursos Pardos em estado selvagem das poucas regiões da penisula Iberica que possuem este Grande Predador .

Muito bom,

sim de facto que na mesma Latitude de Covilhã na região espanhola a percipitação é muito menor as amplitudes termicas maiores tambem, de facto nesse aspecto como comprova e muito bem o Deserto de Navarra a uma latitude superior á de Lisboa tem uma aridez que possivelmente so alguns recantos escondidos de Portugal tem... é isso que tenho tentado dizer aqui que o Eixo Galaico-Portugues do Oeste da penisula goza de uma suavidade do clima muito particular, mais fresca mais atlantica.... a serra da Estrela para nos portugueses é uma serra interior com um clima já influenciado pela continetalidade para muitos espanhois é uma serra atlantica fresca fria hmida de forte percipitação.

dados da Guarda (série 1941 - 1970)

Temperatura média anual: 10,7ºC
Precipitação anual: 938mm
Dias de neve: 13
Dias de solo coberto de neve: 5,8

Não tem assim tanta neve como poderia parecer só pelos dados da precipitação mensal.

Conhece a serra Dos Ancares entre Ourense e Lugo na Galiza??? Estive lá o Verão passado e se o Duero gosta de climas frescos de montanha visite esta serra, pois tem uma caracteristica impar que a mim me impressionou bastante é que ao contrario da serra Peneda-Geres aqui a presença humana é quase uma raridade so para lhe dizer que andei de carro 30 minutos perto de 40Kms numa estrada de areia nestes 30 minutos so avistei um "Pueblo" muito pequeno... Impressionante essa Serra dos Ancares... e mais tem uma População de Ursos Pardos em estado selvagem das poucas regiões da penisula Iberica que possuem este Grande Predador .

Muito bom,

sim de facto que na mesma Latitude de Covilhã na região espanhola a percipitação é muito menor as amplitudes termicas maiores tambem, de facto nesse aspecto como comprova e muito bem o Deserto de Navarra a uma latitude superior á de Lisboa tem uma aridez que possivelmente so alguns recantos escondidos de Portugal tem... é isso que tenho tentado dizer aqui que o Eixo Galaico-Portugues do Oeste da penisula goza de uma suavidade do clima muito particular, mais fresca mais atlantica.... a serra da Estrela para nos portugueses é uma serra interior com um clima já influenciado pela continetalidade para muitos espanhois é uma serra atlantica fresca fria hmida de forte percipitação.

Já em relação às temperaturas é que não há essa discrepância não é mesmo?
Eu não sei com que portugueses fala, mas dizer que a Serra da Estrela goza já de continentalidade é um disparate.
E nota-se que em Portugal a tendência até é justamente ter ainda menos precipitação no verão, do que locais mais continentais.
Como o Duero disse e muito bem, por vezes até tem mais reflexos na vegetação, a distribuição da precipitação ao longo do ano do que o total desta.

Sim de facto esta especie de Carvalho em todo o Norte e centro de Portugal.tambem na Zona da Covilhã. Devo-lhe tambem dizer que devido a singularidade do clima da serra da Estrela na Faixada Sul da serra da Estrela entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela região do Fundão produz-se das melhores Cerejas da Europa exportadas para todo o lado experimente que vale a pena.

Duero conhece a Serra dos Ancares perto de Lugo na Galiza??? estive lá o verão passado uma serra muito riquissima em vegetação quase em Estado selvagem sem a presença humana.

Fica perto do nosso VALLE DEL JERTE, que també produze cereijas, mesmo e a mesma latitude que esa serra, e Ao Sul da Sierra de Francia (nao ha nenhuma relaçao con Francia, nao sei porque seu nome, porque e perto Portugal, 100 kms de Penamacor).

Serra da Gardunha? Nao conhecia mais e interesante do que falavamos das culturas. MOITA SORPRESA.
A PALABRA GARDUNHA (GARDUÑA) DESIGNA UN ANIMAL.
É UNA DAS POUCAS PALABRAS DE ORIGEM PERROMANO PROPIO IBÉRICO (ni siquiera e celta).

O español ten poucas palabras de origem propio iberico, o portugues ainda menos, e elas sao de animais.
Nao acreditaba que o portugues tuvese palabras iberas, pois onde o español ten nome ibero o portugues ten latino. E POR ESO MOITA SORPRESA A PALABRA GARDUNHA.

ESPAÑOL-PORTUGUES

PERRO-CAO (del latin canis)
ARDILLA-ESQUILO (latina)
GARDUÑA-GARDUNHA

Conhezo perfeitamente os Ancares, mais os verdadeiros Ancares sao da Provincia de Leao, sao da outra parte da Serra. Somente os vales da provincia de Lugo, tomaran el nome pra eles, mais os verdadeiros sao os de a parte Este (provincia de León) nao da parte Oeste (Lugo).
Conhezo moito ben porque minha familia e de la, dende o Seculo XIV, pois ja estamos nos documentos dos monasterios. E toda mi familia e de esas montanhas dende que eu tenho memoria.
TENGO MOITAS FOTOS, MESMO DO VERAO E DO INVERNO.