re: Diversidade climática
Já em relação às temperaturas é que não há essa discrepância não é mesmo?
Eu não sei com que portugueses fala, mas dizer que a Serra da Estrela goza já de continentalidade é um disparate.
E nota-se que em Portugal a tendência até é justamente ter ainda menos precipitação no verão, do que locais mais continentais.
Como o Duero disse e muito bem, por vezes até tem mais reflexos na vegetação, a distribuição da precipitação ao longo do ano do que o total desta.
Veja uma coisa Belem eu estava a comentar um comentario do Duero mas eu já falo aqui no forum algum tempo e pergunto-me para quê andar a pesquisar dados apresentar-lhe os dados... para voce depois dizer que repito sempre as mesmas coisas e que ou os dados que eu apresento não são crediveis ou que não tenho palavra,
demonstrei-lhe que a temperatura da agua que banha a nossa costa é bem mais fria que a agua do mediterraneo;
demonstei-lhe que a nivel de ondulação do mar Portugal é dos paises da europa que recebe maior vagas de ondulação;
Logo: que Portugal não tinha exactamente as mesmas condições de praia que tem os paises banhados pelo mediterraneo;
demonstrei-lhe que as nossas cidades capitais de distrito tem todas elas temperaturas medias inferiores as cidades mais amenas da Europa;
demonstrei-lhe que no verão as noites em Portugal são bem mais frescas que nas cidades do mediterraneo;
demonstrei-lhe se voce está lembrado que nas latitudes semi-tropicais dei-lhe o exemplo da cidade de JaksonVille na Florida e de Porto Alegre no sul do Brasil não existe Inverno pois não existe uma establização dos dias frios por 2,3 meses isso não signfica que não faça frio alias em Jacksonville as temperaturas podem num dia descerem aos -6,-7 negativos e passado uma semana estarem 30º graus o mesmo se passa no sul do Brasil onde as temperaturas podem aproximar-se do Zero mas passado dois tres dias sobem acima dos 26º,27º graus, provei-lhe isso com dados objectivos;
Provei-lhe que em Lisboa entre 1990-2010 no mes de Janeiro so se registaram 3 dias em que a temperatura foi acima dos 20º graus, provei-lhe objectivamente para lhe provar que em Lisboa as temperaturas nos 2 meses mais frios Dezembro,Janeiro raramente muito raramente atingem os 20º graus;
demonstrei-lhe que Portugal está sujeito a massas de ar frio maritimas Polares vindas muitas delas no Extremo Norte do Atlantico e não muito sujeito as massas de ar siberianas continetais bem mais frias que atingiem os paises do mediterraneo;
Provei-lhe que os Pinheiros Bravos são uma especie de Pinheiro comum e quase exclusiva da orla martima atlantica comuns em Porugal,Norte Espanha,França podem ser encontrados Pinheiros Bravos,provei-lhe que os Pinheiros Bravos que existem em Portugal são diferentes da especie de Pinheiro(Pinheiro das Canarias) existente no Norte de africa e sul de espanha;
Demonstrei-lhe que os climas do Porto e de Bordeaux tem mais em comum do que diferenças, 150-200 dias de chuva temperatura media anual entre 13º15º percipitação na ordem dos 1000-1500mm,por isso não entendo quando diz que comparo as cidades do Norte de Portugal com cidades de latitudes mais baixas;
Demonstrei-lhe que desde de 1975-2006 em Bordeuaux são rarissimos os anos em que não existe um mes seco, ISTO NÃO SIGNFICA QUE QUANDO SE ANALISA AS NORMAS CLIMATICAS na totalidade não haja meses secos pois, os meses secos em Bordeaux se o Belem deu-se ao trabalho de ler o meu post que voce pediu em Bordeuaux acontece que os meses secos são sempre entre Maio-Setembro como cá em Portugal mas num ano é o mes de Junho e de Julho noutro ano é o mes de Agosto,Setembro enfim sei perfeitamente que na globalidade pode-se dizer que na Media tirada dos normativos não existem meses secos em Bordeaux mas eu provei que na pratica todos os anos ou quase todos os anos existe sempre 1,2,3 meses secos tal e qual como na cidade do Porto, leia Belem;
Em contrapartida o que é que o Belem me tem demonstrado nestes temas??? Por vezes criticas gratuitas no meu entendimento, e a unica coisa que me tem trasmitido são suposições que visam fazer fazer da excepção a regra, diz que no Algarve é frequente existir temperaturas medias anuais superiores a 18º graus eu não digo que não mas depois não me consegue provar, diz-me que a zona que eu considero mais identica em tudo com o clima Grego por exemplo a zona do Vale do Guadiana e do Vale do Tejo conseguem atingir temperaturas de 50º graus e noites de 38ºgraus eu não digo que não mas não me consegue provar, ao menos utilize dinamize uma estação metereologica amadora nessas zonas o pessoal aqui ate agradecia, mas o ponto aqui é que o Belem fala-me em excepções em casos excepcionais e depois tenta generaliza-los como fosse uma caracteristica do clima portugues. é so a minha opinião.
Temos opiniões divergentes Belem é so isso.
Mas julgo q deveria dar mais credilibidade aos dados que apresento pois são recolhas objectivas e factuais e não suposições.