re: Diversidade climática
Temperatura da água do mar, Primavera de 2010:
Interessante.
Mas o «coupe de grace» foi mesmo este:
Existem vastas áreas na área marítima portuguesa, com a água bem quente.
Algumas com o tamanho de países.
Imagino como estará daqui a umas semanas.
Curioso também, que como já tinhamos visto anteriormente, existem zonas do mar português em que as temperaturas no inverno consistentemente mantêm-se acima dos 20ºc, mesmo no auge do inverno.
Assim sendo, temos área de upwelling ao longo da costa ocidental portuguesa, com águas mais frias devido a correntes de profundidade que enchem o mar de nutrientes e biodiversidade, dando a à cadeia alimentar uma segunda chance, como temos áreas de correntes quentes, em que a temperatura mantêm-se elevada ( e não é apenas durante algumas fases do ano, como em certos locais) e a biodiversidade mantêm-se elevada e as águas pouco poluídas ( felizmente !).
Obviamente, que não se vai comparar zonas de águas quentes com zonas de águas frias, em termos de temperatura, pois os resultados serão óbvios.
Mas se formos a comparar águas quentes, com águas quentes, é surpreendente a forma como águas com tanta oxigenação, correntes e biodiversidade, no Atlântico, conseguem manter valores tão elevados e durante todo o ano, ao contrário de certos casos.
O que é melhor ou pior? Não sei, cada um é como é.