Diversidade climática

re: Diversidade climática

Obviamente as zonas onde ha aridez estival na Espanha sao moito mais que en Portugal, e as paisagems semiaridas en España sao moitas, eso nao ha duvida.
Moitos sao naturais, mais outros sao artificiais.

Castilla La Mancha es hoy un paisaje semiaridos en muchas partes, pero yo diria que en muchos casos es producto humano.

En el libro mas famoso de la literatura española EL QUIJOTE, el caballero Don Quijote viaja por La Mancha, por localidades verdaderas, que si existen. Visita ciudades y pueblos.

El libro tambien es una descripción de esa región. Ya en aquella época existían locales aridos y de semiaridez, pero no eran tantos como hoy, y eran muy "raros" y estaban muy localizados.

En el libro se habla de grandes florestas de robles y fresnos y encinas en locales donde hoy no hay nada, ni siquiera una flor.

Parte de los paisajes semiaridos no son naturales sino artificiales.

PAISAJES DE FUERTE ARIDEZ EN ESPAÑA

-SURESTE: MURCIA, ALMERIA Y ZONAS DE ALICANTE, TAMBIÉN EN LA PROVINCIA DE ALBACETE, EN CASTILLA LA MANCHA.

-VALLE DEL EBRO: LA ZONA CENTRAL DEL VALLE, DONDE HAY LUGARES CASI DESÉRTICO, COMO LOS MONEGROS, EN LA PROVINCIA DE ZARAGOZA Y CONTINUA HASTA LA ZONA NAVARRA DE LAS BARDENAS REALES.

-UNA ZONA MUY DETERMINADA DE LA SUBMESETA NORTE, DE ZAMORA, SALAMNANCA, AVILA Y VALLADOLID.

ACHO DIFICIL ENCONTAR ESTOS PAISAJES EN PORTUGAL CONTINENTAL.

TAMBIEN HAY ZONAS DE BAJAS PRECIPITACIONES PERO COMO LA DISTRIBUCIÓN ES DE PRIMAVERA Y OTOÑO Y TAMBIEN LLUEVE ALGO EN VERANO EL PAISAJE MISMO NO ES SEMIARIDO SINO MUY VERDE.

Duero,

há um texto do século XVI que faz parte da Coreografia do Algarve, e consiste na descrição da Serra do Caldeirão, a serra algarvia a leste da serra de Monchique. É referida abundância de fontes e riachos, florestas frondosas, muita caça grossa e muito gado. Hoe em dia não há florestas nenhuma, mas apenas uns exemplares isolados de azinheira, sobreiro ou freixeiro, um ou outro bosquete com meia dúzia de árvores... há sim é muitos Cystus.

Sim, é moito interesante os relatos históricos pois aprendemos a flora que devería ter un local, e que o home fizo desaparecer.
E inda mais a fauna.

Alfonso X cazo ursos mesmo na Meseta Norte, perto ao Douro, perto a cidade de Valladolid, onde havia florestas de carvalho (q.faginea) e alzina (q. ilex).
Ha moito que nao ha ursos, nin grandes florestas, hoje ha coelho, e poucas alzinas, e alguns pinos de repoblación dos anos 60s.

Belem penso que temos aqui um problema de dificuldade de comunicação raramente o Belem consegue perceber aquilo que pretendo dizer... talvez seja eu que me exprime incorrectamente não digo que não... mas já ha mt tempo que mantemos o mesmo tipo de dialogos e raramente o Belem consegue interpertar aquilo que eu pretendo exprimir...

O maior problema aqui é a sua dificuldade de interpretação do que se diz.

esse mapa que colocou aqui vai ao encontro daquilo que eu afirmei...ou seja as paisagens semi-aridas em Portugal são uma raridade e propocionalmente em Espanha dada factores como a percipitação e continentalidade são em muito maior numero...

Mas quem é que aqui disse que as zonas semiáridas ou até mesmo áridas são mais frequentes em Portugal do que em Espanha? Esse mapa apenas nos diz que afinal Portugal tem também zonas semiáridas e até áridas.
O que aconteceu foi um erro seu na interpretação de um mapa que o Duero colocou...

Duvido tambem que as temperaturas do Alto Douro sejam das mais elevadas da penisula iberica...
duvido mesmo mas mesmo muito... lol

Novamente você demonstra alguma dificuldade de interpretação. Onde eu disse que as temperaturas do Alto Douro eram as mais altas da Europa?
Mesmo que o tivesse dito, você em contrapartida, só tinha era que provar o contrário e não andar a criar mais ilusões.

mas já começo a chegar a conclusão que não vale a pena este tipo de troca de opiniões porque eu tambem não mudo de opiniões so porque o que os outros dizem ou fazem eu mudo de opiniões se vir que existem dados objectivos e mensuaraveis que me levem a mudar e por aquilo que vejo

É. É uma perda de tempo falar com quem tem problemas básicos de interpretação e tem o hábito de deturpar o que as outras pessoas dizem( e não digo só eu e alguém, mas já várias pessoas aqui no forum têm notado o que se tem passado). Eu não preciso de porta voz nenhum.
Quanto ás fontes, é visível quem não as usa e tem andado a spamar este forum, ignorando os assuntos que lhe foram questionados.

Por isso Belem desculpe lhe dizer mas para mim o meu pais de semi-arido tem muito pouco eu tentei aqui repetir por milhares de vezes os argumentos que me levam a pensar assim...

Eu tive a boa atitude de o corrigir no seu erro de interpretação relativo aos dados que Duero postou. Mas já vi que não se sente lá muito confortável pela minha atenção em ajudar. Talvez achasse que para a próxima o melhor a fazer é ignorar, mas não gosto que este forum seja um local de desinformação...

se o Belem tem uma opinião oposta e continua a querer fazer das excepções regras

Mais uma vez convido-o vivamente a aprender a não falar pelos outros, fale apenas por si. Eu essencialmente sigo o caminho dos dados palpáveis, já você , uma vez que não tem fontes para sustentar os seus pontos de vista, cria provas fictícias e confunde os outros que tentam saber a verdade.

na minha opinião eu so tenho de respeitar a sua posição de forma cordeal e civilizada mesmo q ache descabida....

Acredito que além de mim haja quem pense o mesmo em relação a si.

Falei-lhe de imensa coisa sempre baseado em dados objectivos em varios posts sempre discordou das minhas opiniões e o que me aprsenta o Belem de argumentos são os jardins Botanicos de Sintra tentando me demonstrar que Sintra tem um clima sub-tropical

Onde eu disse que Sintra tinha um clima subtropical? LOL
Eu falei de vestígios macaronésicos de laurissilva ( que atingem um nível predominante em alguns locais), mas não falei em clima subtropical.
Mais uma vez leia com atenção o que se escreve.

e falar-me de cantos escondidos do vale do guadiana,tejo e douro para me tentar demonstrar que essas zonas são super quentes...

Eu não falei de nenhum canto escondido, falei de regiões inteiras quentes que apresentam locais muito quentes e dados oficiais do IM. Você em troca apresentou alguma coisa?

já expliquei a razão pela qual comparei a cidade de Bordeaux e do Porto e volto a dizer julgo q Bordeaux tem mais em comum com o clima do Porto do que com o clima de Copenhaga, mas em tudo...e demonstrei o porquê... dias de chuva ano identicos 150-200 dias; temperaturas medias anuais identicas 13º-15º ; percipitação identica 1000-1500 mm, ate provei aqui q Bordeuax tem meses secos com frequencia tal e qual como o Porto.. julgo q fui claro e objectivo... se o Belem não acha n posso nem quero fazer nada.

Ninguém aqui questionou as parecenças climáticas de Bordeaux com o Porto... Eu até mais uma vez lhe disse que são algo semelhantes, mas o que acontece é que Porto tem meses secos climatológicos e Bordeaux não.
Climatológicos, porque o que interessa é haver uma amostra minimamente representativa do clima e não anos ao acaso e sem regularidade.
São procedimentos científicos estipulados e não porque me apetece.
Você até hoje não conseguiu provar que Bordeaux tem meses secos climatológicos no verão.

Leia o que escrevi...

Se há aqui alguém que precisa de ler melhor o que se escreve não devo ser eu de certeza.

e viaje pela Penisula iberica ou fale com o Duero..

Viaje? Eu passo as semanas a viajar. Ainda ontem vim da Fonte da Benémola e do Pego do Inferno, locais do barrocal algarvio em que apanhei temperaturas bastante elevadas. E agora estou a postar da Serra da Arrábida. De Espanha, onde tive na última vez foi no Nordeste ( atravessei a Espanha toda até França em 2009), assim como tive em Sevilha, Ayamonte e Tarifa há uns poucos anos.
Eu nem sou muito de dizer onde vou, mas suas sugestões têm é muito pouco nexo.

Mais uma coisa,

a Grecia fica na europa porque pertence geograficamente a europa tal e qual como a Bulgaria ou a Moldavia ou a Albania fica é numa europa totalmente diferente da nossa... a todos os niveis...

Sim, então não.
Estou é à espera desses dados já há meses.

VOY COLOCAR MAPAS DE REGIONES ESPAÑOLAS CON SUS CLIMAS PARA PRESENTAR LOS DIFERENTES CLIMAS Y SUBCLIMAS QUE EXISTEN.

SERÁN TODAS LAS REGIONES ESPAÑOLAS, MENOS LAS DEL NORTE, PUES PIENSO QUE ESAS NO NECESITAN SER PRESENTADAS, Y TODOS SABEMOS COMO ES SU CLIMA (GALICIA, ASTURIAS, CANTABRÍA, PAÍS VASCO).

FUERA DE ESAS CASI TODAS TIENEN ZONAS ARIDAS O SEMIARIDAS PERO TAMBIEN ZONAS HÚMEDAS O SUBHÚMEDAS.

COMIENZO POR LA REGIÓN DE VALENCIA.

Do Norte ao Sul, praticamente fica a latitude que vai de AVEIRO A PORTO COVO (SINES), E MESMA LATITUDE.

O local mais longe do mar esta no centro, ao Oeste, e fica a uns 100 kms do Mar Mediterráneo.

regionesclimaticas044.jpg

CLIMA A

Clima das montanhas interiores, frio en inverno e nao moito quente no verao.

Precipitaçoes de 450 a 600 mm, inverno seco, con chuva na primaveira, e veraos con precipitaçoes importantes. Nao ha moita aridez, en locais perto a 600 mm é posivel nao ha mes árido, en locais de 450 pode ter 2 meses, mais nao é moita, pois a chuvas de verao sao importantes.

Florestas, de pinus nigra e quercus faginea, embora con locais de Fagus sylvatica.

Un local representativo e MORELLA, 40º37'N. 984 mtrs. altitud. 50 kms do mar.

En......3'6.........30
Fb......4'5.........31
Mr......6'5.........41
Ab......9'1.........42
My.....13'4........78
Jn......17'1........53
Jl.......20'3........42
Ag.....20'3........36
Sp.....17'2........57
Oc.....12'0........80
Nv.......7'7........53
Dc.......4'4........57

Año......11'3ºC.....600 mm.

Segundo a classificação de Koppen, Bordeaux corresponde ao tipo Cfb e apresenta as características de um clima temperado oceânico.

Tenho dados de Torre de Moncorvo, mas um pouco antigos.

Código:
[B]Torre de Moncorvo 408m - 41°10'N - Normal 1931 / 1960[/B]		
Jan	Fev	Mar	Abr	Mai	Jun	Jul	Ago	Set	Out	Nov	Dez
6,4	8,2	11,4	14,0	16,7	21,6	24,2	24,4	21,2	16,2	10,6	7,2 (ºC)
59	44	59	42	43	29	13	10	32	47	61	67 (mm)

Exacto, Bordeaux é temperado oceânico (Cfb) e não Csb como o Porto.
E obrigado por esses dados da Torre de Moncorvo.
A que altitude está a estação?

CLIMA B

Clima da Costa central. 450 a 500 mm. Aridez pode ter de 3 a 4 meses, de maio a agosto o junio a agosto, mais setembro ja é moito húmedo "gota fría".

Vegetacao de quercus ilex, mais hoje apenas ha. AREA MOITO URBANIZADA, UNA DAS ÁREAS MAIS URBANIZADAS E CON MAIS POBOACIÓN DE ESPAÑA.

VALENCIA. 39º29'N. 13 metros. Latitud muy similar a Lisboa.

En.....11'0......32
Fb.....11'5......30
Mr.....13'5......34
Ab.....15'2......35
My.....18'5......35
Jn......21'5......22
Jl.......24'5.......9
Ag.....24'8.......15
Sp.....22'7.......64
Oc.....18'8.......96
Nv.....14'5.......54
Dc.....11'7.......42

Año....17'4ºC.....468 mm.

CLIMA C

Un poco a transicao do A e B, inverno ja un pouco mais fríos da costa e preciptacoes de primavera, e verao un pouquinho mais húmedo que a costa.

De 450 a 550 mm.

Vegetacao de quercus ilex e quercus faginea, con locais de pinus halepensis, pinus pinea, e algunos con pinus nigra.

SEGORBE. 39º51' N. 364 metros de altitud. 30 kms ao mar.

Aridez de 3 meses, mais ha locais con só 2. Septiembre é húmedo. A primavera é mais húmeda que o inverno.

En........8'1..........24
Fb........9'7..........30
Mr.......12'0.........31
Ab.......14'0.........41
My.......17'0........52
Jn........20'4.........36
Jl.........23'7.........17
Ag.......24'3.........25
Sp.......21'2.........50
Oc.......16'3.........90
Nv.......12'2.........57
Dc........9'0..........53

Año.....15'7ºC........506 mm

ESQUECÍ UNA COISA.

NO CLIMA B, O LITORAL A VEGETACAO, E MAIS QUE QUERCUS ILEX, MOITOS PINOS.

PINUS HALEPENSIS
PINUS PINEA.

CLIMA D

Clima interior, ja ten inverno fresquinho, e verao quente, mais nao como a costa.

Preciptacao de 400 a 450 mm

Septiembre nao e tan húmedo, ja no ha moita "gota fría".

Aridez de 3 o 3 meses y medio.

Quercus ilex, e pinos, pinus pinea e pinus halepensis. Culti

REQUENA. 39º29'N. 692 metros altitude. 70 kms ao mar.

En..........5'4..........28
Fb..........6'8..........31
Mr..........9'5..........30
Ab.........12'0.........33
My........16'0..........46
Jn.........20'0..........36
Jl..........23'5..........12
Ag........24'3..........26
Sp........19'8..........38
Oc........14'5..........51
Nv.........9'4...........31
Dc.........6'2...........45

Año.......13'9..........407 mm

CLIMA E.

Clima moito chuvoso, sim A ZONA MAIS CHUVASCOSA DA VALENCIA.

En esa área as precipitacóes sao de 700 a 1000 mm o mais, parezce mesmo incrivel mais e verdade.

Nao vou colocar Gandía como no mapa, mais colocó a estación de PEGO a 15 kms de ela.

3 meses de aridez, e vegetacao un pouco pareze laurisilva, con quercus faginea, canariensis, ilex, pinus halepenis, pinea, mesmo locais con pinaster.

PEGO. (PROVINCIA DE ALICANTE). 38º51'N. 82 metros de altitud. 8 kms ao mar.

En...........10'4..............90
Fb...........11'2..............76
Mr...........13'0..............72
Ab...........15'6..............85
My..........18'6..............62
Jn...........23'2..............38
Jl............25'4...............6
Ag..........25'7...............23
Sp..........22'6..............79
Oc..........18'2.............196
Nv...........14'6............117
Dc...........10'9............112

Año.........17'5ºC..........956 mm.

CLIMA F

Parecido a CLIMA C, pero maís húmedo, inverno algo fresquinho, verao quente, e precipitacoes de 500 a 750 mm.

Con quercus ilex, faginea nas zonas humedas, pinus halepensis, pinea, algunos pinaster.

ONTIYENT/ONTENIENTE. 38º49'N. 350 metros de altitude. 45 kms ao mar.

En........8'8...........54
Fb........9'1...........53
Mr.......12'0..........45
Ab.......14'0..........60
My.......17'5..........51
Jn........21'2..........32
Jl.........25'0..........12
Ag.......24'5..........18
Sp.......21'8..........33
Oc.......17'0..........97
Nv.......12'7..........50
Dc........9'6...........65

Año.......16'1ºC........569 mm

CLIMA G.

Precipitacoes de 300 a 400 mm, 4 meses de aridez. Invierno mesmo fresquinho pois ten medias de 5ºC e veraos nao tan quente como a costa.
Mesmo para a latitude podemos dezir que sao veraos frescos.

Vegetacaó de pinos, halepensis e pinea, e ja notase cierto desertico.

Esta área é moito famosa por "las almendros" (prunus dulcis). Aquí produze a maior parte das almendras de España e o famoso Turrón, que nos comemos en Natal.

VILLENA. 38º38'N. 505 metros de altitud. 50 kms ao mar.

En...........5'9.............26
Fb...........7'0.............24
Mr...........9'0.............26
Ab..........11'7............35
My..........15'6............43
Jn...........19'1............35
Jl............22'5.............4
Ag..........22'6............15
Sp..........19'8............35
Oc..........14'8............57
Nv...........9'5.............25
Dc...........6'4.............34

Año.........13'7ºC.........359 mm.

CLIMA H.

Clima désertico, o subdesertico.

Temperaturas medías de invierno de 10ºC y precipitaciones de 200 a 300 mm.
Casí mitade do ano medias por cima de 20ºC.

De 6 a 8 meses de aridez, incluso en meses como Febrero, Marzo o Noviembre.

Pinus halepensis e palmito A ÚNICA PALMEIRA PROPIAMENTE EUROPEA.
PALMITO (Chamaerops humilis).

ORIHUELA. 38º05'N. 23 metros de altitud. 25 kms ao mar.

En...........10'6............25
Fb...........11'8............20
Mr...........14'7............15
Ab...........16'8............42
My...........20'3...........25
Jn............23'5...........17
Jl.............26'6............4
Ag...........26'8............9
Sp...........24'6...........30
Oc...........19'3...........47
Nv...........14'6...........26
Dc...........11'3...........34

Año.........18'4ºC.........294 mm.

Acho que SOCIOMETEO se refiere a esto mismo. Este clima nao existe en Portugal continental.

Da mesma latitude não encontro, mas coloco aqui os dados de Portalegre.

Portalegre 600m - 39°17'N - Normal 1971 / 2000

Código:
	Jan	Fev	Mar	Abr	Mai	Jun	Jul	Ago	Set	Out	Nov	Dez	Ano
(ºC) 8,6	9,4	11,5	12,4	15,3	19,9	23,6	23,5	21,2	16,2	12,1	9,5	15,3
(mm) 110	96	63	78	68	32	8	9	42	98	115	136	855

É natural que os Invernos na Grécia sejam mais frios pois aquela região fica mais próxima da fonte das massas de ar frio (Europa de Leste e Rússia). O Verão também é naturalmente mais quente na Grécia pois o Mediterrâneo oriental apresenta água muito mais quente que a do Atlântico nesses meses.

Lembrei o que dizeras. E cando estaba a colocar os datos dos locais de Valencia, lembrei moito de TRIPOLIS.

TRIPOLIS é un pouquinho mais ao Sul de VILLENA, mais també é un pouquinho mais alto que VILLENA.
1º mais ao Sul mais 100 metros mais alto. Compensa.

GRECIA.

Recordemos TRIPOLIS, 30 kms ao mar.

TRIPOLIS (GRECIA). 37º31'N. 661 mtrs. sobre el mar, misma latitud que el BARRAGEM DE SANTA CLARA, pero este está a 150 metros de altitud aprox.

En...... 5'3..... 127
Fb...... 6'1..... 104
Mr...... 7'7....... 94
Ab.... 11'5....... 62
My.... 15'4....... 51
Jn..... 20'1....... 36
Jl...... 23'1....... 20
Ag.... 22'9....... 13
Sp.... 19'3....... 37
Oc.... 15'5....... 82
Nv.... 10'5......133
Dc..... 7'1...... 178

Año.... 13'7ºC...... 937 mm

Tres meses por encima de 20ºC.

LEMBREMOS VILLENA.

AGORA VILLENA (ESPAÑA).

VILLENA. 38º38'N. 505 metros de altitud. 50 kms ao mar.

En...........5'9.............26
Fb...........7'0.............24
Mr...........9'0.............26
Ab..........11'7............35
My..........15'6............43
Jn...........19'1............35
Jl............22'5.............4
Ag..........22'6............15
Sp..........19'8............35
Oc..........14'8............57
Nv...........9'5.............25
Dc...........6'4.............34

Año.........13'7ºC.........359 mm.

1º de diferencia latitudinal, 100 metros de diferencia de altitud.
Tripolis un pouquinho mais ao Sul, maís un pouquinho mais alta.

-Mesma temperatura media anual.

Mes mais frio

Tripolis 5'3ºC
Villena 5'9ºC

Mes mais quente

Tripolis 23'1ºC
Villena 22'6ºC

EU NAO VEO MOITA DIFERENCIA (0'6ºC en invierno y 0'5ºC en verano).

Precipitaciones

Aquí si ha diferencia, casi 1000 mm Tripolis e menos de 400 mm Villena.

MAIS.

JUNIO

Tripolis: 36 mm
Villena: 35 mm

Casi lo mismo.

JULIO

Tripolis: 20 mm
Villena: 4 mm

AGOSTO

Tripolis: 13 mm
Villena: 15 mm :surprise:

Tripolis, un local donde caen casi 1000 mm ao año é superado en Agosto por Villena, un local donde caen menos de 400 mm ao año.

SEPTIEMBRE

Tripolis: 37 mm
Villena: 35 mm

Casi lo mismo.

PRECIPITACIONES DE JUNIO A SEPTIEMBRE

TRIPOLIS: 106 mm (11%)
VILLENA: 89 mm (25%)

Ainda a grande diferencia de precipitaciones anuais (casi 600 mm), a diferencia de precipitaciones dos catro meses mais quentes e de 17 mm.

En Tripolis sao o 11%, en Villena sao o 25%.

MESMO VILLENA EN PRECIPITACIONES É MAIS CONTINENTAL.

EMBORA OS DOUS LOCAIS TEN 4 MESES DE ARIDEZ ESTIVAL, AINDA EN TRIPOLIS CAEN PERTO 1000 mm E EN VILLENA MENOS DE 400 mm.

Eu nao veo moita diferencia entre o Mediterraneo Oriental y Occidental en locais a mesma latitude y altitude en temperaturas o precipitaciones de verao.