O Verão é fresco e o Inverno idem na Irlanda.
Madrid ou as outras cidades espanholas mencionadas não são o mediterrânico clássico, são mediterrânico com influência continental com grandes amplitudes. O Estio nessas regiões é implacável também. Inverno gelado, Verão abrasador. Prefiro o clássico como Lisboa ou Barcelona, Verão quente, Inverno fresco.
E Montevideu não é clima mediterrânico.
Não é por tu estares sempre a bater na mesma tecla a dizer que Bordéus e o Norte de Espanha tem meses secos quando não os têm querendo por o Norte e Centro de Portugal no mesmo saco que os outros vão ficar sem argumentação.
Peritos dizem que Portugal é em tudo o país de génese mediterrânico – clima, povo, gastronomia. Há mapas para tudo e mais alguma coisa.
Sabes qual é o teu problema? É que quando se fala em mediterrânico tu deves ter logo na ideia o país o ano inteiro debaixo de um calor abrasador e sempre seco quando este clima não tem nada a ver com isso, se não seríamos deserto. O clima mediterrânico apresenta uma época estival quente e muito soalheira e uma época fria e chuvosa. É isso que acontece em Portugal inteiro. E é isso exactamente porque gosto do clima do meu país.
Quanto ao mar, Tróia está virada à costa ocidental, a Arrábida e Linha de Cascais é que está virada a sul. Assim como a Figueira da Foz vê lá bem um mapa de Portugal, não sei se já ouviste falar em Cabo Mondego ou Serra da Boa Viagem.
Tu até pareces rejubilar com empreendimentos que possivelmente não estarão dentro das expectativas, que infelicidade. Os países que nos enviam turistas do Norte da Europa estão em crise, principalmente Reino Unido.
Segundo estudos da União Europeia, em 2020, Portugal estará no TOP10 de países mais visitados no mundo, estando hoje no 20. Portanto o teu agoiro não passará disso se tudo correr dentro do previsto.
Tu és mesmo sem noção, Ibiza nevou por lá, em Coimbra estou à espera que isso aconteça há quase trinta anos.
Se a tua razão para espantar os turistas de Portugal que vêm à procura das nossas praias espectaculares é haver ilhas do Mediterrâneo com ainda melhores condições em certos pontos então vamos pô-los a andar para as Caraíbas ou Maldivas.
A costa ocidental de Portugal tem os mesmos valores de temperatura do mar que o Sul de França no Mediterrâneo, ninguém falou em 24º.
E pára de vir com fenómenos isolados, os Balcãs estão com uma vaga de colar em proveito da vaga de frio que em Portugal desde o fim de Novembro está a por as temperaturas mais baixas que o mês mais frio do ano. O Inverno em Portugal é bem mais ameno que na Grécia. Em Tessalónica, o mar junto à cidade congela em zonas. Isto é um cenário irreal em qualquer parte do litoral de Portugal.
O que eu acho mais piada é este tipo de argumentação vir dos belos subúrbios lisboetas do Seixal.
Apesar da matriz cultural europeia, o Chipre fica geográficamente no Médio Oriente, Ásia. Não se deve comparar alhos com bugalhos. Tenha-se em atenção o Sul da Europa - Portugal, Espanha, Itália, Grécia. Daqui a um bocado até vão chamar a costa do Mar Vermelho, no Egipto onde eu quero passar umas férias