Se estiveres a falar de clima mediterrânico em altitude claro que neva mais que na Irlanda ao nível do mar
Dentro dos climas existem subclimas, Bordéus está dentro do marítimo com a Irlanda e tem toda a razão para o estar. Desde logo o Norte e Centro de Portugal são bem diversos dentro do clima que se inserem, quanto mais ser igual a Bordéus. O teu complexo com o Norte da Europa é tão espectacular que te dás ao luxo de querer tudo por tudo por para o mesmo saco chutando o Mediterrânico.
A generalidade dos Açores é subtropical. Eu acho piada é casas caiadas, branquinhas nos Açores.. devido à povoação vinda maioritariamente do Alentejo.
O clima mediterrânico caracteriza-se pelo seu tempo extremamente soalheiro na época quente e chuvoso na época fria e é isso que acontece em Portugal inteiro, do Minho ao Algarve. Obviamente que qualquer clima dentro do seu seio tem variações e é isso que acontece por variados factores.
Os livros de geografia das escolas deste país ensinam:
- Clima mediterrânico com influência marítima – Norte e Centro Litoral
- Clima mediterrânico com influência continental – Norte e Centro Interior
- Clima mediterrânico clássico – Sensivelmente desde a Serra dos Candeeiros até à fronteira espanhola
Vê se encaixas de uma vez, na maioria da Galiza, Cantabria, Bordéus, etc não existem meses secos. Nma pequena franja junto à fronteira com Portugal os galegos ainda têm meses secos, mas basta ver que Viana os tem e Vigo niente. E Vigo entre os galegos é o seu sol.
As serras em Portugal na extrema maioria tem meses secos, eu não sei porque é que não choveu então por exemplo quando andaram fogos na Serra da Estrela ou Caramulo este ano, poupavam esforço aos bombeiros. É exactamente onde há mais incidência pluviométrica na Invernia que há mais fogos no Estio.
Estava se a falar de climas, mas já que falas de temperaturas do mar, porque o clima de Portugal e Califórnia é mediterrânico embora sejam banhados pelo Atlântico e Pacífico respectivamente. Assim como a Líbia é desértica e é banhado pelo Mediterrâneo.
A costa ocidental tem a mesma temperatura do mar que o Sul de França.
É muito triste vir falar de cidades que são do mais mediterrânico que possível como Figueira da Foz ou Nazaré, uma com o nome de uma das nossas árvores mediterrânicas, a figueira, a outra aquele cenário que qualquer estrangeiro associa ao mundo mediterrânico – casas branquinhas a subir uma encosta.
É, os norte europeus vão só para o Algarve, é por isso que vi Tróia por exemplo carregada deles, ou a linha de Cascais, a Figueira da Foz é inundada de espanhóis de Castela, Castelhanos.. ou a região de Aveiro com a sua denominada “Costa da Luz”..