Diversidade climática

re: Diversidade climática

Já vi há muito tempo estudos sobre a distribuição da cor do cabelo ou da cor dos olhos em Portugal. Quanto à altura, não é um critério fiável, pois depende muito das condições sociais e económicas. Sabe-se que nas famílias portuguesas de classes mais altas a altura média é idêntica à de outros países da Europa Ocidental. Na Europa Ocidental o povo mais alto é o holandês, o mais baixo é o português.

Aqui no Porto, na Foz, havia muitas famílias inglesas, ainda hoje em dia nas famílias de classe alta desta zona da cidade há muitos apelidos ingleses e muitas pessoas louras e de olhos claros.

Quanto à presença de sangue mouro, essa será maior a sul do Tejo, nomeadamente no Algarve. Após a reconquista houve muitos problemas com o povoamento dessas territórios, e a recusa de famílias de Lisboa ou de outros pontos do país em contrair casamentos com algarvios. Enquanto que no Norte e Centro-Norte a reconquista cristã ocorreu muito cedo, no Algarve foi tardia, começou no final do século XII e só terminou a meio do século XIII, tendo permanecido muitos mouros na região, ao contrário do que sucedeu no resto do país. Aliás, nota-se diferenças no aspecto dos algarvios, por comparação aos minhotos, Raul Brandão toca no assunto no seu Guia de Portugal. A mulher algarvia, regra geral, é morena, seca, de cabelo e olhos escuros, a minhota é de olhos claros, cabelo ondulado, formas mais curvilíneas. Claro que se trata de generalizações, mas... fazem algum sentido...

Já me disseram na faculdade, e foi um professor, que no litoral minhoto há muitos ruivos, e julga-se que tal sucedeu devido à presença de navegadores nórdicos.

Assim por alto diria que os maiores contribuidores para o nosso «pool» genético são os povos celtas, o povo romano e os povos germânicos. Não se esqueçam que antes do fim do Império Romano já havia muita ocupação germânica com a autorização de Roma. Tivemos ainda pequenas contribuições gregas, fenícias e de Cartago, em especial no Sul, árabes e berberes, mais uma vez no Sul, judias, e ainda de povos vindos do Império, como africanos ou indianos... criadas de servir que tinham sexo com o patrão. E agora estamos a ter contribuições da Europa de Leste, mais uma vez com relevância no Algarve.

Um dado curioso que muita gente esquece é este: após a última glaciação, o Norte e Centro da Europa foram povoados a partir do Sul da Europa. Poucas gerações foram suficientes para tornar a pele mais clara, devido à relação entre a radiação solar e a produção de vitamina D e entre radiação solar e carcinoma da pele.

Em relação à temperatura média no Algarve é altamente provável que no sotavento existam locais com 18ºC de média anual, em especial nos locais abrigados do barrocal, que estão protegidos pelos mais de 500 metros de altitude do Caldeirão, e por outro lado afastados o suficiente da costa. Nalguns vales do barrocal a luz é duma intensidade inconfundível. Outro local no sotavento com um clima muito particular, pelas mínimas elevadas é o Cabo de Santa Maria. Tavira também se destaca, pois a cidade está protegida a Norte pela Serra de Santa Maria, que atinge uma altitude máxima de 541 metros, e a sul está protegida dos ventos marítimos pela ilha e pelos sapais, canais e salinas da Ria Formosa. Tavira conjuga as máximas altas ao estilo de VRSA ou Huelva e as mínimas altas ao estilo do Cabo de Santa Maria.

EDIT: se a memória não me falha, na série 1931-1960, a t. média de Faro foi 17.8ºC. Ora Faro é um dos locais mais frescos do sotavento algarvio, portanto...

Seria de facto interessante que houvesse uma estação na ilha da Armona, da Culatra ou na Deserta ;)

Re: Seguimento Europa 2010

Caro Sociometeo

Até hoje ainda estamos todos à espera dos seus dados.
Onde é que estão as provas que Bordeaux tem meses secos climatológicos?

Deixe lá os conhaques. Vinhos verdes só predominam no Minho, o resto é mais de tinto.
E mesmo no Minho se produz vinhos tintos.

Sim, após uma valente esfrega de calor, finalmente e sobretudo em certas regiões, a noite finalmente vai ser mais fresca.
Mas ainda bem, que assim dorme-se melhor.
Já algumas regiões de Portugal, ainda não vão puder dizer o mesmo.:(

Isso é a sua opinião, que já é mais do que sobejamente conhecida. Você basicamente tem feito spam sobre o mesmo assunto neste forum já em vários tópicos.
Mas nós somos pessoas de verdade e estamos à espera desses dados há meses.
Onde andam?
Eu já postei vários dados e fontes e o sociometeo/rtinda :D em troca deu o quê?

Sim, mas a diferença é que o Duero foi humilde e soube reconhecer que afinal estava enganado, mas pelo vistos nem todos são abençoados com essa vontade sincera de aprender.

No Algarve até na montanha fazem quase 18ºc de média anual em zonas baixas é óbvio que tem todas as condições para obter esses valores, nomeadamente no barrocal e no leste algarvio.
Nas zonas interiores já vimos locais bem mais quentes que isso até no Norte e eu já convidei o Sociometeo a postar dados contrários e favoráveis aos locais eleitos de que tanto tem feito publicidade aqui no forum.
Eu sei que estamos num a época de crise é preciso fazer dinheiro, mas este forum não serve tanto para a publicidade que deseja fazer, porque aqui as pessoas tentam se informar, não são mais patinhos nenhuns.
Quanto á água do mar, temos água quente ( em alguns locais até praticamente durante todo o ano) em certas zonas e água fria em outras, é à escolha.

Em Sintra o clima húmido, fresco mas ameno ( tipo clima de montanha e nebuloso), certamente foi favorável ao desenvolvimento florestal e por isso de forma natural crescem bosques exóticos com centenas de anos. Não precisam de manutenção alguma, em virtude do clima e solo, não por razões históricas. A componente histórica explica a sua origem, não a sua desenvoltura natural e capacidade fitoclimática. ;)
Mas, mais importante que tudo, Sintra tem cruzamento de 3 grandes bioregiões: Mediterrânica, Atlântica e Macaronésica.
A vegetação climácica explica aqui quem é que tem razão, não as aventuras nas colónias do passado.
E em Sintra existem pequenas matas relíquia subtropicais NATIVAS de laurissilva com predominância da flora desta bioregião.
Naturalmente, que na maior parte das vertentes, até há bosques de outro tipo...

Resumindo, em Portugal a componente dominante racial é a mediterrânica ( latina).
A não ser que hajam cá mais loiros e ruivos de olhos azuis do que pessoas com olhos e cabelos castanhos.:)

Caro Sociometeo

Até hoje ainda estamos todos à espera dos seus dados.
Onde é que estão as provas que Bordeaux tem meses secos climatológicos?

Deixe lá os conhaques. Vinhos verdes só predominam no Minho, o resto é mais de tinto.
E mesmo no Minho se produz vinhos tintos.

Sim, após uma valente esfrega de calor, finalmente e sobretudo em certas regiões, a noite finalmente vai ser mais fresca.
Mas ainda bem, que assim dorme-se melhor.
Já algumas regiões de Portugal, ainda não vão puder dizer o mesmo.:(

Isso é a sua opinião, que já é mais do que sobejamente conhecida. Você basicamente tem feito spam sobre o mesmo assunto neste forum já em vários tópicos.
Mas nós somos pessoas de verdade e estamos à espera desses dados há meses.
Onde andam?
Eu já postei vários dados e fontes e o sociometeo/rtinda :D em troca deu o quê?

Sim, mas a diferença é que o Duero foi humilde e soube reconhecer que afinal estava enganado, mas pelo vistos nem todos são abençoados com essa vontade sincera de aprender.

No Algarve até na montanha fazem quase 18ºc de média anual em zonas baixas é óbvio que tem todas as condições para obter esses valores, nomeadamente no barrocal e no leste algarvio.
Nas zonas interiores já vimos locais bem mais quentes que isso até no Norte e eu já convidei o Sociometeo a postar dados contrários e favoráveis aos locais eleitos de que tanto tem feito publicidade aqui no forum.
Eu sei que estamos num a época de crise é preciso fazer dinheiro, mas este forum não serve tanto para a publicidade que deseja fazer, porque aqui as pessoas tentam se informar, não são mais patinhos nenhuns.
Quanto á água do mar, temos água quente ( em alguns locais até praticamente durante todo o ano) em certas zonas e água fria em outras, é à escolha.

Em Sintra o clima húmido, fresco mas ameno ( tipo clima de montanha e nebuloso), certamente foi favorável ao desenvolvimento florestal e por isso de forma natural crescem bosques exóticos com centenas de anos. Não precisam de manutenção alguma, em virtude do clima e solo, não por razões históricas. A componente histórica explica a sua origem, não a sua desenvoltura natural e capacidade fitoclimática. ;)
Mas, mais importante que tudo, Sintra tem cruzamento de 3 grandes bioregiões: Mediterrânica, Atlântica e Macaronésica.
A vegetação climácica explica aqui quem é que tem razão, não as aventuras nas colónias do passado.
E em Sintra existem pequenas matas relíquia subtropicais NATIVAS de laurissilva com predominância da flora desta bioregião.
Naturalmente, que na maior parte das vertentes, até há bosques de outro tipo...

Resumindo, em Portugal a componente dominante racial é a mediterrânica ( latina).
A não ser que hajam cá mais loiros e ruivos de olhos azuis do que pessoas com olhos e cabelos castanhos.:)

Relativo a sua 1ª pergunta pensei que a minha palavra chegasse mas ok eu na altura ofereci-me para colocar aqui os dados e vou coloca-los, não tanto por o Belem me pedir agora mas sim por respeito a todos os leitores do Forum nomeadamente estes novos Usuarios que escrevem em Castelhano e que tem umas ideias do meu ponto de vista bem interessantes, e que parecem ter uma visão muito mais realista do nosso clima que muita gente.
Então aqui vai Belem 1º quero dizer que não disse que Bordeaux tinha um clima tal e qual com a cidade do Porto apenas disse que eram mais os aspectos no meu entender que aproximam estas duas regiões que as separam obviamente que chove mais no Verão em Bordeux que no Porto, mas as diferenças são poucas a nível genérico então são mesmo minimas temperaturas medias anuais entre os 13º15º graus(sim porque em Bordeux os dias de temperatura igual ou superior a 35º graus são em maior nº q no Porto) e 150-200 dias de chuva ano.
tambem quero referir que apos muita paciência recolhi estes dados a fonte que consultei que está ao dispor de todos é o site:www.tutiempo.net que contem todos os normativos climáticos de todas as cidades europeias e não so.
Esta analise que fiz não visa por em causa qualquer fundamento climatológico cientifico ou nenhum normativo climático mas apenas demonstrar por A+B que os meses secos na cidade de Bordeux acontecem por vezes durante anos seguidos, por vezes mais que um,dois ou ate 3 meses e que não é por este factor que se vai passar a dizer que o clima de Bordeaux não é um clima atlantico.

1975:

Julho
Temperatura media:21º
Precipitação:13 mm

1976:
Maio
Temperatura media:15º
Precipitação:25 mm
Junho
Temperatura media:20º
Precipitação:33 mm

1977
Agosto
Temperatura media:16º
Precipitação:4 mm

1978
Agosto
Temperatura media:19º
Precipitação:21 mm

1979
Junho
Temperatura media:18º
Julho
Precipitação:8 mm

1980
Agosto
Precipitação:30 mm
Setembro
Precipitação:23 mm

1981
Junho
Precipitação:26 mm
Julho
Agosto
Temperatura media:22º
Precipitação:22 mm

1982-sem meses secos

1983
Junho

1984
Julho
Precipitação:27 mm

1985
Agosto

1986
Junho
Precipitação:11 mm
Julho
Precipitação:6 mm

1987
Maio
Temperatura media:15º
Precipitação:24 mm
Agosto
Precipitação:39 mm

1988
Junho
Precipitação:17 mm

1989
Junho
Temperatura media:17º
Precipitação:17 mm
Julho
Precipitação:41 mm
Setembro
Precipitação:35 mm

1990
Maio
Precipitação:29 mm
Julho
Precipitação:25 mm
Agosto
Temperatura media:23º
Precipitação:20 mm

Entre 1975 e 1990 so em 1982 é q n se registou um ano sem um mes seco.

1991
Agosto

1992
Maio

1993
Agosto

1994-sem meses secos

1995
Junho
Julho
Temperatura media:24º
Precipitação:42 mm
Agosto

1996-sem meses secos

1997
Setembro
Precipitação:32 mm

1998
Maio
Precipitação:20 mm
Agosto

1999-sem meses secos

Na década de 1990, mais uma vez foram mais os anos em que existiram no mínimo um mês seco que o inverso

2000
Julho
Agosto
Precipitação:12 mm
Setembro
Precipitação:18 mm

2001
Junho
Agosto

2002
Junho
Julho
Agosto
Precipitação:32 mm

2003
Maio
Junho
Precipitação:34 mm
Agosto
Temperatura media:25º
Setembro
Precipitação:18 mm

2004
Junho
Precipitação:14 mm

2005
Maio
Precipitação:16 mm
Junho
Precipitação:12 mm
Agosto
Precipitação:8 mm

2006
Junho
Julho
Temperatura media:25º

Como vê Belem não estava a fazer Bluff pesquisei esta informação quando lhe afirmei que o clima da cidade de Bordeaux tinha anos com meses secos ou semi-humidos estava-me a basear em dados concretos que voce e quem pretender pode confirmar na fonte que eu já disponibilizei, e como disse comparativamente com os valores verificados no Norte de Portugal nomeadamente da cidade do Porto os valores são mais identicos do que diferentes a todos os niveis por algum motivo dos melhores vinhos as melhores castas de tinto,branco,verde existem nestas regiões em todo o Norte Peninsular e atlântico francês julgo q o Vinho do Porto e o Vinho de Bordeaux dispensam apresentações e entre isto não acontece á toa, sabe porquê??porque na Grecia em Marrocos ate pode existir vinho mas com menos qualidade porque no deserto e nos climas semi-áridos não se faz vinho seja tinto branco seco, verde,etc e o que se faz faz com menos qualidade, por isso nos portugueses ao menos deveríamos orgulhar dessa dádiva que nos dá esta influencia atlântica temperada com uma precipitação e uma temperatura adequada, você conhece algum vinho da Amareleja?? conhece algum vinho lá dos recantos e dos vales dos 50º graus do vale do Tejo e do Guadiana??? não conhece ainda bem que essas pequenas excepções não são a regra e são tão pouca significativas que nem merecem muita atenção felizmente maioria do pais alentejo: Borba,Pegões; Ribatejo:cartaxo; estremadura: Palmela,Setúbal enfim em todo o pais conseguimos fazer e produzir óptimos vinhos sabe porquê?? Porque felizmente não somos um deserto semi-arido género Grecia ou Marrocos.... e por favor não me venha falar nos vinhos Gregos ok. Isto é que é dizer bem de um pais...

"Sim, mas a diferença é que o Duero foi humilde e soube reconhecer que afinal estava enganado, mas pelo vistos nem todos são abençoados com essa vontade sincera de aprender."... By Belem

Belem lol isto não trata-se de aprender... ehehehe eu felizmente quando quero aprender algo leio sobre o assunto tento recolher informação... desculpe-me dizer Belem ...isto não é uma questão de aprendizagem... por conhecimentos ambos temos é uma questão de interpretação e de alguma teimosia você em Sintra ve palmeiras e Mangueiras eu vejo Pinheiros e árvores de folha caduca....

"... Sintra o clima húmido, fresco mas ameno ( tipo clima de montanha e nebuloso), certamente foi favorável ao desenvolvimento florestal e por isso de forma natural crescem bosques exóticos com centenas de anos. Não precisam de manutenção alguma, em virtude do clima e solo, não por razões históricas. A componente histórica explica a sua origem, não a sua desenvoltura natural e capacidade fitoclimática. ;)
A vegetação climácica explica aqui quem é que tem razão, não as aventuras nas colónias do passado...."Belem

Ok Belem deixe lá as folhas exóticas.... em Sintra encontra-se de tudo, lol aventuras coloniais do passado... ehehehe sim a maioria da vegetação de Sintra não vem de paragens exoticas coloniais... ok Belem tudo bem....

Relativo as questões que voce diz raciais eu digo culturais e étnicas e a essa questão de ser-se mais ou menos moreno... eu pergunto voce conhece verdadeiramente Portugal??? eu conheço mas nunca me dei ao trabalho de contar se existem mais pessoas Louras ou Morenas de pele mais ou menos Branca... Mas Belem olhe que digo-lhe uma coisa de Condeixa/Coimbra para cima eu não tinha tanta a certeza se os tais Morenos latinos são a maioria das pessoas mas tb n me quero alongar muito sobre este assunto posso ser mal interpertado... Mas uma coisa lhe queria dizer a nivel Genetico e etnico ate antropologico deveria-se informar melhor pois e agora sou eu que lhe ensino algo voce pode desconhecer... mas as parecenças da população do Norte da Pensiula Iberica do Norte centro de Portugal e não só é muito mais idêntica aos povos Celtas nomeadamente aos Irlandeses,franceses que voce ate possa imaginar muita mais idêntica que por exemplo com os povos do Mediterraneo sul de Italia, Grecia Turquia dei-lhe dois exemplos que voce insistiu em ignorar as Pessoas Ruivas não existem nos paises mediterrâneos so em Portugal,Espanha,França,Irlanda,Gra-bertanha(isto secalhar voce desconhecia pois nunca tinha pensado nisto não é) 2º a nivel de estrutura os povos populações do Mediterraneo são de uma estatura muito maior que os povos de origem celta, os povos gregos,eslavos,sicilianos encontra com muito mais facilidade um grego ou um turco com 1,90m que um Irlandes por exemplo.
A serio Belém se interessa-se por estes assuntos leia sobre isto pois vai ter algumas surpresas existe muito mais coisas que nos aproximam a nos Ibericos Ocidentais dos Povos Celtas que você possa sequer imaginar.

cumps

Sociometeo, essa da estatura tem muito que se lhe diga, e não é uma característica muito fiável em termos de fenótipo pois depende muito das condições ambientais... o tipo de alimentação, a disponibilidade de vitamina D, a prática de exercício físico...

Relativo a sua 1ª pergunta pensei que a minha palavra chegasse

Perante o seu historial e inclusive pelo facto de ser um clone ( e de não ter avisado a ninguém que tinha mudado de nome, só após eu descobrir é que lá decidiu declarar quem você era), lamento, mas a sua palavra é duvidosa.

mas ok eu na altura ofereci-me para colocar aqui os dados e vou coloca-los, não tanto por o Belem me pedir agora mas sim por respeito a todos os leitores do Forum nomeadamente estes novos Usuarios que escrevem em Castelhano e que tem umas ideias do meu ponto de vista bem interessantes, e que parecem ter uma visão muito mais realista do nosso clima que muita gente.
Então aqui vai Belem 1º quero dizer que não disse que Bordeaux tinha um clima tal e qual com a cidade do Porto apenas disse que eram mais os aspectos no meu entender que aproximam estas duas regiões que as separam obviamente que chove mais no Verão em Bordeux que no Porto, mas as diferenças são poucas a nível genérico então são mesmo minimas temperaturas medias anuais entre os 13º15º graus(sim porque em Bordeux os dias de temperatura igual ou superior a 35º graus são em maior nº q no Porto) e 150-200 dias de chuva ano.
tambem quero referir que apos muita paciência recolhi estes dados a fonte que consultei que está ao dispor de todos é o site:www.tutiempo.net que contem todos os normativos climáticos de todas as cidades europeias e não so.
Esta analise que fiz não visa por em causa qualquer fundamento climatológico cientifico ou nenhum normativo climático mas apenas demonstrar por A+B que os meses secos na cidade de Bordeux acontecem por vezes durante anos seguidos, por vezes mais que um,dois ou ate 3 meses e que não é por este factor que se vai passar a dizer que o clima de Bordeaux não é um clima atlantico.

Como vê Belem não estava a fazer Bluff pesquisei esta informação quando lhe afirmei que o clima da cidade de Bordeaux tinha anos com meses secos ou semi-humidos estava-me a basear em dados concretos que voce e quem pretender pode confirmar na fonte que eu já disponibilizei, e como disse comparativamente com os valores verificados no Norte de Portugal nomeadamente da cidade do Porto os valores são mais identicos do que diferentes a todos os niveis por algum motivo dos melhores vinhos as melhores castas de tinto,branco,verde existem nestas regiões em todo o Norte Peninsular e atlântico francês julgo q o Vinho do Porto e o Vinho de Bordeaux dispensam apresentações e entre isto não acontece á toa, sabe porquê??

O que eu sei é que Bordeaux não tem meses secos climatológicos e o Porto sim.
Se têm alguma semelhança acho que sim, mas tanta coisa tem semelhança e agora não vem ao caso.

porque na Grecia em Marrocos ate pode existir vinho mas com menos qualidade porque no deserto e nos climas semi-áridos não se faz vinho seja tinto branco seco, verde,etc e o que se faz faz com menos qualidade, por isso nos portugueses ao menos deveríamos orgulhar dessa dádiva que nos dá esta influencia atlântica temperada

Grécia e Marrocos? lol Um país sahariano com um país europeu? Grécia produz vinhos, sim senhor e até por quase todo o lado ( e até vinhos verdes), já Marrocos, tendo desertos, tem muitas zonas que não têm vocação vinícola ( embora até também produza vinhos, mas só no Norte).
Essa influência atlântica temperada deve servir só para os vinhos verdes, porque os tintos que vigoram em maior parte do país, são tintos e requerem período seco estival e boa insolação, características do mediterrâneo e de um bom anticiclone.

com uma precipitação e uma temperatura adequada, você conhece algum vinho da Amareleja?? conhece algum vinho lá dos recantos e dos vales dos 50º graus do vale do Tejo e do Guadiana??? não conhece ainda bem que essas pequenas excepções não são a regra e são tão pouca significativas que nem merecem muita atenção felizmente maioria do pais alentejo: Borba,Pegões; Ribatejo:cartaxo; estremadura: Palmela,Setúbal enfim em todo o pais conseguimos fazer e produzir óptimos vinhos sabe porquê?? Porque felizmente não somos um deserto semi-arido género Grecia ou Marrocos.... e por favor não me venha falar nos vinhos Gregos ok. Isto é que é dizer bem de um pais...

Fazemos excelentes vinhos, porque casamos bons solos, boas castas ( algumas com milhares de anos e trazidas pelos GREGOS), temos até videiras selvagens nos campos e temos uma boa componente mediterrânica que permite a maturação exacta da uva trazendo-lhe bons níveis de açúcares.
Os vinhos tintos predominam em Portugal e requerem/preferem condições secas durante a maturação. Já os verdes, esses sim, gostam da influência do Atlântico, mas não têm a mesma expressão que os tintos em Portugal.

Belem lol isto não trata-se de aprender... ehehehe eu felizmente quando quero aprender algo leio sobre o assunto tento recolher informação... desculpe-me dizer Belem ...isto não é uma questão de aprendizagem... por conhecimentos ambos temos é uma questão de interpretação e de alguma teimosia você em Sintra ve palmeiras e Mangueiras eu vejo Pinheiros e árvores de folha caduca....

Palmeiras e mangueiras? Onde é que eu disse que vejo isso?
Palmeiras ainda vou vendo ( mas são exóticas) e mangueiras em Sintra ainda estou para perceber onde é que foi buscar essa informação. E quem nos dera que a maior parte da vegetação fosse pinheiros e árvores de folha caduca. São é, infelizmente, pinheiros, acácias e pitósporos, tudo plantas de folha persistente e exóticas. As plantas de folha caduca existem só em certas partes ( como por exemplo, na Pena) e um ou outro bosquete isolado de carvalho negral ou alvarinho.
Por acaso até já vi mangueiras em Sintra, mas foi só em viveiros ( e que até eram ao ar livre), mas isso foi numa zona mais baixa.
O essencial da minha mensagem foi: para termos uma ideia do que é ( ou foi...) Sintra realmente, teremos que nos guiar pelo sua componente climácica ( antes de se introduzir plantas exóticas), mas claro que o Sociometeo não entendeu isso e embrulhou tudo o que se disse.

http://mwmservices.net/adps/ADPS_Comunicado_03.html

Tenha uma boa leitura.

Ok Belem deixe lá as folhas exóticas.... em Sintra encontra-se de tudo, lol aventuras coloniais do passado... ehehehe sim a maioria da vegetação de Sintra não vem de paragens exoticas coloniais... ok Belem tudo bem....

Quem é que disse que a maioria da vegetação não é exótica? Eu disse é que também haviam bosques climácicos ainda ( felizmente), mas já disse que são poucos. A maioria tem outra componente.
Quanto aos exóticos a virtude está na capacidade desta serra em mantê-los de forma natural durante séculos e com uma grande desenvoltura.
Faço também trabalho de campo em Sintra e exponho os trabalhos ao Parque Natural.
Aqui no forum, num tópico, fiz uma menção à flora «sui generis» de Sintra.
Se quiser ponho aqui.

Relativo as questões que voce diz raciais eu digo culturais e étnicas e a essa questão de ser-se mais ou menos moreno... eu pergunto voce conhece verdadeiramente Portugal???

Eu é que lhe pergunto isso, pois sendo você o Rtinda que uma vez disse que vivia na Bielorússia!!
A não ser, que mais uma vez, nos ande a enganar.

eu conheço mas nunca me dei ao trabalho de contar se existem mais pessoas Louras ou Morenas de pele mais ou menos Branca...

Não é uma questão de contar, é uma questão de ver o óbvio. Quando é tão óbvio torna-se até absurdo contar.
Onde é que há tanto « bife» em Portugal que eu não sei?

Mas Belem olhe que digo-lhe uma coisa de Condeixa/Coimbra para cima eu não tinha tanta a certeza se os tais Morenos latinos são a maioria das pessoas mas tb n me quero alongar muito sobre este assunto posso ser mal interpertado... Mas uma coisa lhe queria dizer a nivel Genetico e etnico ate antropologico deveria-se informar melhor pois e agora sou eu que lhe ensino algo voce pode desconhecer... mas as parecenças da população do Norte da Pensiula Iberica do Norte centro de Portugal e não só é muito mais idêntica aos povos Celtas nomeadamente aos Irlandeses,franceses que voce ate possa imaginar muita mais idêntica que por exemplo com os povos do Mediterraneo sul de Italia, Grecia Turquia dei-lhe dois exemplos que voce insistiu em ignorar as Pessoas Ruivas não existem nos paises mediterrâneos so em Portugal,Espanha,França,Irlanda,Gra-bertanha(isto secalhar voce desconhecia pois nunca tinha pensado nisto não é)
´

É, é... Portugal e Espanha, não são países mediterrânicos, pois não...

2º a nivel de estrutura os povos populações do Mediterraneo são de uma estatura muito maior que os povos de origem celta, os povos gregos,eslavos,sicilianos encontra com muito mais facilidade um grego ou um turco com 1,90m que um Irlandes por exemplo.

Com dados, isso seria mais fácil de comprovar. Onde estão?

A serio Belém se interessa-se por estes assuntos leia sobre isto pois vai ter algumas surpresas existe muito mais coisas que nos aproximam a nos Ibericos Ocidentais dos Povos Celtas que você possa sequer imaginar.

Sim, eu ainda andei de volta da Antropologia por uns bons tempos, não se preocupe.
Em Portugal, noto é que, existe uma minoria, tal como o Frederico referiu, de famílias ricas com origens nórdicas ( UK, por exemplo) em Portugal, nomeadamente no Porto e em Lisboa. E eventualmente alguns grupos dispersos de origem celta, que aindam persistem e ainda bem.
Mas se formos a ver maior parte da população citadina e por exemplo, mais representativamente ( e menos sujeito a influxos do exterior), em gentes locais e da terra, já não vejo assim tanto loiro de olhos claros.
Eu até me dá a ideia, de que há gente de tez bem morena, em zonas de Portugal profundo ( talvez por estarem mais expostos aos níveis elevados de insolação que se atinge em grande parte de P. continental, devido às suas actividades ao ar livre e por terem, de facto, origens meridionais).

Acalmem-se minha gente :shocking:

Pessoal tomem um suco de uva ou de morango e façam uma pausa para kit kat. A sério! Está provado cientificamente que o sumo de uva contêm inúmeros benefícios para a saúde humana entre os quais, contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças, o stress e o envelhecimento, portanto acalmem o stress e bebam grape juice que é bem melhor acreditem lol :lmao:

Um suco de uva? Um suco de morango? lol
E que tal uma mistura? :lmao:
Na terra da minha avó, há uma videira brava que sobe pelas árvores, que dá uma uva muito própria e doce que lhe chamam de uva-morangueira.
Dizem que faz mal à saúde beber vinho de tal uva, daí que apenas serve como uva de mesa.

Perante o seu historial e inclusive pelo facto de ser um clone ( e de não ter avisado a ninguém que tinha mudado de nome, só após eu descobrir é que lá decidiu declarar quem você era), lamento, mas a sua palavra é duvidosa.

O que eu sei é que Bordeaux não tem meses secos climatológicos e o Porto sim.
Se têm alguma semelhança acho que sim, mas tanta coisa tem semelhança e agora não vem ao caso.

Grécia e Marrocos? lol Um país sahariano com um país europeu? Grécia produz vinhos, sim senhor e até por quase todo o lado ( e até vinhos verdes), já Marrocos, tendo desertos, tem muitas zonas que não têm vocação vinícola ( embora até também produza vinhos, mas só no Norte).
Essa influência atlântica temperada deve servir só para os vinhos verdes, porque os tintos que vigoram em maior parte do país, são tintos e requerem período seco estival e boa insolação, características do mediterrâneo e de um bom anticiclone.

Fazemos excelentes vinhos, porque casamos bons solos, boas castas ( algumas com milhares de anos e trazidas pelos GREGOS), temos até videiras selvagens nos campos e temos uma boa componente mediterrânica que permite a maturação exacta da uva trazendo-lhe bons níveis de açúcares.
Os vinhos tintos predominam em Portugal e requerem/preferem condições secas durante a maturação. Já os verdes, esses sim, gostam da influência do Atlântico, mas não têm a mesma expressão que os tintos em Portugal.

Palmeiras e mangueiras? Onde é que eu disse que vejo isso?
Palmeiras ainda vou vendo ( mas são exóticas) e mangueiras em Sintra ainda estou para perceber onde é que foi buscar essa informação. E quem nos dera que a maior parte da vegetação fosse pinheiros e árvores de folha caduca. São é, infelizmente, pinheiros, acácias e pitósporos, tudo plantas de folha persistente e exóticas. As plantas de folha caduca existem só em certas partes ( como por exemplo, na Pena) e um ou outro bosquete isolado de carvalho negral ou alvarinho.
Por acaso até já vi mangueiras em Sintra, mas foi só em viveiros ( e que até eram ao ar livre), mas isso foi numa zona mais baixa.
O essencial da minha mensagem foi: para termos uma ideia do que é ( ou foi...) Sintra realmente, teremos que nos guiar pelo sua componente climácica ( antes de se introduzir plantas exóticas), mas claro que o Sociometeo não entendeu isso e embrulhou tudo o que se disse.

Quem é que disse que a maioria da vegetação não é exótica? Eu disse é que também haviam bosques climácicos ainda ( felizmente), mas já disse que são poucos. A maioria tem outra componente.
Quanto aos exóticos a virtude está na capacidade desta serra em mantê-los de forma natural durante séculos e com uma grande desenvoltura.
Faço também trabalho de campo em Sintra e exponho os trabalhos ao Parque Natural.
Aqui no forum, num tópico, fiz uma menção à flora «sui generis» de Sintra.
Se quiser ponho aqui.

Eu é que lhe pergunto isso, pois sendo você o Rtinda que uma vez disse que vivia na Bielorússia!!
A não ser, que mais uma vez, nos ande a enganar.

Não é uma questão de contar, é uma questão de ver o óbvio. Quando é tão óbvio torna-se até absurdo contar.
Onde é que há tanto « bife» em Portugal que eu não sei?

´

É, é... Portugal e Espanha, não são países mediterrânicos, pois não...

Com dados, isso seria mais fácil de comprovar. Onde estão?

Sim, eu ainda andei de volta da Antropologia por uns bons tempos, não se preocupe.
Em Portugal, noto é que, existe uma minoria, tal como o Frederico referiu, de famílias ricas com origens nórdicas ( UK, por exemplo) em Portugal, nomeadamente no Porto e em Lisboa. E eventualmente alguns grupos dispersos de origem celta, que aindam persistem e ainda bem.
Mas se formos a ver maior parte da população citadina e por exemplo, mais representativamente ( e menos sujeito a influxos do exterior), em gentes locais e da terra, já não vejo assim tanto loiro de olhos claros.
Eu até me dá a ideia, de que há gente de tez bem morena, em zonas de Portugal profundo ( talvez por estarem mais expostos aos níveis elevados de insolação que se atinge em grande parte de P. continental, devido às suas actividades ao ar livre e por terem, de facto, origens meridionais).

CELTAS E A PENISULA IBERICA

"....Todavia, estudos genéticos realizados em 2004 por Daniel Bradley,[36] do Trinity College de Dublin, demonstraram que os laços genéticos entre os habitantes de áreas célticas como Gales, Escócia, Irlanda, Bretanha e Cornualha são muito fortes e trouxeram uma novidade: a de que, de entre todos os demais povos da Europa, os traços genéticos mais próximos destes eram encontrados na península Ibérica.

Daniel Bradley explicou que sua equipe propunha uma origem muito mais antiga para as comunidades da costa do Atlântico: pelo menos 6000 anos atrás, ou até antes disso. Os grupos migratórios que deram origem aos povos celtas do noroeste europeu teriam saído da costa atlântica da península Ibérica nos finais da última Idade do Gelo e ocupada as terras recém libertadas da cobertura glacial no noroeste europeu, expandindo-se depois para as áreas continentais mais distantes do mar.

O geneticista Bryan Sykes confirma esta teoria no seu livro Blood of the Isles (2006), a partir de um estudo efectuado em 2006 pela equipe de geneticistas da Universidade de Oxford. O estudo analisou amostras de ADN recolhidas de 10.000 voluntários[37] do Reino Unido e Irlanda, permitindo concluir que os celtas que habitaram estas terras, — escoceses, galeses e irlandeses —, eram descendentes dos celtas da península Ibérica que migraram para as ilhas Britânicas e Irlanda entre 4.000 e 5.000 a. C..[38][39]

Outro geneticista da Universidade de Oxford, Stephen Oppenheimer, corrobora esta teoria no seu livro "The Origins of the British" (2006). Estes estudos levaram também à conclusão de que os primitivos celtas tiveram a sua origem não na Europa Central, mas entre os povos que se refugiaram na península Ibérica durante a última Idade do Gelo.[40]

Estudos feitos na Universidade do País de Gales defendem que as inscrições encontradas em estelas no sudoeste da península Ibérica demonstram que os celtas do País de Gales vieram do sul de Portugal e do sudoeste de Espanha..."

Volto a repetir nos equanto pessoas pouco ou nada temos a ver com os povos Eslavos,Otamanos,Sicilianos,Napoletanos do Mediterraneo quanto muito os povos Ibericos localizados no Leste da penisula Iberica tivessem alguma influencia genetica desses povos, que são pessoas muito mais altas que os povos das 6 nações celtas onde se encontram o Reino Suevo que ocopou quase toda a faixa do territorio Nacional...

Relativo vendermos mais esse preconceito social tipico portugues, de que todos os Louros portugues descendem de ingleses isso para mim pode ser giro dizer isso... pode ate cair bem no discurso politicamente correcto de colar a nossa Imagem de Portugal ao Norte de Africa mas não tem qualquer fundamento pois os ingleses que vieram para Portugal nos sec.XV-XIX são das elites representam uma minoria muito pequena da população lol sem quase representatividade nas populações e volto a dizer de Condeixa/Coimbra para Norte duvido mesmo enquanto não me provarem o contrario continuarei a duvidar que a Larga maioria da População seja bastante Morena de pele mais escura... duvido mesmo... mas mesmo pois conheço bem o meu pais e para mim é uma evidencia ai nota-se bem a diferença Norte Sul Voce está no Alentejo e Algarve ate região de Lisboa e a grande maioria das pessoas são de facto morenas...mas de Condeixa para cima??? duvido... alias acho mesmo que anda ela por ela...
Relativo a subnutrição alimentação desporto apesar de a falta dela poder determinar o crescimento penso q tambem é mais um Mito social portugues.. somos pequenos porque somos pobrezinhos... não nada disso... antes de 1950 quase toda a Europa sempre viveu em condições de miseria extrema entre 1939-1945 quase toda a europa passou por uma guerra atroz que condiziu as populações a situações de muito mais miseria que em Portugal onde com muitas dificuldades sempre viviamos em paz e sempre iamos tendo uma Hortazinha para plantar os produtos... passamos mt mal sem duvida... mas pior estavam os povos europeus a sofrerem de uma guerra do pior q possa existir... antes de 1939 toda as populações da Europa viviam muito mal no inicio do sec.XX vivia-se em paises industriais como França Inglaterra em Fabricas totalmente desumanizadas onde as pessoas trabalhavam em condições impensaveis... por isso lamento mais uma vez ir contra o senso comum mas a fome a miseria como o sol e o calor tb não é uma exclusividade de Portugal infelizmente a maioria dos europeus viveu ate 1950 mal, com guerras, revoluções,fome, fabricas desumanas... e não é por esta razão que os portugueses são mais ou menos altos... não é por os Sicilianos Turcos Povos Balticos Gregos Bulgaros terem passado miseria que vão deixar de ser bem mais altos que os portugueses em media... A razão prende-se mais pela Genetica e ai a nossa influencia celtica determinou isso... pois os Irlandeses são em Media tão pequenos como nos.. alias os Povos do Norte de africa são mais altos que nos lol por exemplo... eu já dei o exemplo das pessoas Ruivas existirirem em relativa abundancia em Portugal alias as pessoas ruivas existem nos paises Nordicos,Reino Unido,Irlanda, Oeste de França e Oeste da Penisula Iberica... e não me venham dizer que os ruivos de Portugal descedem todos de Ingleses pois eu tenho familiares ruivos e são todos menos ingleses... são mesmo ribatejanos de gema....

Relativo ao Vinho... mas o vinho de Bordeaux é quê??? Tinto ou Verde ou Branco????? lol vinho ate na Baviera se faz no sul da alemanha eu já la bebi e não é nada mau... agora onde ele é mesmo bom é entre as latitudes 38º45º Oeste da penisula Iberica França, Espanha, Norte Centro de Italia, não em regiões mediterranicas onde chove em media 300-400mm ano... lol eheheh ha de reparar Belem que os bons vinhos não são desse extremo sul mediterraneo semi-arido que voce tanto aprecia... os Bons vinhos as boas castas tambem tem de estar sujeitas não so ao sol e verões quentes secos mas sim a zonas de transição e são nessas Zonas onde eles são mesmo bons... Sul,centro França,Norte centro de Italia, todo o Portugal, Norte Oeste de Espanha...

Chipres,Grecias,Secilias os vinhos podem existir mas digo-lhe já não devem ser lá grande coisa..... e eu não sou um especialista.... mas vai ver se ler que o que digo ate faz algum sentido....

Como lhe disse ate em Munique bebi vinho local com bebi em Marrocos mas os melhores vinhos??? são neste intervalo de transção onde estamos inseridos como sul centro oeste França, Norte centro de Italia....

cumps

CELTAS E A PENISULA IBERICA

"....Todavia, estudos genéticos realizados em 2004 por Daniel Bradley,[36] do Trinity College de Dublin, demonstraram que os laços genéticos entre os habitantes de áreas célticas como Gales, Escócia, Irlanda, Bretanha e Cornualha são muito fortes e trouxeram uma novidade: a de que, de entre todos os demais povos da Europa, os traços genéticos mais próximos destes eram encontrados na península Ibérica.
Daniel Bradley explicou que sua equipe propunha uma origem muito mais antiga para as comunidades da costa do Atlântico: pelo menos 6000 anos atrás, ou até antes disso. Os grupos migratórios que deram origem aos povos celtas do noroeste europeu teriam saído da costa atlântica da península Ibérica nos finais da última Idade do Gelo e ocupada as terras recém libertadas da cobertura glacial no noroeste europeu, expandindo-se depois para as áreas continentais mais distantes do mar.

Isso são dados muito interessantes!
Mas sabe de onde vieram os Celtas, quando vieram aqui para a P. Ibérica para se refugiar dos frios glaciais da Idade do Gelo?

O geneticista Bryan Sykes confirma esta teoria no seu livro Blood of the Isles (2006), a partir de um estudo efectuado em 2006 pela equipe de geneticistas da Universidade de Oxford. O estudo analisou amostras de ADN recolhidas de 10.000 voluntários[37] do Reino Unido e Irlanda, permitindo concluir que os celtas que habitaram estas terras, — escoceses, galeses e irlandeses —, eram descendentes dos celtas da península Ibérica que migraram para as ilhas Britânicas e Irlanda entre 4.000 e 5.000 a. C..[38][39]

Exacto, migraram para lá, porque antes essa região estava toda congelada e foi na P. Ibérica que encontraram abrigo desses frios glaciais.
Não só foram pessoas, como florestas e animais.
Mais uma vez isso, sem dúvida, que é muito interessante. :)
Só prova que a latitude, também tem influência no clima, coisa que pelos vistos e insistentemente passa despercebida para alguns, que só mencionam « Atlântico, Atlântico», mas o Atlântico afinal não é igual para todos. Há também outros factores.

Outro geneticista da Universidade de Oxford, Stephen Oppenheimer, corrobora esta teoria no seu livro "The Origins of the British" (2006). Estes estudos levaram também à conclusão de que os primitivos celtas tiveram a sua origem não na Europa Central, mas entre os povos que se refugiaram na península Ibérica durante a última Idade do Gelo.[40]

Exacto e antes de cá chegarem para se abrigar vieram de onde?

Volto a repetir nos equanto pessoas pouco ou nada temos a ver com os povos Eslavos,Otamanos,Sicilianos,Napoletanos do Mediterraneo quanto muito os povos Ibericos localizados no Leste da penisula Iberica tivessem alguma influencia genetica desses povos, que são pessoas muito mais altas que os povos das 6 nações celtas onde se encontram o Reino Suevo que ocopou quase toda a faixa do territorio Nacional...

O ideal seria postar alguma informação sobre isso.

Relativo vendermos mais esse preconceito social tipico portugues, de que todos os Louros portugues descendem de ingleses isso para mim pode ser giro dizer isso... pode ate cair bem no discurso politicamente correcto de colar a nossa Imagem de Portugal ao Norte de Africa mas não tem qualquer fundamento pois os ingleses que vieram para Portugal nos sec.XV-XIX são das elites representam uma minoria muito pequena da população lol sem quase representatividade nas populações

Exacto e foi isso que que se disse.:)

e volto a dizer de Condeixa/Coimbra para Norte duvido mesmo enquanto não me provarem o contrario continuarei a duvidar que a Larga maioria da População seja bastante Morena de pele mais escura...

O que se disse é que eram de cabelos castanhos e olhos escuros, na maioria dos casos para Portugal. Casos de morenos de tez escura, existem para pessoas do Portugal mais rural, pessoas da terra, mas não se disse que eram a maioria.

duvido mesmo... mas mesmo pois conheço bem o meu pais e para mim é uma evidencia ai nota-se bem a diferença Norte Sul Voce está no Alentejo e Algarve ate região de Lisboa e a grande maioria das pessoas são de facto morenas...mas de Condeixa para cima??? duvido... alias acho mesmo que anda ela por ela...

O que é que existe em Condeixa que impede as pessoas de passarem para outro lado?

pois os Irlandeses são em Media tão pequenos como nos.. alias os Povos do Norte de africa são mais altos que nos lol por exemplo...

Provas? Eu como não tenho provas disso não falo no tema, mas já que insiste tanto, tem alguma?

eu já dei o exemplo das pessoas Ruivas existirirem em relativa abundancia em Portugal

Não, não deu.
Diga-me onde existe essa população representativa de pessoas ruivas e até loiras que eu gostava de saber.

Relativo ao Vinho... mas o vinho de Bordeaux é quê??? Tinto ou Verde ou Branco?????

Maioritamente não é tinto.

lol vinho ate na Baviera se faz no sul da alemanha eu já la bebi e não é nada mau... agora onde ele é mesmo bom é entre as latitudes 38º45º Oeste da penisula Iberica França, Espanha, Norte Centro de Italia, não em regiões mediterranicas onde chove em media 300-400mm ano...

Nem 8, nem 80, diria antes. Não é necessário um clima semiárido, mas também não é necessário um clima húmido.
Mas isso tudo depende da casta.
Volto a repetir que vinhos tintos, precisam de tempo seco estival, característica básica de climas mediterrânicos, no Sul da Europa.
Creta e Sicília têm excelentes vinhos, como os de tipo Malvasia.

lol eheheh ha de reparar Belem que os bons vinhos não são desse extremo sul mediterraneo semi-arido que voce tanto aprecia...

Nem eu disse que eram e nem eu disse que os apreciava.
Não deturpe as minhas palavras, aprenda a falar por si e a ler bem o que os outros escrevem.

os Bons vinhos as boas castas tambem tem de estar sujeitas não so ao sol e verões quentes secos mas sim a zonas de transição e são nessas Zonas onde eles são mesmo bons... Sul,centro França,Norte centro de Italia, todo o Portugal, Norte Oeste de Espanha...

Isso depende da casta. Há muitos bons vinhos no Alentejo e em Setúbal e estes ficam em alguma zona de transição?

Chipres,Grecias,Secilias os vinhos podem existir mas digo-lhe já não devem ser lá grande coisa..... e eu não sou um especialista.... mas vai ver se ler que o que digo ate faz algum sentido....

Depende da casta. Um vinho verde com tradição no Minho, não terá tradição no Alentejo profundo ou vice-versa...
É um assunto vazio, enfim.

Como lhe disse ate em Munique bebi vinho local com bebi em Marrocos mas os melhores vinhos??? são neste intervalo de transção onde estamos inseridos como sul centro oeste França, Norte centro de Italia....

Também já bebi vinho romeno, grego, italiano,francês, português, espanhol,etc...
Os melhores vinhos dependem do ano, da casta, da região em que se inserem, não nos exemplos que dá necessariamente. Aprenda a distinguir gostos pessoais da realidade geral.

PS: Sobre Sintra aqui vai uma:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/diversidade-climatica-em-portugal-3088-9.html

Aprecie.

Decir que leí todas las intervenciones, me sorprendo con mi nivel de portugués :D pues SOLO HAY UNA PALABRA QUE NO ENTENDÍ.

¿Qué quiere decir "mangueira"?

Y ahora paso por paso.

LA ESTATURA, sociometeo tiene razón.

Los pueblos atlánticos somos de estatura baja, y el pueblo mas alto de Europa es............EL PUEBLO SERBIO.
Los pueblos balcánicos son los mas altos de Europa, por ellos son grandes en el BASQUETEBOL, MI DEPORTE PREFERIDO, (Aunque nosotros les ganamos en la última final del Eurobasket :D:D:D) Mismamente Grecia también es un país con gran estatura. Con la misma población que Portugal es un gran pais de basquetebol, son los subcampeones del mundo, LOS CAMPEONES SOMOS NOSOTROS. EN EL MUNDIAL DE JAPÓN LES GANAMOS. :D:D:D

Embora no es una altura como los escandinavos y nórdicos de estructura corporal fuerte, sino que los balcánicos son mas desgarbados (mas delgados y espaldas mas "caídas", tipo Sr. Burns de los Simpson). Los balcánicos tienen los mismos "colores" que nosotros, color de ojos, cabellos y piel, mayoría de castaños y morenos y piel como la nuestra.

Ejemplos son los jugadores de baloncesto como el gran BODIROGA, el tenista DJOKOVIC o la tenista ANA IVANOVIC (si no es por la altura mismamente podría ser portuguesa o española).

En cuestiones genéticas sociometeo también tiene razón.

Genéticamente somos emparentados con franceses, británicos e irlandeses, El gen R1b es predominante en vascos e irlandeses (ambos con mas del 90%), en Francia y Portugal es de un 65/70% y en España de un 70%.

El gen R1b se refugió en la zona cantábrica de la península y luego recolonizo Europa.

La sangre moura en Iberia (representado por E3b y Ex3b) no llega al 10% en lineas generales, siendo mas común en el Sur (Algarve y Andalucía alrededor de 15/20%), pero siempre R1b es mayoritario en toda la península.

Poca relación tenemos con eslavos, turcos e italianos del centro y sur, y su influencia genética en la península fue muy escasa o muy local (ni siquiera en el Este de España tuvo apenas importancia).

El mapa de haplotipos es muy claro.

Mismo en Irlanda y Gales hay muchas personas mediterraneas, como Catherine Zeta Jones o Daniel Day Lewis.

Ahora en cuestiones de vino, no creo que Marruecos o Argelia o Tunez tengan vinos...............son países musulmanes.

Ahora paso a cuestiones de clima en la siguiente intervención.

Una cosa mas, es una pena el basquetebol en Portugal, no le dan importancia, pero también es muy extraña una cosa...........el mejor equipo africano es ANGOLA y suele ir a los mundiales.

Ahora voy a CUESTIONES DE CLIMA Y VEGETACIÓN.

Decir que leí todas las intervenciones, me sorprendo con mi nivel de portugués :D pues SOLO HAY UNA PALABRA QUE NO ENTENDÍ.

¿Qué quiere decir "mangueira"?.

Mangifera indica

Y ahora paso por paso.

LA ESTATURA, sociometeo tiene razón.

Los pueblos atlánticos somos de estatura baja, y el pueblo mas alto de Europa es............EL PUEBLO SERBIO.
Los pueblos balcánicos son los mas altos de Europa, por ellos son grandes en el BASQUETEBOL, MI DEPORTE PREFERIDO, (Aunque nosotros les ganamos en la última final del Eurobasket :D:D:D) Mismamente Grecia también es un país con gran estatura. .

Há dados sobre isso? Estatura média na Grécia, por exemplo?

Los balcánicos tienen los mismos "colores" que nosotros, color de ojos, cabellos y piel, mayoría de castaños y morenos y piel como la nuestra. .

Pois, é possível.
Mas vá, sempre há mais alguém que entenda que cabelos e olhos castanhos, predominam em Portugal e não loiros ou ruivos com olhos azuis.
Não acho bem nem mal, acho que é assim.

En cuestiones genéticas sociometeo también tiene razón.

Genéticamente somos emparentados con franceses, británicos e irlandeses, El gen R1b es predominante en vascos e irlandeses (ambos con mas del 90%), en Francia y Portugal es de un 65/70% y en España de un 70%. .

E fenotipicamente os portugueses são loiros de olhos azuis na maioria?

Ahora en cuestiones de vino, no creo que Marruecos o Argelia o Tunez tengan vinos...............son países musulmanes..

Têm vinhos, sim senhor.
Um exemplo: http://moroccanmaryam.typepad.com/my_marrakesh/2007/05/moroccos_wonder.html

DATOS.
MISMA LATITUD, MISMA ALTITUD, aprox.

POTENZA (ITALIA). 40º38'N. 826 metros de altitud.
En 3'2 89
Fb 3'6 85
Mr 6'3 67
Ab 9'5 82
My 14'0 72
Jn 17'9 58
Jn 20'7 29
Ag 20'8 34
Sp 17'4 64
Oc 12'8 91
Nv 8'0 115
Dc 5'1 106

Año 11'6ºC 892mm

CARAMULO (PORTUGAL). 40º34'N. 810 metros de altitud.

En 5'8 331
Fb 6'7 255
Mr 8'8 316
Ab 11'0 153
My 12'8 156
Jn 16'8 63
Jl 19'4 24
Ag 19'8 34
Sp 17'4 80
Oc 13'6 173
Nv 9'5 271
Dc 6'5 310

Año 12'3ºC 2166mm

A recolonização da Europa após a Idade do Gelo foi feita a partir da Península Ibérica, da Península Itálica, da Grécia ou da Turquia. Por questões de proximidade, o mais provável é que as Ilhas Britânicas ou a França tenham sido colonizadas pela Ibéria e pela Itália. Mas isto foi há milhares de anos. Depois, por questões de selecção natural, em poucas gerações os ingleses terão ficado com a pele mais clara, para permitir uma maior síntese de vitamina D face a uma menor radiação solar. E nós, ibérios e itálicos, ficamos mais morenos e com olhos mais escuros, para nos protegermos do sol estival. A questão da presença de ruivos ocorrerá devido a contactos com povos do norte da Europa há cerca de 1000 anos atrás, contactos esses que terão ocorrido na costa da Galiza ou do Minho, embora esteja registada a presença vicking no Algarve. Como o belém disse, os louros de olhos claros são raros, e ocorrem com frequência apenas nas classes altas da Foz ou de Lisboa/Oeiras/Cascais.

Boas
Esta discussão não avança seguramente devido a um factor que certa gente omite em prol de uma berraria pseudo-cientifica e medonhamente entediante...
Porque é que dão tanta importancia ao verão quando é exatamente a estação oposta que, no caso dos climas subtropicais, faz a grande diferença?
Parece-me obvio que no verão ( JJA) a diferença latitudional a nivel de temperaturas tende a esbater-se, no interior, devido ao facto da terra aquecer mais rapidamente que o mar.
O clima portugês é influenciado, tal como o da região da bacia mediterranea, pelo mar, como tal o nosso verão é muito mais longo e sustentado do que o verão das localidades mais afastadas dele, mesmo que nessas localidades haja um ou dois meses que se acabem por equiparar ao nosso verão.
Mesmo que o E/SE europeu tenha um ou dois meses com médias proximas ás nossas, nós temos 4 meses em que ficamos sob influencia quase permanente das massas de ar tropical e das aguas tépidas que alongam nosso verão.
Mas como disse, é no inverno que o nosso e o clima dos nosso vizinhos mediterraneos se destaca, pois, nessa altura devido á latitude conseguimos manter quantidades razoaveis de insolação, e devido ás altas subtropicais e fluxos de W acabamos por arrefecer muitissimo menos que os outros paises a norte dos 45ºN.
Portugal ( pelo menos a sul dos 40ºN), como se localiza perto do atlantico, que arrefece menos que a maioria do mediterraneo tem invernos comparaveis a malta, S espanhol, argélia, marrocos, etc.
Quanto muito podemos dizer que os verões em Portugal são parecidos com os do S/E europeu ( mas mais longos) e que os invernos são parecidos com os do S/SE/SW do mediterraneo.
Apesar de tudo a fachada atlantica da PI tem locais muitissimo quentes no verão...basta andar 30-50km para o interior...por exemplo,cordoba, sevilha e os vales do tejo/douro/guadiana teem locais cujo verão é mais quente que o do cairo:thumbsup:

E vocês a dar-lhe com a altura :thumbsup: Já disse não é uma característica fenotípica fiável para comparar povos, pois depende muito das condições de vida, alimentação, prática desportiva, luz, etc.

Aqui na serra algarvia, até à poucas décadas atrás, os jovens não consumiam lacticínios, a fruta era a da época e pouco variada, carne de vaca quase não se consumia... De Verão comia-se gaspacho com carapaus fritos, de inverno cozidos de grão e feijão com repolho e carne de porco da matança, não havia cá pequeno-almoço e lanche com leite, pãozinho e frutinha. Logo aos 6,7 anos, os jovens começavam a fazer trabalhos forçados no campo, o descanso era pouco e o dispêndio energético no trabalho era muito e roubado ao crescimento.