SocioMeteo
Nimbostratus
re: Diversidade climática
Então explique-me porque a temperatura Media anual em Lisboa é de 16º graus no Porto de 14,5º e em Bragança de 12º graus....
Tambem gostava que me explicasse o facto de Lisboa ter niveis de percipitação de 700-800 mm o Porto de 1200mm por exemplo...
comparativamente com cidades como Palermo,Malta,Malaga,Maiorca, Atenas, Cagliari a cidade é mais fresca mais chuvosa então se compararmos com o Porto as diferenças não são pequenas são enormes....
Boas
Esta discussão não avança seguramente devido a um factor que certa gente omite em prol de uma berraria pseudo-cientifica e medonhamente entediante...
Porque é que dão tanta importancia ao verão quando é exatamente a estação oposta que, no caso dos climas subtropicais, faz a grande diferença?
Parece-me obvio que no verão ( JJA) a diferença latitudional a nivel de temperaturas tende a esbater-se, no interior, devido ao facto da terra aquecer mais rapidamente que o mar.
O clima portugês é influenciado, tal como o da região da bacia mediterranea, pelo mar, como tal o nosso verão é muito mais longo e sustentado do que o verão das localidades mais afastadas dele, mesmo que nessas localidades haja um ou dois meses que se acabem por equiparar ao nosso verão.
Mesmo que o E/SE europeu tenha um ou dois meses com médias proximas ás nossas, nós temos 4 meses em que ficamos sob influencia quase permanente das massas de ar tropical e das aguas tépidas que alongam nosso verão.
Mas como disse, é no inverno que o nosso e o clima dos nosso vizinhos mediterraneos se destaca, pois, nessa altura devido á latitude conseguimos manter quantidades razoaveis de insolação, e devido ás altas subtropicais e fluxos de W acabamos por arrefecer muitissimo menos que os outros paises a norte dos 45ºN.
Portugal ( pelo menos a sul dos 40ºN), como se localiza perto do atlantico, que arrefece menos que a maioria do mediterraneo tem invernos comparaveis a malta, S espanhol, argélia, marrocos, etc.
Quanto muito podemos dizer que os verões em Portugal são parecidos com os do S/E europeu ( mas mais longos) e que os invernos são parecidos com os do S/SE/SW do mediterraneo.
Apesar de tudo a fachada atlantica da PI tem locais muitissimo quentes no verão...basta andar 30-50km para o interior...por exemplo,cordoba, sevilha e os vales do tejo/douro/guadiana teem locais cujo verão é mais quente que o do cairo
Então explique-me porque a temperatura Media anual em Lisboa é de 16º graus no Porto de 14,5º e em Bragança de 12º graus....
Tambem gostava que me explicasse o facto de Lisboa ter niveis de percipitação de 700-800 mm o Porto de 1200mm por exemplo...
comparativamente com cidades como Palermo,Malta,Malaga,Maiorca, Atenas, Cagliari a cidade é mais fresca mais chuvosa então se compararmos com o Porto as diferenças não são pequenas são enormes....