Diversidade climática

Exatamente , quem nao andar aqui apenas pelo conflito , vera que o que eu disse foi em relacao a isso que se falou .

Eu nao ando aqui a inventar nada .

Sim, mas o Andre já explicou o porquê da não presença do tal registo no boletim, da minha parte fiquei esclarecido.

estou a ver que este topico esta a estravasar para o insulto, vamos ter calma. Eu pessoalmente acredito o vale do douro tem uma posição unica para alem da geologia a base de xisto negro, quanto a recordes valem o que valem, no death valey não mora ninguem a descredebilisada libia éra no deserto, mas no douro a altura de maior jorna é na altura de Agosto setembro e trabalhar lá acima de 30º deve ser um inferno, daí dar uma das melhores pingas do mundo

Para quem não sabe Riodades fica a quase 600 m de altitude e não existe nenhum local nas redondezas de baixa altitude. A meros 10 km a sudoeste fica Moimenta da Beira que tem 100 m de altitude a mais que Riodades e cuja temperatura máxima absoluta é de 36.5ºC para o período 1955/70 (o único que tenho).

• Gosto
Reactions: belem e jonas_87
Se Riodades estivesse a cota do rio Douro, principalmente em sectores do vale onde as vertentes são autenticas paredes, isso era uma coisa,agora assim.

Carta militar da zona.

2vtzlu0.jpg

mu9afa.jpg

• Gosto
Reactions: belem
Lançaram essa bomba de gasolina de Riodades não sei bem para quê, se ninguem com bom senso e dois dedos de testa a reconhece, não sei porque foi referida, só porque foi referido o registo de Itália nos anos 90 que por muitas voltas que se dá, tem muito mais credibilidade e fundamentação( sim porque falam muito da PI mas na Sicilia aquece muito bem está mais a sul que qualquer região de Portugal, tambem tem um relevo caprichoso e com a dorsal e geopotenciais elevados com a continentalidade que tem deve aquecer muito portanto na vaga de calor de 1999 em Itália, acho bem provavel que esse valor tenha sido atingido bem como as autoridades italianas, portanto é uma região com muito potencial) portanto nem entendo a comparação, mas pronto acho que o bom senso deve prevalecer.

Re: Seguimento Europa 2014

Se pensarmos em número de horas de sol, a diferença é abismal. Braga tem mais 1000h de sol/ano que Londres.
A quantidade de precipitação anual em Braga é esmagadoramente maior que a de Londres. Mas e a evapotranspiração? Braga chega a registar 8mm/dia de evapotranspiração em alguns dias de Verão. Londres, nos seus melhores dias, nem chega a metade desse valor.

De referir ainda que a humidade média relativa do ar, também não tem comparação.

Tudo isto são características do clima.

Por fim, não há dúvida que o Minho é "o penico" de Portugal. Mas a fama de ser das regiões mais chuvosas da Europa, deve-se não à generalidade do Minho, mas à Peneda-Gerês, onde a precipitação média anual ronda, em alguns locais, os 3000mm.
E mesmo nesses locais, o sol brilha mais de 2200h/ano. Algo que provalmente não acontece em nenhum outro lugar da Europa onde a precipitação média anual supere os 2500mm .

Mesmo a cidade do Porto, a cidade cinzenta/nublada, tem 2463.8h/ano de sol. O mesmo que Roma. Quase o dobro de Londres.

Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.
Isto, apesar do antigo IM - agora IPMA, ter publicado em tempos um estudo em que referia o vale do Douro como um dos locais, se não o local, com a Tmáx média de verão mais alta do país: ~37,5ºC.
(Não há estações oficiais que o comprovem, infelizmente).

Aliás tanto Douro e Vale do Tejo, segundo esse estudo, atingiam uma média de 37,5ºc e 37,4ºc de máximas para os 3 meses mais quentes do ano, respetivamente, para o período de 1960-1990.

No Guadiana, em alguns locais também foram apresentadas médias superiores a 35ºc para os 3 meses mais quentes do ano e para o mesmo período.

Claro que o melhor é montar algumas estações nesses locais (começando primeiro por medições analógicas, para localizar zonas mais quentes)e ver que valores atingem. Pinhão, nesses mapas, aparece como surpreendentemente fresco em comparação com as zonas mais quentes do Douro (creio que nesse estudo tinha uma média de 32-33ºc para os 3 meses mais quentes do ano), mas sei que registou já uma máxima de 46ºc.

A título de curiosidade, na Quinta da Erva Moira, no Parque Arqueológico do Côa, disseram-me que existe uma estação meteorológica e segundo responsáveis do Parque (basta contatar o próprio parque) já foram registados 52 graus celsius lá.

O valor é puxado, ainda que esta zona seja quente (e não só no verão), ainda que em termos de médias e segundo o estudo do IM, hajam zonas mais quentes na região.

Agora claro que se o registo não está homologado e não há verificação científica, não se pode tomar este valor como certo, e isto apenas deve alimentar o interesse por uma investigação mais séria.

1.jpg

Quinta da Erva Moira

A título de curiosidade, na Quinta da Erva Moira, no Parque Arqueológico do Côa, disseram-me que existe uma estação meteorológica e segundo responsáveis do Parque (basta contatar o próprio parque) já foram registados 52 graus celsius lá.

O valor é puxado, ainda que esta zona seja quente (e não só no verão), ainda que em termos de médias e segundo o estudo do IM, hajam zonas mais quentes na região.

Quinta da Erva Moira

Parece-me um valor muito elevado, é que não há assim tantos locais no mundo com registos válidos de 50ºC ou superiores.

Segundo o mapa ibérico o Douro nem é sequer a zona mais quente do nosso territorio, o engraçado é que nem no lado espanhol o é,mas enfim ja se sabe o desenrolar deste filme, the sky is the limite!

Parece-me um valor muito elevado, é que não há assim
tantos locais no mundo com registos válidos de 50ºC ou superiores.

Sim, claro que é um valor muito elevado, mas também não é um valor reconhecido oficialmente ou devidamente homologado.

Relativamente a outras partes do mundo, acho que os valores atuais de recordes são uma apenas uma amostra do verdadeiro potencial e ainda existem algumas coisas por descobrir, mas a verdade até ao momento, é essa mesma: não há assim tantos locais no mundo com registos válidos de 50ºc ou superiores.

O valor registado em Cattanueva existe, a estação existe, a cidade existe as autoridades italianas reconhecem o registo, ja oss valores daqui e aqualá nao se vêm, nao se comprovam, ou sao do sec.XIX ou alguem disse, verificou, etc, so refiro isto para destinguir as coisas.

O valor registado em Cattanueva existe, esta a estaçao, a cidade existe as autoridades italianas reconhecem o registo, ja oss valores daqui e aqualá nao se vêm, nao se comprovam, ou sao do sec.XIX ou alguem disse, verificou, etc, so refiro isto para destinguir as coisas.

Esse registo não é reconhecido oficialmente.

Esse registo não é reconhecido oficialmente.

Pela OMM, mas a cidade italiana existe, a estaçao existe, pertence ao departamento regional do mar da Sicilia, e as autoridades italianas reconhecem-no so nao o podem validar por razoes burocraticas q desconheço, portanto nao caiu do céu nem foi alguem decidiu falar nele, , ninguem me falou a mim desse registo.

374814_10150389572458014_421669564_n.jpg

Algumas câmaras que disparam com o movimento, na reserva natural da Faia Brava fazem registo da temperatura, hora, etc...

A reserva vai desde zonas planálticas e frescas a zonas baixas e mais quentes (junto ao rio).

Aliás esta imagem (e mais outras tantas) está num tópico aqui do forum (Yellowstone ibérico).

Agora se me perguntarem se este valor é oficial, claro que diria que não.

Pela OMM, mas a cidade italiana existe, a estaçao existe, pertence ao departamento regional do mar da Sicilia, e as autoridades italianas reconhecem-no, portanto nao caiu do céu nem foi alguem decidiu falar nele, , ninguem me falou a mim desse registo.

Mas o Parque Arqueológico (e até posso dar o endereço do site, contatos de alguns responsáveis, etc...) também existe e ainda que se calhar as situações nem sejam bem comparáveis, ambas representam registos não reconhecidos oficialmente.

Mas o Parque Arqueológico (e até posso dar o endereço do site, contatos de alguns responsáveis, etc...) também existe e ainda que se calhar as situações nem sejam bem comparáveis, ambas representam registos não reconhecidos oficialmente.

Como disse nao sao sequer comparaveis uma é um estaçao meteorologica outra nao, eu sei bem qual o seu ponto de vista penso q tb sabe qual é o meu.