Se pensarmos em número de horas de sol, a diferença é abismal. Braga tem mais 1000h de sol/ano que Londres.
A quantidade de precipitação anual em Braga é esmagadoramente maior que a de Londres. Mas e a evapotranspiração? Braga chega a registar 8mm/dia de evapotranspiração em alguns dias de Verão. Londres, nos seus melhores dias, nem chega a metade desse valor.
De referir ainda que a humidade média relativa do ar, também não tem comparação.
Tudo isto são características do clima.
Por fim, não há dúvida que o Minho é "o penico" de Portugal. Mas a fama de ser das regiões mais chuvosas da Europa, deve-se não à generalidade do Minho, mas à Peneda-Gerês, onde a precipitação média anual ronda, em alguns locais, os 3000mm.
E mesmo nesses locais, o sol brilha mais de 2200h/ano. Algo que provalmente não acontece em nenhum outro lugar da Europa onde a precipitação média anual supere os 2500mm .
Mesmo a cidade do Porto, a cidade cinzenta/nublada, tem 2463.8h/ano de sol. O mesmo que Roma. Quase o dobro de Londres.
Em Portugal, Riodades, na região do Vale do Douro, tem o recorde não oficial de temperatura mais alta alguma vez registada no nosso país: 50,5ºC. (Basta pesquisar no google).
No entanto não vês ninguém a defender esse valor.
Isto, apesar do antigo IM - agora IPMA, ter publicado em tempos um estudo em que referia o vale do Douro como um dos locais, se não o local, com a Tmáx média de verão mais alta do país: ~37,5ºC.
(Não há estações oficiais que o comprovem, infelizmente).