belem
Cumulonimbus
Como disse nao sao sequer comparaveis, eu sei bem qual o seu ponto de vista penso q tb sabe qual é o meu.
Ambos coincidem no que é mais importante: são registos não oficiais.
Como disse nao sao sequer comparaveis, eu sei bem qual o seu ponto de vista penso q tb sabe qual é o meu.
dou muito mais credibilidade ao valor verificado e registado na cidade siciliana eu e as autoridades italianas pelos vistos.
O valor registado em Cattanueva existe, a estação existe, a cidade existe as autoridades italianas reconhecem o registo
acho bem provavel que esse valor tenha sido atingido bem como as autoridades italianas, portanto é uma região com muito potencial
Ambos coincidem no que é mais importante: são registos não oficiais.
Não hão-de ser, certamente, as "autoridades" vulgo entidades meteorológicas italianas. Caso contrário o registo seria oficial.
Em Portugal, existe uma cidade chamada Lisboa, que tem uma estação na Baixa da cidade.
A estação existe, a cidade existe, o país também. (Ainda... )
A estação pertence ao instituto português do mar e da atmosfera, entidade oficial de meteorologia em Portugal.
Essa estação registou 37ºC no passado dia 14.
O registo não podia ser mais oficial e existe!
E agora? Ahm?
Pois...
Nao existe ambas uma é uma estaçao de uma cidade de 5 mil habitantes outro é um termometro numa camara, um nem sequer pode ser considerado um registo, mas isto é a minha opinião q considero racional equilibrada.
A outra não pode ser considerada um registo?
Vá dizer isso aos responsáveis do Parque Arqueológico do Côa.
http://www.arte-coa.pt/
http://www.arte-coa.pt/index.php?Language=pt&Page=Gravuras&SubPage=ArteRupestre&Sitio=12
Mas não passa de mais um registo não oficial, como tantos outros.
Para mim nao, o exemplo da Baixa sim esse nao é um registo no minimo questionavel para sequer ser um registo.Mas vou limitar a minha participação no forum a outros temas, este ha dezenas secalhar centenas de paginas sobre este tema q nao conduzir a lado nenhum a nao ser a uma competiçao de egos pouco produtiva cada um tem a sua opinião, a visao de pais de alguns nao é a minha.
Você nem se deu ao trabalho de se informar, portanto que autoridade tem para dizer que o registo não existe?
Ainda poderia dizer que era questionável, agora dizer peremptoriamente que não existe, é que me ultrapassa.
Quanto ao resto, também acho, espero é que um dia não tenha que fazer trabalho de campo, nestas zonas que temos falado, no pino do verão, porque senão garanto-lhe que iria perceber num instante, o porquê da opinião das outras pessoas.
E repare que até ninguém questionou a existência de zonas relativamente frescas (à norma) no nosso país, e do tipo de valores que podem lá fazer, o problema maior tem sido na aceitação de alguns, relativamente a zonas bastante quentes no verão, no nosso país.
Claro que dentro dos extremos calor e frio, existem valores intermédios e estes deverão representar a maior parte do país, conforme a altitude, exposição, continentalidade, etc...
Ja fui dezenas de vezes ao Douro e Coa no Verao, mas para mim a zona de raiana de Alcantra no Tejo é mais quente, mas 52 graus medidos com fiabilidade sao impossiveis de registar felizmente conheço bem Portugal de Norte a Sul, desculpe mas a mim nao me convence.
Só por curiosidade, andou a fazer o quê, no Douro e Côa, no verão?
A zona do Tejo interior, também é muito quente, aliás já a mencionei atrás como uma das mais quentes, mas não percebo porque está a desconversar e a dizer que quero convencer alguém que fazem 52ºc no Côa. O que eu deixei bem claro atrás, aliás, é que esse registo carece de validação.
mas o q tem haver com isso agora é da gestapo ou da Pide? conheço essa zona no Verao desde de miudo como praticamente todo o pais. sei onde quer chegar com a conversa assunto encerrado da minha parte.
Você está a fazer tempestade num copo de água, a minha questão é perfeitamente normal, sobretudo quando me dizem que vão dezenas de vezes a zonas como estas no verão.
Você se quiser responde, se quiser não responde, por mim tudo bem.
Por acaso o Albimeteo, é que conhece algumas zonas do Tejo interior, e ele bem sabe (e já nos descreveu) o calor que lá faz.
Para mim nao, o exemplo da Baixa sim esta ao nivel do registo de Cattannueva.
mas o q tem haver com isso? conheço essa zona no Verao desde de miudo como praticamente todo o pais e nem vou dizer como. sei onde quer chegar com a conversa assunto encerrado da minha parte.
No Cebreiro (Lugo) 1300 metros nao nevou em nenhum momento do último mes.
Últimas 24 horas:
http://www.lookr.com/es/lookout/1191951648-Pedrafita#action-play-day
Últimos 30 dias:
http://www.lookr.com/es/lookout/1191951648-Pedrafita#action-play-month
Em Leitariegos (noroeste de León) tampouco nevou, ja a 1600 metros:
http://www.leitariegos.net/webcams.php
E sim, o interior do vale do Minho é no verao em quanto a media das máximas uma das regiaos mais quentes da Europa, e nao sao dados do Ferreiro, sao dados de AEMET: 30.6ºC no mes de agosto em Ourense (1981-2010), superando a muitas cidades mediterráneas como Valencia, Marselha, Palermo, Bari, etc., ainda que fica muito longe dos 33ºc dos vales do interior da Grecia e da Sicilia e dos 37ºC do interior do vale do Guadalquivir, certo. Se alguem se sinte ofendido, lamento, porem as coisas sao assim.